DAILY || Hygge Sundays


Não é segredo nenhum que não gosto de Domingos. Não são o meu dia preferido da semana, digamos assim. Mas, curiosamente, guarda consigo uma das tradições familiares que eu mais adoro dividir com as pessoas que me completam.
Aos Domingos, à noite, quase nunca fazemos um grande jantar. Aliás, quase nunca cozinhamos jantar, aproveitamos sempre algo que já tenhamos confeccionado. Mas a grande estrela destes finais de dia de Domingo nem sequer é o jantar desenrascado e sim as torradas com chá, à lareira.
Por volta das seis da tarde, com o céu escuro lá fora, acendemos a nossa grande lareira e metemos a água a ferver. Compramos sempre pão caseiro todos os Domingos de manhã para que o possamos cortar às fatias e torrar, à tarde. Da cozinha vem sempre um cheiro a chá a ferver, pão a torrar e da sala o cheiro da lenha a arder. É uma das sensações mais acolhedoras que guardo, na minha vida.
É a única refeição em que nos permitimos ficar no sofá, em frente à lareira. Desimpedimos a mesa de apoio e colocamos o chá num bule bonito. Todos temos uma missão; um escolhe qual é a série ou filme que vamos assistir, outro está encarregado de escolher as maiores canecas que temos no loiceiro e o último traz a manteiga (a normal e a de amendoim), a compota, o queijo-creme e a nutella e muitas facas.

É sempre um momento alto quando alguém aparece com uma torre de torradas caseiras fumegantes, prontas a serem barradas. O chá é essencial. Cá em casa bebemos imenso chá, de forma inglesa - sim, metemos o leite no chá e vocês não sabem o que estão a perder -. Temos canecas gigantes, em especial, para estes Domingos. A roupa quer-se o mais lounge possível e as mantinhas são cruciais. Com o filme/série escolhido e a lareira a trazer à sala e aos nossos corações um calor apaixonante, estamos prontos para a nossa sessão de torradas.

Metemos sempre o chá e o leite primeiro, para ir arrefecendo. E aqui, é de acordo com a criatividade; uma faca para ali, uma manteiga a cruzar a mesa para acolá, e vamos barrando as torradas com as nossas delícias preferidas. Ver tudo a derreter no pão é terapêutico, admito. E não há nada mais apaziguador do que sentir a cerâmica da caneca a aquecer-me as mãos, o calor pujante da lareira a deixar as minhas maçãs do gosto rosadas e o sabor de uma torrada cheia do que eu quiser no paladar. E assim vamos ficando ao longo do Domingo, assistindo ao filme e conversando, sentido o estômago quentinho e o mundo lá fora frio e distante.

As semanas são sempre agitadas, especialmente se gostarem de ser activos e intensos como eu. Uma agenda preenchida é uma agenda feliz, para mim. Eu gosto de não parar. Mas os Domingos, para mim, são para desacelerar e ficar com quem gosto, com quem faz a minha alma ficar quentinha. São para serem saboreados devagarinho e com todos os elementos quentes (directa ou indirectamente). Aos Domingos eu desacelero e deixo o mundo fluir muito devagar, para entrar em pleno numa nova semana. E eu adoro esta tradição - que já partilho com quem amo também e que me deixa completa por poder dividi-la ao seu lado -.

11 comentários

  1. Que tradição aconchegante. Consigo imaginar o vapor a sair das chávenas, o cheiro das torradas a invadir-me as narinas, a gula por manteiga de amendoim e compota, que bela tradição. Uma excelente forma de te desligares e relaxares com quem mais gostas do teu lado. E descreveste-o como só tu o poderias fazer. Parecia que estava a ver um filme. Obrigada Inn por isto. Um beijo gigante!!! És mesmo um doce de pessoa.

    ResponderEliminar
  2. Hygge :')
    Ainda tens de me dizer que chá é que bebes com leite.. estou há tanto tempo para experimentar, mas tenho medo que fique uma bela porcaria!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Preto é o ideal! Começa com pouco leite (uma colher de sopa), só para experimentar e depois, se gostares, adiciona o quanto quiseres :D

      Eliminar
  3. Tão lindo, tão aconchegante. Adoro, Inn <3

    ResponderEliminar
  4. não tenho assim nenhuma tradição com a minha família. mas confesso que adorava ter. parece ser mesmo acolhedor.
    quanto ao chá com leite, sou como a catarina, tenho medo de não gostar :)

    ResponderEliminar
  5. Não gosto de domingos, mas isso e porque vivo longe da família, por isso os domingos para mim são sempre aborrecidos, por isso ocupo o meu tempo sempre a estudar, já que nesse dia é raro ter companhia. Uma lareira é a melhor coisa nesta altura de frio! Confesso que nunca experimentei colocar leite no chá xD
    Por onde anda a Sofia?

    ResponderEliminar
  6. Só gosto de chá de limão! Mas estes momentos parecem mesmo ser das coisa mais cutes de sempre.

    ResponderEliminar
  7. Não gosto de domingos porque logo a seguir é segunda e eu odeio! Mas este dia é passado a ver filmes e séries!

    Beijinhos
    That Girl

    ResponderEliminar
  8. Só a leitura transmite uma sensação de conforto enorme! Um texto mesmo muito bonito e cheio de emoção e sentimento, obrigada pelo partilhares connosco!
    http://sunflowers-in-the-wind.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Adoro o modo como descreves as coisas/ambientes nos teus textos Inês, faz-me sentir como se pudesse lá estar a observar tudo a acontecer

    ResponderEliminar
  10. Ler este teu testemunho fez-me ficar com um peso enorme na consciência haha. Também tenho lareira mas raramente a utilizo porque acabo por passar os fins-de-semana na cama, isolado no mundo dos lençóis. Tenho mesmo que perder a preguiça, acender a lareira e conviver mais com o pessoal cá em casa :)

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.