LIVROS || We Should All Be Feminists

Durante uma palestra no TEDx, Chimamanda Ngozi Adichie protagonizou um dos discursos feministas com maior impacto, na actualidade. Foi um momento de proporções tão grandes que as suas palavras foram partilhadas em, praticamente, todo o lado. O seu discurso ficou tão célebre que decidiu fazer uma adaptação do mesmo para livro.

O We Should All Be Feminists expõe tudo aquilo que eu acredito que é o Feminismo; uma luta actual, urgente e que toca a todos os seres humanos. É um problema inegável de géneros e que não acontece só aos outros nem em países distantes. Mas, principalmente, explica todos os pontos que geram mais polémica em calorosas discussões e a razão pela qual os homens devem fazer parte. 

Já ouvi muitas vezes homens a dizer "Eu sou totalmente a favor do Feminismo mas não sou Feminista porque esta luta é das mulheres" e é um erro muito comum que não faz sentido, uma vez que o Feminismo abrange os homens também e é aqui que eu acho que o livro tem uma pertinência brilhante: inclui. Fala sobre a forma como a sociedade e os costumes também ditam muitos dos comportamentos dos homens e fá-los reflectir sobre o quão injusto é para eles também. E, claro, aborda esta interacção entre géneros, estes comportamentos frustrantes e ilógicos - muitos deles feitos de forma natural e sem que dêem conta - que elevam a urgência da existência do Feminismo nos tempos de hoje. Porque eu acredito que não avançaremos apenas falando para as mulheres. Avançamos quando todos os seres humanos são educados e provocados a pensar em assuntos e particularidades que a maior parte não tira tempo para reflectir.

É um livro sobre Feminismo que não é chato, que flui de uma forma inspiradora, é curtinho - afinal de contas, é a adaptação de um discurso -, conseguem ler tudo numa tarde e, a melhor parte, é gratuito. O livro foi disponibilizado para várias plataformas, a fim de chegar a mais pessoas, e uma breve pesquisa no Google resulta num leque sem fim de links para ler - eu poupo-vos o trabalho e partilho convosco o link que escolhi para ler o livro -. 

Recomendo muito a leitura. Foi enriquecedor, foi uma lufada de ar fresco, foi inspirador e fez-me reflectir, acima de tudo. Mesmo em assuntos que, anteriormente, já me tinham ocorrido na mente. É um livro que todos deviam ler. Mulheres e homens.

Autora: Chimamanga Adichie
Número de Páginas: 20

Imagem

6 comentários

  1. Por acaso já li isto é gostei muito. É realmente muito inspirador ;)


    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  2. Que coincidência ainda ontem andei à procura deste livro! Sou feminista e o discurso da Chimamanda Ngozi Adichie tocou-me bastante na altura em que o vi, foi muito inspirador e abordou vários temas culturais que por vezes são esquecidos. Vou aproveitar o link que deixaste aqui para o ler :)

    Beijinhos,
    http://lastcollectionbyap.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Confesso que não conhecia o livro, mas interessou-me muito! Obrigada por partilhares um link! Eu e o meu Kindle agradecemos muito! :)

    A Sofia World

    ResponderEliminar
  4. Vi a publicação no facebook do blog e instantaneamente abri o link. Acabei agora de ler o livro e só te posso agradecer pela partilha!
    De facto, hoje em dia, o termo feminismo gera mais discussão do que, muitas vezes, a luta pela igualdade dos direitos humanos em si. E esta autora (que eu desconhecia) conseguiu desmistificar os preconceitos e os problemas com a palavra mas não só, conseguiu ao mesmo tempo explicar o problema e o que está mal, hoje em dia, com ambos os sexos. E muito poucas discussões sobre o tema conseguem este nível de simplificação. Muito obrigada, Inês!

    ResponderEliminar
  5. Esse discurso no TED foi só aquilo que acho que imensa gente estava a precisar de ouvir. Ainda não li o livro, mas pretendo fazê-lo. Obrigada (:

    ResponderEliminar
  6. tenho de ler! Fiquei super curiosa. Acho um assunto tão actual que assusta.

    Um beijinho dourado

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.