sexta-feira, 31 de março de 2017

PASSAPORTE || Apresento-vos o Souleymane

Para mim, além de todo o património cultural e paisagístico, faz parte da experiência de uma viagem as pessoas que conhecemos e que estimulam e enriquecem a nossa vida, a nossas próprias memórias dessa aventura. E, nesse contexto, não podia deixar de vos apresentar uma pessoa que enriqueceu bastante a minha viagem: Souleymane, o meu guia. Na improbabilidade de terem uma viagem marcada para o Senegal, neste preciso momento, não queria perder a oportunidade de vos dar a conhecer esta pessoa incrível e também contar-vos um pouco da sua história. Afinal de contas, é também uma forma de partilha da minha experiência por este país.

Souleymane foi o sexto dos 12 filhos que nasceram de um casal bastante pobre mas, de todos, foi o único que estudou. Tem dois filhotes, uma mulher que fala com o maior dos carinhos e está a lutar pelo seu sucesso profissional. Uma amiga da minha mãe, que já tinha, há alguns anos, viajado até ao Senegal, falou maravilhas de um guia que tornou toda a viagem mais especial e até nos mostrou uma foto ao seu lado. Qual não foi o nosso espanto quando demos de caras com ele, num sorriso gigante e aberto. Mas o pormenor que nos espanta assim que lhe apertamos a mão é... que ele fala português.

Isto é um pormenor extraordinário porque já ficamos espantados quando algum consegue arranhar o inglês. Mas Souleymane é um homem muito inteligente e, além de prosseguir os seus estudos e trabalhar como estagiário nas tours guiadas, poupou todo o dinheiro que obteve do estágio para entrar numa escola e aprender a falar português e inglês. Neste momento, é o único guia, na região, que fala português e este detalhe fez com que crescesse na equipa de guias e recebesse mais solicitações para excursões. Ele foi, portanto, o nosso tradutor e isso permitiu-me conseguir conversar com ele sobre uma série de assuntos do seu país que, com o entrave linguístico, não iriam fluir de uma forma tão fácil ou natural.

Além da sua simpatia e humildade inacreditáveis, é uma pessoa que quer muito aprender. Assim que se apresentou pediu automaticamente que o corrigíssemos sem piedade caso ele, durante as suas explicações/traduções, dissesse algo incorrecto. O seu entusiasmo por ser corrigido aumentou quando percebeu que a minha mãe era professora de português. 

O que eu achei admirável, neste homem, foi a sua capacidade para lutar pelo que queria, mesmo não tendo os ventos a soprar a seu favor. Tinha 11 irmãos mas não quis seguir o mesmo rumo que eles. Empenhou-se com unhas e dentes para conseguir ter dinheiro para estudar e, hoje, já conta com uma licenciatura, fala maravilhosamente português e, agora com filhos, trabalha o dobro porque quer que eles tenham a possibilidade de estudar mais facilitada. "Quero proporcionar-lhes a melhor educação possível". Actualmente está a tirar um mestrado em marketing turístico, mas só lhe é possível graças a uma benfeitora, que lhe paga os estudos. "Não posso desperdiçar o meu dinheiro na minha educação quando quero dar esse privilégio aos meus filhos", disse-me.

É admirável e eu precisava que vocês conhecessem esta pessoa cheia de alegria e de força. Embora não tenham uma excursão pelo Senegal com o Souleymane marcada para amanhã, eu queria que vocês também lhe apertassem a mão - da forma possível - e que se admirassem e inspirassem da forma como eu o admirei e inspirei-me. A educação é um privilégio e temos de lutar pelo que queremos. O Souleymane é a prova disso.

5 comentários:

  1. Esse senhor é uma força da Natureza personificada, uma total fonte de inspiração para quem quer que seja. Espero que ele suceda, porque quem trabalha com tanto afinco para proporcionar a melhor educação quer para si mesmo quer para os filhos, merece-o!

    ResponderEliminar
  2. É sito que nos faz mais ricos quando viajamos... Conhecer pessoas novas, com vidas diferentes e tanto para ensinar.:D

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Inspirador! Que homem inspirador. Mudou o rumo da vida dele e é motivado pela aprendizagem. Incrível. Admiro muito pessoas que gostam de estar constantemente a aprender e adoro aprender com elas. Que bom ter um guia, alguém a quem fazer questões, assim!

    ResponderEliminar
  4. Que pessoa tão inspiradora! Fiquei com uma imensa vontade dce o conhecer!

    ResponderEliminar
  5. Muito, mas mesmo muito inspirador! E tudo porque é nestes momentos em que por vezes desdenhamos daquilo que temos, que é importante lermos relatos destes e refletir um pouco. Sinto-me bem mais inspirada, acredita!
    Beijinho grande!

    LYNE

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)