quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

BOM GARFO || Chocolateria San Gines, Madrid


Poderão considerar que o San Guines está para Madrid como a Piriquita está para Sintra; ambas são casas bem antigas, cada uma famosa pelas suas iguarias bem típicas e que uns concordam completamente com a sua (merecida) fama e outros que não percebem o porquê de tanta agitação. Como eu sou fã assumida da Piriquita quis, obviamente, dar uma oportunidade à Chocolateria San Guines, conhecida por ser a casa de churros mais antiga de Espanha. Churros com chocolate quente, é a estrela do local.

Foi muito difícil conseguir unanimidade para visitarmos este local. Em especial, porque um dos elementos do grupo teve uma péssima experiência gastronómica ao experimentar churros com café e extrapolou essa experiência para a possibilidade de provar churros em chocolate quente. Mas como estávamos em ambiente de aniversário e a maior parte até estava bastante curiosa, a vontade foi feita.

Da primeira vez que passei pelo San Guines, por volta da hora de jantar, tive um arrepio; as filas eram enormes. Uma súbita desmotivação invadiu-me mas a verdade é que, quando passámos por lá já em hora bastante tardia, as tais filas, subitamente, tinham desaparecido. Tendo em conta que era pleno fim de semana e que as ruas estavam cheias, desconhecendo se é hábito, o meu conselho seria: visitem fora de horas.

O meu outro conselho é que peçam tudo para levar. Certo, o espaço em si é adorável e merece visita. Com um estilo bem à época, cheio de fotografias antigas, não foi o suficiente para nos demover da experiência de comer enquanto passeávamos pelas ruas nocturnas de Madrid. Foi a melhor decisão, sinceramente. Ver toda a dinâmica nocturna, saborearmos a companhia uns dos outros e ainda aquecermos as mãos nos copos com o chocolate quente - que são suficientemente grossos para não nos queimar as mãos mas sim deixá-las quentinhas. Os bigodes de chocolate em andamento são apenas um bónus para fotografias divertidas e gargalhadas que se ouvem nas ruas transversais.

E os churros, Inês? Isso é que é importante. Pois deixem-me começar por referir que não sou a maior adepta de churros e farturas, daquelas que vemos nas rolotes de todas as feiras. O excesso de óleo e aquela massa brilhante fazem o meu apetite evaporar. E estes churros são precisamente o contrário: fininhos, bem sequinhos - o guardanapo não ficou ensopado de óleo - e com a consistência e textura de massa que eu gosto: estaladiça por fora e bem macia por dentro. Faz todo o sentido, uma fez que o objectivo é mergulharem em chocolate quente, se a massa não fosse estaladiça, iria ficar completamente empapada. E o chocolate quente com o churro? Di-vi-nal. A combinação é absolutamente gulosa e só dá vontade de comer mais e mais. Até a minha companhia com má experiência disse "Até me custa admitir que a Inês tinha razão, estes churros mereciam visita de tão bons que são!"

No final, se ainda tiverem estômago, podem beber o resto do chocolate quente. Por vezes, há locais que efectivamente são ratoeiras para turistas e cuja excitação não é merecida, mas eu acho que o San Guines merece todos os elogios e eu gostei muito deste momento docinho que pude dividir com quem gosto. Se voltasse a Madrid, com certeza que os visitaria de novo. Ah, e um pormenor maravilhoso! Está aberta 24 horas!!! Oh, Lisboa, se tivesses algo assim...
______________________________
Pasadizo de San Gines, 5, 28013
Madrid
Contacto: 349 136 565 46

8 comentários:

  1. Que aspecto delicioso!! Quando for a Madrid, vou de certeza visitar esta tua sugestão :)

    ResponderEliminar
  2. Ahhhh que apetite *-*

    thesandrafaela.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Tem muito bom aspecto! E é mesmo muito bom estar aberto 24 horas por dia!
    Por onde anda a Sofia?

    ResponderEliminar
  4. já provei outros aqui em madrid e a san ginés é o número 1 mesmo :)

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)