FILMES || Human


Um filme documentário de Yann Arthus-Bertrand que estava tão curiosa para ver! Human reúne pessoas de 60 países diferentes com 2000 histórias para contar. Através de um olhar muito técnico, fotográfico, intenso e hipnotizante, o ecologista mostra-nos o quanto os costumes, a cultura e a própria natureza humana são tão belos e interessantes. Apresenta-nos uma série de pessoas comuns com visões distintas sobre os mais diversos temas como o amor, a felicidade, a morte, família, guerra, entre outros. Dão as suas opiniões com base nos seus testemunhos, nas suas vivências, na sua educação e até no próprio background cultural.

É extraordinariamente interessante ver como somos tão iguais mas, ao mesmo tempo, tão plurais. Como duas pessoas, com vidas completamente distintas conseguem, ainda assim, procurar os mesmos afectos ou considerar sentimentos e emoções de formas totalmente divergentes. Como duas pessoas podem ter no seu caminho o mesmo obstáculo, mas ultrapassam-no de maneiras opostas. Este é um documentário que nos apresenta a beleza da diversidade, do contacto com realidades muito diferentes da nossa. Faz-nos sair da bolha e perceber que nem toda a gente tem a mesma visão sobre uma série de assuntos que nós consideramos de definição global, erradamente. E faz-nos relativizar muitos dos nossos problemas e dramas. 

É fascinante como Arthus-Bertrand conseguiu cativar pelas palavras tão genuínas dos entrevistados (das mais diversas classes sociais e com experiências sociais e profissionais completamente opostas) mas também pelos pormenores fotográficos e visuais que não nos deixam indiferentes. O enquadramento dos entrevistados. O foco tão técnico no sorriso de uma criança. A luz certa para vermos o brilho nos olhos de uma senhora. O jogo de movimentos em câmara lenta que nos permitem admirar a própria Humanidade (de tão complexa, diversa e similar que é). Um trabalho magnífico que só podia ser feito por um fotógrafo e que vocês podem assistir, na íntegra, pelo Youtube através de três volumes, que deixo aqui abaixo. Envolvente.


Nota: Se activarem a opção das legendas nos vídeos do Youtube, podem ter acesso ao nome e origem de todos os entrevistados do documentário. Magnífico!

4 comentários

  1. Confesso que não conhecia mas vou já ver!

    Beijinhos
    That GirlFACEBOOK PAGEINSTAGRAMTWITTER

    ResponderEliminar
  2. Fiquei com uma enorme vontade de ver!
    Os videos não funcionam.

    ResponderEliminar
  3. Já vi este documentário e foi bastante tocante ouvir algumas das histórias mas muito gratificante ouvir outras!! É um documentário "obrigatório" de se ver!!

    Beijinhos!!
    Black Rainbow Instagram

    ResponderEliminar
  4. Quero muito ver!

    Um beijinho dourado

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.