sábado, 17 de dezembro de 2016

PASSAPORTE || CaixaForum, Madrid


Fui a única do meu grupo que referiu o Caixa Fórum, no momento de discussão sobre locais a visitar. Ninguém sabia ao certo o que era o Caixa Fórum e eu insisti para que confiassem em mim e fôssemos na direcção do mesmo.
Claro, ficaram todos espantados com o cartão de visita do museu. Até eu, que já sabia ao que vinha, fiquei deslumbrada. E porquê? Porque ao contrário da maioria dos museus, clássicos, com edifícios sumptuosos, recuperados, dramáticos, o Caixa Fórum apresenta-se de uma forma bem humilde mas com muito impacto: um jardim vertical.

É como se vissem um relvado erguer-se perante vós, um pouco na vibe do Inception. É impossível não tirarmos alguns momentos para admirar aquela imensidão de verde no meio de uma cidade tão urbana e cosmopolita. Mas o Caixa Fórum é tão bonito por dentro como por fora. Não me refiro ao edifício em si - que de piada tem só as escadas um pouco psicadélicas e o bar/restaurante no último piso - mas sim ao conteúdo no interior das salas, em especial, Van Gogh e Kandinsky.



Um outro pormenor que achei genial, foi a existência de uma galeria - misturada entre todas as outras - para crianças. A genialidade desta galeria é que não tem qualquer informação de que é direccionada para crianças e, por isso, as pessoas entram sem saberem que não se trata de uma galeria normal. Ao longo de todas as paredes existem umas quantas molduras com uns padrões e uns formatos geométricos muito únicos e teve muita piada ver os supostos connoisseurs da arte a apreciarem a moldura como se de uma pintura de Monet se tratasse... Até uma criança de dois anos chegar à tela da moldura com a sua mão e ZÁS! Arrancar um dos círculos da obra. Muito espanto, muita interjeição e choque mas... A criança fez aquilo que era suposto fazer. As telas são em íman e as molduras servem justamente para as crianças criarem a sua própria tela contemporânea, colando e descolando todos os padrões e figuras que desejarem. E isto, para mim, é a melhor iniciativa para fazer as crianças apaixonarem-se por arte: mexer, tocar, ver as cores e misturá-las, dinamizar. 


Este foi o museu mais pequenino que visitei e penso que conseguem ver todas as salas com relativa rapidez. No entanto, só as crianças têm entrada gratuita. Ainda assim, os estudantes não pagam a totalidade do preço do bilhete de adulto.

Fotografias da minha autoria, por favor, não as utilizar sem autorização prévia

6 comentários:

  1. Já ouvi falar do Caixa Fórum precisamente pelo jardim vertical - nem sei se já existia quando estive em Madrid há muitos anos atrás! Mas essa dos miúdos poderem mexer nas "obras" é ouro :) tão bom para pôr tudo em perspectiva!

    Jiji

    ResponderEliminar
  2. Nunca visitei mas até que gostava imenso de visitar... Já tinha ouvido falar desse jardim :p

    www.thesandrafaela.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Já vi inúmeras fotos do local e é sem dúvida um dos locais a visitar em Madrid. Infelizmente não o pude fazer na minha primeira viagem mas está marcado para uma próxima. Preciso de ver esse jardim vertical ao vivo!

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
  4. também foi do que mais gostei quando lá fui! é maravilhoso <3

    Um beijinho dourado,
    O Biquíni Dourado
    Facebook
    Instagram

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)