PASSAPORTE || Ribeira


Mais uma queridinha do Porto, de visita obrigatória em qualquer momento do dia mas que, para mim, é ainda mais apaixonante naquela hora em que o Sol se põe e as primeiras luzes se acendem. Passámos pela Ribeira quando o Sol ainda estava lá no alto, num dia perfeito e atípico de Sol e céu limpo, no Porto. O Douro chorava aos nossos pés num azul-mar encantador e as gaivotas eram a banda sonora que combinava na perfeição com Gaia, no horizonte. Mas tínhamos planos para ver o recorte do Porto também, portanto, atravessámos a ponte e fomos para a outra margem ver a beleza do Porto sobre o rio.


Sentámo-nos à beira com os pés a balançar e com o som das pequenas ondas a bater na margem. O Porto era como uma cidade feita de Legos por crianças trapalhonas, em que uma área se acumulava e encavalitava mais que a outra, em que as cores das fachadas não faziam o menor sentido umas com as outras mas que, no panorama geral, faziam sentido apenas daquela maneira. O mármore escuro nortenho torna a cidade ainda mais distinta e única e os lençóis pendurados na janela, as aves a desenhar no céu e os barcos cheios de bandeirinhas tornam esta vista num postal com brisa fresquinha.



Regressámos ao Porto na tal hora apaixonante, com o céu a escurecer e as luzes a equilibrar o breu. Já na margem do Porto, encontrámos uma 'pequena' feira que nos distraiu da vista por uns momentos. Foi lá que levei a única recordação desta viagem: a minha caneca de azulejos. Desfrutámos de um horizonte mais nocturno, mais acolhedor mas igualmente romântico, familiar e inesquecível. A Ribeira é dos apaixonados: uns pelos outros e pelo Porto e Gaia.

8 comentários

  1. Sinto-me uma privilegiada por poder observar toda esta beleza muitas vezes. A forma como descreveste este lugar não poderia ter sido melhor. "A Ribeira é dos apaixonados: uns pelos outros e pelo Porto e Gaia." é a forma mais genial que eu já vi de caracterizar este lugar. Vê-se mesmo que viveste, na totalidade, a verdadeira essência do Porto (:

    ResponderEliminar
  2. Que fotos tão bonitas!! Gosto imenso dessa zona também :)

    ResponderEliminar
  3. As fotos estão lindas e vão de encontro à forma como descreves a Ribeira. (:

    ResponderEliminar
  4. A localização é linda, e o texto é fantástico, mas essas fotografias são de cortar a respiração!

    ResponderEliminar
  5. Gosto tanto deste lugar! Quando o visitei pela primeira vez no Verão passado fiquei encantado!

    ResponderEliminar
  6. A ponte fica ainda mais bonita quando está iluminada *-*

    ResponderEliminar
  7. Estou com umas saudades de passear pela Ribeira com o sol a queimar-me a cara mas fiquei com pena de não ir lá depois de escurecer! Fotografias incriveis como sempre, Inês!

    ResponderEliminar
  8. A Ribeira foi o local pelo qual tinha mais curiosidade em conhecer, e no momento em que a encarei cá em baixo e, posteriormente, da ponte, quase que me vieram as lágrimas aos olhos. Recordo-me de que fazia um vento de arrancar as árvores do solo, contudo, o solinho daquele dia lá conseguiu estabelecer um certo equilíbrio ao momento! O Porto é mesmo uma cidade a se visitar vezes sem conta!
    As tuas fotos estão lindíssimas, e esse texto, encantador como sempre!
    Beijinhos!

    LYNE

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.