terça-feira, 13 de dezembro de 2016

DESAFIOS || Christmas Veggie Challenge (para esquisitinhos também)

"Tu estás a participar num desafio vegano? Eu li bem?" Sim, querida Joana e todas as outras pessoas que leram e não tiveram coragem de comentar, leram bem! A proposta da Nádia é bastante simples: criarmos e partilharmos receitas veganas, simples e saborosas para este Natal. 
É importante referir que eu e a Nádia temos dietas (e por dieta eu refiro-me a rotina alimentar, porque é esse o termo correcto) e visões alimentares um pouco contrastantes - para não dizer muito - e, por isso, pensei muito bem antes de abraçar inteiramente este desafio.

A mensagem da Nádia é, obviamente, clara e válida: promover o veganismo, ou seja, uma forma de vegetarianismo. Mas tendo em conta o meu percurso e aprofundamento de conhecimentos académico, eu gostaria de suavizar a mensagem e dizer-vos: pelo menos experimentem o vegetarianismo. Se não como estilo de vida diário, então tentem enquadrá-lo e adaptá-lo à vossa rotina alimentar. Escolham um dia da semana para experimentar um tipo de vegetarianismo, porque há muitos e o vegan é o mais difícil de começar (uma vez mais, estou a falar pelo suporte académico que tive).

Eu decidi aceitar o convite de participar por duas razões principais: a primeira é naturalizar este estilo de vida (sem fundamentalismos porque não os apoio) unicamente pensando na saúde e deixando as questões morais e ambientais para uma outra discussão. Porque veganismo não inclui apenas a alimentação (e se são vegans e pensavam isso, eu lamento informar-vos que não são vegans). Gostaria que as pessoas olhassem cada vez mais para o veganismo (e, não importando de todo que seja abrangente, para o vegetarianismo) de uma forma menos disciplinar e mais divertida. Incutir este tipo de alimentação na vossa dieta é um abraço à vossa saúde que não vos compromete. Uma vez mais, na impossibilidade de se converterem - que é o meu caso, tenho de ser honesta - pelo menos incluam receitas na vossa rotina alimentar, como eu faço.

A segunda razão é porque sou uma esquisitinha. Vocês sabem, vocês lêem o meu blogue. Eu não olho para alimentos verdes com um sorriso, eu não seria capaz de viver sem carne, peixe e marisco e eu teria um leque alimentar muito pequeno, se me convertesse na totalidade. No máximo dos máximos, talvez conseguisse ser Ovo-Lacto-Vegetariana, e estaria a sofrer.
Por  me reconhecer como esquisitinha - e saber que existem outras pessoas como eu, imensas até - eu achei que este desafio seria estupendo para partilhar uma mensagem: é possível sermos esquisitinhos e incluirmos receitas vegans (vegetarianas em panorama geral) na nossa rotina alimentar. E eu quero ser a prova viva disso, uma vez que adoro um par de receitas bem interessantes, super possíveis de aplicar no Natal e que eu como com um sorriso nos lábios.

Tendo em conta a textura, cor e sabor - principais focos-problema de um esquisitinho - vou tentar criar e partilhar duas receitas (sim, eu é que as vou preparar, um outro desafio para mim, se são leitores assíduos no meu blogue já adivinham que sim) que eu acredito que a grande parte dos esquisitinhos pode comer, eu incluída. Sim, anti-verdes e anti-leguminosas! Eu estou a fazer este desafio a pensar em todos nós. Estamos numa época natalícia - o desafio refere isso mesmo - em que o importante é juntarmos e abraçarmos todas as nossas diferenças, sem exclusões ou julgamentos. E, por isso mesmo, eu disse um sim convicto a este desafio para abraçar todas essas diferenças. Sim, incluir a alimentação vegan na vossa rotina alimentar não é um passo difícil nem fatal e sim, os esquisitinhos também podem ser felizes e permitirem-se a pratos vegan, de vez em quando.

Sei que é um compromisso gigante e que, enquanto Representante dos Esquisitinhos, tenho um grande desafio pela frente. Mas vai ser brutalmente divertido e é por isso que vos convido a lerem a publicação que está para breve, com as minhas receitas. Espero opiniões sinceras e espero que todos os meus anti-verdes fiquem ansiosos por ver as minhas sugestões e que os convença. Não podia estar mais feliz em abraçar a minha área profissional e a minha condição alimentar na mesma publicação, por razões felizes.

Mas este não é um desafio fechado e se ficaram com a gana de se desafiarem também e tiverem receitas para partilhar, as participações são completamente bem vindas! O objectivo é a partilha e eu vou adorar ver pratos criativos e diferentes, que nunca pensei fazer e adicioná-los ao meu livrinho de receitas. Basta clicarem AQUI para terem todas as informações e ainda podem ver a lista dos bloggers participantes. E vamos ao que interessa: curiosos com as minhas sugestões?

8 comentários:

  1. A Nádia também me convidou a participar mas não me sinto confortável para o fazer. De qualquer forma vou ficar atenta e quem sabe não poderei incluir alguns pratos na minha alimentação - porque, para já, só mesmo sopas e sobremesas :)

    ResponderEliminar
  2. Super curiosa honestamente. Como já deves ter percebido, adorava adoptar esta dieta, mas gosto demasiado de peixe e não consigo parar de comer. No máximo aguento 3 refeições sem comer uma posta de salmão ou uma douradinha! Ups. Mas adoro ir a restaurantes veganos, fazer pratos em casa e explorar esta cozinha. Por isso, mal posso esperar por saber o que é que tu, do clube dos esquisitinhos (!!!!), tem para nós experimentarmos. Fazes-me rir imenso Inn. A sério.
    Beijos enormes, fofinhos e carinhosos para ti :)

    ResponderEliminar
  3. Esta ideia da Nádia é do caraças - e confesso, não alinho porque não me apetece aturar a família (a nossa Consoada este ano vai ser diferente do que é habitual e há mais pessoas), e já sei que ia haver sururu porque...bem...eu normalmente não cozinho, ia dar nas vistas :p Desculpas, I know. Mas a sério, acho uma óptima ideia e provavelmente depois vou tentar pegar nas vossas receitas!

    Jiji

    ResponderEliminar
  4. Não é que não quisesse participar, mas não sei se seria capaz de o fazer, além de que o tempo também não é muito ehehe

    thesandrafaela.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Tou desejosa de ver essas receitas!Sempre tive curiosidade sobre este assunto.
    dailyvlife.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Adoro o blog, excelente conteudo!
    Boa sorte para o desafio :D
    Sem duvida uma inspiração para o meu mais recente bebé www.thathappymess.com

    ResponderEliminar
  7. Eu também estou a participar no desafio por razões semelhantes, e até tenho montes de ideias, o problema é encontrar os ingredientes. Olha, ha uns canais de youtube (exemplo: presunto vegetariano) que têm receitas muito interessantes ;) Boa sorte!!
    Por onde anda a Sofia?

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)