BOM GARFO || Casa Portuguesa

 PORTO

Quando foi apresentada a inovadora combinação dos pastéis de bacalhau com queijo da Serra da Estrela, pela Casa Portuguesa, eu fiquei com a água na boca e uma curiosidade tremenda para experimentar. E embora exista uma Casa Portuguesa em Lisboa, fiquei sempre com esta vontade de ter a experiência no local mais nortenho que pudesse. Tendo em conta que existe uma Casa Portuguesa no Porto, foi essa mesmo que marquei como alvo para provar esta invenção que, só na minha imaginação, já era vencedora.



A Casa Portuguesa do Porto tem um espaço requintado e lindíssimo. Não basta chegar ao balcão e fazer o pedido; há todo um processo de deslumbre e observação, desde a montra com os pastéis de bacalhau a pousarem gulosos numa superfície giratória, à montra no interior do café que apresenta um cenário de criação dos pastéis de bacalhau. O candelabro no tecto, é de sonho. Para cada lado que olhemos, todos os pormenores estão lá e foram pensados ao detalhe.


Mas, claro, a estrela é o pastel. São enormes - do tamanho de uma batata - completamente contrastantes aos pastéis de bacalhau óptimos que a minha avó costuma fazer mas que têm o tamanho de uma colher de sopa. Basta um para ficarem saciados. E o veredicto? Tão delicioso como imaginava.
Eles não se poupam em rechear o pastel com queijo da Serra, o que me leva a aconselhar-vos que se façam munir de guardanapos porque há sempre a dentada fulcral em que todo o queijo explode na boca e para os lados e é como se estivessem a comer um gelado derretido - depressa, ou um desastre de sujidade acontece. E o queijo é meeeesmo queijo da Serra, inconfundível, de textura suave e amanteigada. A combinação com o bacalhau é inteligente, já que mistura a secura do peixe com a cremosidade do queijo e ainda a superfície estaladiça da fritura. Só de vos escrever isto, já tenho vontade de pedir mais três.


O pastel de bacalhau com queijo da Serra merece tudo o que de bom têm falado sobre ele, até à data. É um daqueles miminhos do estômago que pedimos a meio da manhã, para irmos passeando e lambuzando, garantido que a barriga se aguentava para mais uma visita antes de reclamar almoço. Em Lisboa ou no Porto, esta é uma iguaria que eu vos recomendo muito a experimentar e que não podia ser mais portuguesa.

Fotografias da minha autoria, por favor, não as utilizar sem autorização prévia

______________________________
Rua Campo dos Mártires da Pátria, 108, 4050-367
Porto
Contacto: 916 486 829

11 comentários

  1. Desconhecia o espaço, Inês. Foi uma boa dica que deixaste para experimentar quando for ao Porto, se antes não experimentar em Lisboa.

    ResponderEliminar
  2. Após a tua descrição fiquei mesmo curiosa! Babei e acho que irei adorar!

    ResponderEliminar
  3. As tuas fotografias são tão giras, estão o máximo!
    http://sunflowers-in-the-wind.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Vou algumas vezes ao Porto e não fazia ideia da existência deste sítio, obrigada por me dares a conhecer!

    ResponderEliminar
  5. Desconhecia completamente esta casa! Obrigada pela partilha, graças a ela descobri que quero muito provar esses pastéis de bacalhau gigantes e com um aspeto incrível! :oooo
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  6. Que espaço tão giro :) a conhecer na próxima visita, sem dúvida!
    Um beijinho*

    ResponderEliminar
  7. As vezes que quis entrar aí!
    Deixa-me que te diga que estas fotografias estão incríveis, Inês :)

    p.s: Ri-me muito com a "doença do pinta línguas"! És uma miúda tão original!

    ResponderEliminar
  8. Nem de propósito, querida! Estou a dias de ir ao Porto e agora com esta tua publicação ganhei mais um espaço a visitar. Já experimentei os de Lisboa, na Baixa e a casa é linda linda.

    Quero muito conhecer esta!

    Beijinho :) *

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.