FILMES || The White Helmets


The White Helmets, um documentário original da Netflix e galardoado com o Óscar de Melhor Documentário de Curta-Metragem é um retrato do grupo de voluntários civis que, todos os dias, se sacrifica para proteger os Sírios, da guerra da civil.

A produção acompanha as rotinas, tarefas, aprendizagens e relatos de vários elementos do grupo dos Capacetes Brancos e expõe os seus pensamentos, receios, memórias e desejos. É um documentário que retrata as atrocidades que estão a ser cometidas actualmente, sem paninhos quentes. Cru, violento, mas necessário.

É muito emotivo e fiquei lavada em lágrimas. Mas fundamental. Cada vez mais faço questão de sair da minha redoma e de ganhar mais consciência ao que se passa ao meu redor, no mundo. E nem sempre é fácil sair desta bolha. Parece inacreditável ver um documentário destes e pensar que vivo no mesmo planeta que eles. Mas em mundos completamente distintos. A minha cidade não é bombardeada duzentas vezes por dia. Eu não tenho de ligar, todos os dias, a quem for preciso para saber se a minha família está viva e em segurança. Eu não me sinto ameaçada, perdida ou ferida. Isso não significa que eu deva permanecer cega, ignorante e indiferente, também. Por muito que custe ver, ouvir e saber.

No meio de tanta brutalidade, de tanta violência, de tanto caos, é extraordinário ver que todo este documentário tem uma base de esperança enorme. Estes homens dedicam-se, empenham-se e sacrificam-se pelos seus cidadãos. Já viram o horror nos olhos, mas também já viram milagres. E continuam com os olhos a brilhar, continuam com mensagens de esperança, não desistem, não se vão abaixo. São inspiradores. São heróis em qualquer vertente da palavra. Merecem ser assistidos, merecem ser ouvidos. Escusado será dizer que é obrigatório assistir.

3 comentários

  1. Não conhecia, por acaso!

    Estou de volta!!!
    Beijinhos
    That Girl

    ResponderEliminar
  2. No curso em que estou, estudando aquilo que estudo, debruço-me muito sobre temas que vão de encontro ao deste documentário e sou "obrigada" (com o maior gosto e amor) a refletir sobre isto e também a interligar o que se passa com variadíssimas vertentes, causas, consequências, histórias. E nunca me canso de aprender mais sobre isso e de descobrir mais, porque tudo é conhecimento e tudo nos pode ensinar algo diferente! E fiquei, mais uma vez, super curiosa com este documentário que partilhas! Vai já para minha lista de espera :)
    Se não fosses um poço de inspiração e conhecimento, o que gostavas de ser?

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.