LIVROS || O Livro do Hygge


«Para a miúda mais hygge de sempre», era o que dizia no post-it que estava colado na capa deste livro, que recebi quando cheguei do trabalho e pensava precisamente nele e em quando o iria adquirir. Vê-lo nas minhas mãos foi o ponto alto desse dia e num instante enfiei-me em mantinhas para iniciar a minha leitura.

Para quem não sabe o que significa hygge e o porquê de toda esta hype em torno deste livro, hygge,(cuja sonância parece igual ao som que eu fazia quando levava cotoveladas no estômago, durante os jogos de basquetebol) é uma forma de bem-estar quotidiana. São os pequenos prazeres do dia-a-dia que nos fazem felizes. São os momentos reconfortantes que dividimos na nossa própria companhia ou com as pessoas que amamos. Aliás, a tradução crua desta palavra dinamarquesa para o português é "Aconchego" e acho que é um bom ponto de partida para a compreensão deste estilo de vida.


O Livro do Hygge, escrito por nada mais, nada menos que o presidente do Hapiness Research Institute, Meik Wiking, desconstrói esta palavra de forma a que possamos compreender e conhecer o que é esta conduta de vida. Mas o objectivo não se centra apenas em conhecer; Meik, ao longo do livro, mostra-nos como podemos ser hygge em qualquer recanto do mundo, globalizando esta procura de aconchego e bem-estar em todos os dias do nosso quotidiano.

Tenho estado numa fase mais inclinada para literatura mais leve e inspiradora. Não que os livros com histórias estruturadas não possam ser, também, leves, mas estou a gostar, por agora, de me deixar ficar nesta leitura mais suave e de conhecer diferentes histórias e/ou formas de se estar na vida. E O Livro do Hygge é tudo de bom e tudo o que precisava, neste momento. Foi o meu primeiro livro de 2017 e estou felicíssima que o seja por ser tão inspirador, para mim.


Além da minha clara identificação por tudo o que é hygge e de todos os conselhos e definições que constam ao longo das páginas, uma das coisas que adoro neste livro é que tenha tantas referências à cultura dinamarquesa - e não faria sentido de outra forma -. Apesar do propósito ser globalizar a sensação hygge, o termo nasceu na Dinamarca e Wiking faz questão de fazer muitas referências ao quotidiano dinamarquês, aos pequenos pormenores do dia-a-dia do seu país e ainda refere alguns dos lugares de Copenhaga que ele considera mais hyggelig, sem que o livro se torne num exemplar turístico. E eu acho isso incrível porque são referências tão especiais e específicas que nunca iríamos encontrar num qualquer guia turístico da Dinamarca mas que faz parte da vida e do quotidiano de um dinamarquês (e para uma aficionada por viajar e lugares novos, como eu sou, isto é absolutamente fascinante). Faz com que conheçamos a cultura dinamarquesa numa perspectiva mais familiar e menos outsider. Detalhes desde o que gostam de fazer quando chegam a casa, quais os seus programas preferidos aos fins de semana ou até o que fazem os miúdos na época do Natal.

O livro tem referências soberbas, também, em relação à gastronomia, decoração, música e moda, sempre de uma forma completa, muito descontraída e acompanhada de uns quantos gráficos de estatística muito diferentes e interessantes. A capa é um amor absoluto e ao longo das páginas encontram inúmeras fotografias inspiradoras, com um toque muito rústico, orgânico e natural.


O Livro do Hygge foi uma leitura que me acrescentou em vários sentidos. Não só me senti mais próxima da realidade dinamarquesa como também me fascinou a existência desta palavra que sempre fez parte da minha vida e eu nunca havia encontrado uma forma de a definir. É como se as coisas ganhassem uma dimensão mais profunda e especial. Pela fase de vida que estou a viver e pelos meus próprios traços de personalidade, ler este livro foi um prazer que me inspirou e que quero recomendar a qualquer pessoa que adore beber chá numa mantinha enquanto ouve a chuva lá fora. E se acrescentariam a este cenário o som da trovoada e um cafuné da vossa pessoa amada, então este livro é obrigatório para vós.

Autor: Meik Wiking
Número de Páginas: 288
Disponível na WOOK (ao comprares o livro através deste link, estás a contribuir para o crescimento do Bobby Pins)

17 comentários

  1. Ando de olho neste livro há já algum tempo e esse teu último parágrafo confirmou que tenho razão para estar curiosa :)

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia esse livro mas agora fiquei com uma mega vontade de o ler. Parece ser super interessante!!

    Já sigo o teu espaço!!

    Beijinhos!!
    Black Rainbow / Instagram

    ResponderEliminar
  3. Parece-me uma ótima leitura! Fiquei curioso!

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia mas fiquei cheia de vontade de o ler!

    ResponderEliminar
  5. Aconselho-te "O Meu Oriente", da Jessica Athayde. Antes via este livro como mais um produto apenas para ficar bem no mercado e nas prateleiras das livrarias, como tantos outros de várias atrizes que de escritoras nada têm, mas li-o num só dia e posso dizer-te que me acrescentou imenso, pela perspetiva dela, pela viagem em si, pela abordagem que faz da ansiedade e da alimentação, pela forma de estar na vida e pelas aprendizagens que nos transmite. Um dia que tenhas curiosidade, aposta! Também é de leitura super leve, com várias imagens, letra grande q.b e de muito fácil leitura. E é muito, muito bom :)

    ResponderEliminar
  6. Adorei a maneira que descreveste o livro.
    Apesar de teres dito muito do livro, ao mesmo tempo, não disseste nada e isso interessa-me!
    Se era tua intenção deixares a curiosidade pairar no ar, parabéns! Conseguiste :)

    beijinho *

    http://cristiana-tavares.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Já temos ouvido falar muito e bem, e hoje já foi para a lista de compras ;)
    Sem dúvida que vem parar cá a casa mais tarde ou mais cedo!

    104.

    ResponderEliminar
  8. Não conhecia esse livro nem o movimento mas parece-me bastante interessante. Gostei do significado de Hygge e acho que poder conhecer uma cultura assim nesses aspectos familiares e não tão turísticos deve ser super interessante. Especialmente porque eu quando viajo adoro perder-me nas cidades sem planos nem guias só a absorver o ambiente.

    Beijinhos

    http://buongiornoprincipessa3.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Vi esta sugestão de livro da Activa do mês de Janeiro e fiquei logo cheia de vontade de o ler. Depois do teu post, é quase imperativo!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Eu respeito imenso o estilo de vida escandinavo. É também o estilo de vida que quero adoptar para mim, sem dúvida. Vou procurar adquirir este livro porque fiquei curiosa. (:

    ResponderEliminar
  11. Aii que vontade com que fiquei de adquiri-lo!! Identifico-me em muitos aspetos com essa maneira de pensar e estar na vida, e pela tua descrição, penso que este é daqueles livros que preciso MESMO de ter na vida!
    Obrigada pela partilha Inês! Beijinhos!

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar
  12. Deves provavelmente estar a perguntar-te porque é que tens um comentário numa recomendação que fizeste em janeiro de 2017, mas comprei o livro agora e lembrava-me de ter lido no Bobby Pins sobre ele! Por isso, antes de o começar queria voltar a ler esta tua publicação e agora ainda tenho mais vontade de começar!

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.