DESAFIOS || Christmas Veggie Challenge (para esquisitinhos também)

"Tu estás a participar num desafio vegano? Eu li bem?" Sim, querida Joana e todas as outras pessoas que leram e não tiveram coragem de comentar, leram bem! A proposta da Nádia é bastante simples: criarmos e partilharmos receitas veganas, simples e saborosas para este Natal. 
É importante referir que eu e a Nádia temos dietas (e por dieta eu refiro-me a rotina alimentar, porque é esse o termo correcto) e visões alimentares um pouco contrastantes - para não dizer muito - e, por isso, pensei muito bem antes de abraçar inteiramente este desafio.

A mensagem da Nádia é, obviamente, clara e válida: promover o veganismo, ou seja, uma forma de vegetarianismo. Mas tendo em conta o meu percurso e aprofundamento de conhecimentos académico, eu gostaria de suavizar a mensagem e dizer-vos: pelo menos experimentem o vegetarianismo. Se não como estilo de vida diário, então tentem enquadrá-lo e adaptá-lo à vossa rotina alimentar. Escolham um dia da semana para experimentar um tipo de vegetarianismo, porque há muitos e o vegan é o mais difícil de começar (uma vez mais, estou a falar pelo suporte académico que tive).

Eu decidi aceitar o convite de participar por duas razões principais: a primeira é naturalizar este estilo de vida (sem fundamentalismos porque não os apoio) unicamente pensando na saúde e deixando as questões morais e ambientais para uma outra discussão. Porque veganismo não inclui apenas a alimentação (e se são vegans e pensavam isso, eu lamento informar-vos que não são vegans). Gostaria que as pessoas olhassem cada vez mais para o veganismo (e, não importando de todo que seja abrangente, para o vegetarianismo) de uma forma menos disciplinar e mais divertida. Incutir este tipo de alimentação na vossa dieta é um abraço à vossa saúde que não vos compromete. Uma vez mais, na impossibilidade de se converterem - que é o meu caso, tenho de ser honesta - pelo menos incluam receitas na vossa rotina alimentar, como eu faço.

A segunda razão é porque sou uma esquisitinha. Vocês sabem, vocês lêem o meu blogue. Eu não olho para alimentos verdes com um sorriso, eu não seria capaz de viver sem carne, peixe e marisco e eu teria um leque alimentar muito pequeno, se me convertesse na totalidade. No máximo dos máximos, talvez conseguisse ser Ovo-Lacto-Vegetariana, e estaria a sofrer.
Por  me reconhecer como esquisitinha - e saber que existem outras pessoas como eu, imensas até - eu achei que este desafio seria estupendo para partilhar uma mensagem: é possível sermos esquisitinhos e incluirmos receitas vegans (vegetarianas em panorama geral) na nossa rotina alimentar. E eu quero ser a prova viva disso, uma vez que adoro um par de receitas bem interessantes, super possíveis de aplicar no Natal e que eu como com um sorriso nos lábios.

Tendo em conta a textura, cor e sabor - principais focos-problema de um esquisitinho - vou tentar criar e partilhar duas receitas (sim, eu é que as vou preparar, um outro desafio para mim, se são leitores assíduos no meu blogue já adivinham que sim) que eu acredito que a grande parte dos esquisitinhos pode comer, eu incluída. Sim, anti-verdes e anti-leguminosas! Eu estou a fazer este desafio a pensar em todos nós. Estamos numa época natalícia - o desafio refere isso mesmo - em que o importante é juntarmos e abraçarmos todas as nossas diferenças, sem exclusões ou julgamentos. E, por isso mesmo, eu disse um sim convicto a este desafio para abraçar todas essas diferenças. Sim, incluir a alimentação vegan na vossa rotina alimentar não é um passo difícil nem fatal e sim, os esquisitinhos também podem ser felizes e permitirem-se a pratos vegan, de vez em quando.

Sei que é um compromisso gigante e que, enquanto Representante dos Esquisitinhos, tenho um grande desafio pela frente. Mas vai ser brutalmente divertido e é por isso que vos convido a lerem a publicação que está para breve, com as minhas receitas. Espero opiniões sinceras e espero que todos os meus anti-verdes fiquem ansiosos por ver as minhas sugestões e que os convença. Não podia estar mais feliz em abraçar a minha área profissional e a minha condição alimentar na mesma publicação, por razões felizes.

Mas este não é um desafio fechado e se ficaram com a gana de se desafiarem também e tiverem receitas para partilhar, as participações são completamente bem vindas! O objectivo é a partilha e eu vou adorar ver pratos criativos e diferentes, que nunca pensei fazer e adicioná-los ao meu livrinho de receitas. Basta clicarem AQUI para terem todas as informações e ainda podem ver a lista dos bloggers participantes. E vamos ao que interessa: curiosos com as minhas sugestões?

8 comentários

  1. A Nádia também me convidou a participar mas não me sinto confortável para o fazer. De qualquer forma vou ficar atenta e quem sabe não poderei incluir alguns pratos na minha alimentação - porque, para já, só mesmo sopas e sobremesas :)

    ResponderEliminar
  2. Super curiosa honestamente. Como já deves ter percebido, adorava adoptar esta dieta, mas gosto demasiado de peixe e não consigo parar de comer. No máximo aguento 3 refeições sem comer uma posta de salmão ou uma douradinha! Ups. Mas adoro ir a restaurantes veganos, fazer pratos em casa e explorar esta cozinha. Por isso, mal posso esperar por saber o que é que tu, do clube dos esquisitinhos (!!!!), tem para nós experimentarmos. Fazes-me rir imenso Inn. A sério.
    Beijos enormes, fofinhos e carinhosos para ti :)

    ResponderEliminar
  3. Esta ideia da Nádia é do caraças - e confesso, não alinho porque não me apetece aturar a família (a nossa Consoada este ano vai ser diferente do que é habitual e há mais pessoas), e já sei que ia haver sururu porque...bem...eu normalmente não cozinho, ia dar nas vistas :p Desculpas, I know. Mas a sério, acho uma óptima ideia e provavelmente depois vou tentar pegar nas vossas receitas!

    Jiji

    ResponderEliminar
  4. Não é que não quisesse participar, mas não sei se seria capaz de o fazer, além de que o tempo também não é muito ehehe

    thesandrafaela.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Tou desejosa de ver essas receitas!Sempre tive curiosidade sobre este assunto.
    dailyvlife.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Adoro o blog, excelente conteudo!
    Boa sorte para o desafio :D
    Sem duvida uma inspiração para o meu mais recente bebé www.thathappymess.com

    ResponderEliminar
  7. Eu também estou a participar no desafio por razões semelhantes, e até tenho montes de ideias, o problema é encontrar os ingredientes. Olha, ha uns canais de youtube (exemplo: presunto vegetariano) que têm receitas muito interessantes ;) Boa sorte!!
    Por onde anda a Sofia?

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.