sexta-feira, 24 de março de 2017

BOM GARFO || Majestic Café


Um ponto obrigatório para estreantes no Porto, como eu fui, o café deslumbra de imediato pela fachada clássica, cheia de detalhes e pormenores, com um vitral maravilhoso e um aprumado empregado que nos abre a porta para uma outra época passada. No interior do Majestic Café, parece que o tempo parou nos loucos anos 20. Não foi a despropósito que foi considerado o sexto café mais bonito do mundo, em 2011.

Começo este relato pelo Majestic com um conselho precioso: visitem-no fora de horas de ponta. Não pensem em desfrutar deste café na mesma altura que toda a gente pensa (meio da manhã ou hora do lanche). Nós visitámo-lo imediatamente a seguir ao almoço e foi a hora perfeita. Não apanhámos fila, tivemos direito a uma mesa fantástica e a rapidez do serviço foi considerável.


O Majestic Café é um espaço repleto de requinte e elegância, que brilha pelas luzes dos seus maravilhosos candelabros e pelos reflexos dos seus espelhos gigantes. Faz parte da experiência perdermos muitos minutos a olhar para o tecto, para os pormenores, para as janelas, para os móveis com os serviços. É como uma máquina do tempo que nos faz sentir um privilegiados por podermos estar ali, naquele lugar, a desfrutar de um maravilhoso lanche.


Pedimos scones, earl grey e um chocolate quente. A combinação perfeita. O serviço de loiça que pousaram na mesa era puro amor. Segundo a companhia, o chocolate quente era delicioso e bem liquido (detestamos aqueles chocolates quentes que se comem à colher), o chá Twinings - perfeito - e os scones? Bom, já referi nos Favoritos de Janeiro: foram os melhores que já comi (e olhem que já comi muitos). A massa estava soberba e junto com os scones vieram dois potes com doce e um com manteiga. Foi o lanche ideal.


Surpreendo-me sempre quando oiço reclamações do preço a pagar quando se visitam espaços como o Majestic. Não estamos só a pagar uns scones com chá. Estamos a pagar o serviço. O empregado que estava à nossa espera à porta e nos tratou com deferência; a empregada que nos serviu com a maior das atenções e cuidados; a loiça maravilhosa que nos dispuseram na mesa; os ingredientes de qualidade, as melhores marcas de chá. E o próprio privilégio do espaço. A conta não me surpreendeu e achei-a justíssima. Não é um espaço que pudesse visitar todos os dias (acreditem que, se pudesse, ia todos os Domingos comer scones e ser feliz) mas recomendo completamente a visita - mais do que uma vez - e espero que, quando regressar ao Porto, possa fazer um regresso a este café maravilhoso também.

Quando saímos, já perto da hora do lanche, a fila dava uma curva. Os conselhos da Inês são sempre preciosos. Privilegiem o que vos deixei cá em cima!

______________________________
Rua Santa Catarina, 112, 4000-442
Porto
Contacto: 222 003 887

7 comentários:

  1. Adoro a cidade do Porto e, sem dúvida, que esse sítio é uma paragem obrigatória para estreantes no Porto. Adoro o ambiente desse café! É tão clássico, tão chique, parece mesmo que estamos numa época diferente.
    Engraçado, eu sou precisamente o contrário de ti, eu odeio chocolate quente líquido, gosto mesmo é daqueles que se come à colher xD.
    Concordo contigo em relação ao preço. Se pensarmos no serviço prestado, nos empregados, e nos pormenores com a loiça requintada, o preço que pagamos é bastante justo :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. Tenho de concordar com isso do preço. Qualidade, luxo, atenção aos detalhes, tudo isso se paga! :) adoro o majestic e quando vou ao porto é paragem obrigatória. Aqui em baixo temos a pastelaria Versailles que também é mágica ;)


    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  3. Neste momento estou-me a sentir mal por já ter ido imensas vezes ao Porto e nunca ter entrado nesse café... Confesso que evito sítios com preços mais elevados mas o que dizes em relação ao preço faz todo o sentido. Se tivermos em conta todas essas coisas o preço é justo. Visita obrigatória na minha próxima visita a essa cidade magnífica! :)

    ResponderEliminar
  4. Tenho imensa curiosidade em visitar o Majestic e fiquei ainda mais desejosa quando vi as fotos no teu insta!
    Quando finalmente visitar o Porto vou ter seriamente essa dica em consideração!

    Marta Rodrigues, Majestic

    ResponderEliminar
  5. E eu que vivo no Porto já há 5 anos nunca lá fui! Sempre que vou a Santa Catarina e passo lá à porta assusto-me sempre com a quantidade de fila que lá está! Vá deste ano não escapa!
    Adorei o blog!!!

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)