quarta-feira, 5 de outubro de 2016

TAG || Harry Potter (com spoilers) - leiam a introdução -


Vocês sabem que sou super fã de Harry Potter e, quando vi esta TAG, não resisti respondê-la. Inicialmente eu quis excluir o oitavo livro da saga (o Cursed Child) porque é um bocado deslocado dos outros livros mas, à medida que lia as perguntas, eu fui percebendo que isso não ia ser possível por duas razões; a primeira é que, quer queira, quer não, o Cursed Child é uma continuação de Harry Potter e fez com que a minha visão acerca de alguns personagens se alterasse. Mesmo assim, e por respeito aos leitores que ainda não leram o livro, eu decidi marcar essas perguntas com uma cor vermelha para que, quem quiser ler a minha TAG sem saber novidades antes de tempo, o possa fazer sem grandes dramas. O objectivo é que possamos debater um pouco as respostas. Eu gostaria imenso de saber se a vossa opinião vai ao encontro da minha ou não. Vamos passar então para a TAG?

1. O melhor livro
Em toda a saga, tenho dois livros favoritos, o que tornou a resposta desta pergunta super difícil. Mas depois encontrei uma outra pergunta mais à frente que me permitiu incluir um destes dois livros nos quais estou dividida e por isso, para esta pergunta, eu respondo Harry Potter e o Cálice de Fogo. Quem leu os livros sabe que este livro foi um grande marco na saga, em que transitámos de uma história um tanto quanto juvenil e quase ligeira para uma narrativa muito mais pesada, sombria e que exigia uma outra desenvoltura por parte dos leitores. E tanto eu como as pessoas da minha idade e mais velhas repararam nisso na altura do lançamento do livro. O capítulo do cemitério é brutalmente puxado (trinta vezes mais que no filme) e já não era qualquer criança que se arriscava a ler Harry Potter. Eu achei um livro marcante mas extraordinariamente completo e bem escrito. Os desafios, os diálogos, a introdução a novos espaços de Hogwarts e mais detalhes sobre a trama fizeram com que este fosse o livro que mais vezes li, de Harry Potter. E o que mais me amedrontou. 

2. Personagem preferido
Compreendo que seja cliché mas tem de ser Harry Potter. Porque é o personagem principal e o herói mais imperfeito de sempre. Nos filmes não passa assim tanto esta ideia mas nos livros, acreditem, o Harry tinha imensas qualidades incríveis mas também defeitos irritantes. Era muito humano, sabem? Tinha episódios de raiva, impaciência, egoísmo, ciúme, insegurança, ansiedade ou inveja e eu achei muito inteligente a construção deste personagem. É a prova de que um herói não tem de ser o arquétipo da perfeição para merecer ser um verdadeiro herói, com bom coração.

3. Cena preferida da Pedra Filosofal
O Xadrez dos Feiticeiros. Eu sei que há cenas na Pedra Filosofal muito mais bonitas mas... Pessoal, eu delirava!!! Aliás eu e todas as pessoas à minha volta. Lembro-me de fazer serões com um amigo meu mais velho e nós carregarmos a cassete toda para a frente até ao Xadrez. É muito emocionante, especialmente quando a Rainha começa a virar e a deslizar para o Ron... O meu coração parava!!!!

4. Local preferido
Só pode ser Hogwarts. Um castelo mágico cheio de recantos secretos e maravilhosos, com pistas e passagens... É a Disneyland, basicamente.

5. Se fosses um animagus, em que animal te transformarias?
Numa andorinha. Porque podia voar para onde desejasse mas seria pequena e discreta o suficiente para fazer o que precisava sem ninguém reparar em mim.

6. Cena preferida de Câmara dos Segredos
A cena em que o Harry e o Ron começam a perceber o que esconde a Câmara dos Segredos. Quando vão pelo corredor com a folha da Hermione e começam a chegar a todos aqueles raciocínios. Eu sei que a cena da Câmara em si é muito mais espectacular e genial, mas eu sempre vibrei com todas as descobertas em cadeia que eles faziam enquanto andavam no corredor. A adrenalina é contagiante. Especialmente quando eles percebem como é que as pessoas ficavam petrificadas.

7. Melhor filme
A pior pergunta de sempre mas... Talvez Cálice de Fogo. Eu acho que o filme está relativamente fiel ao livro (em grosso modo).

8. Cena preferida de Prisioneiro de Azkaban 
A da cabana dos gritos, em que finalmente percebemos o que verdadeiramente se passa. Quer dizer, quando fui ver ao cinema já sabia da verdadeira história mas, pela reacção dos meus amigos, na altura, foi um volte-face do caraças. E acho que o diálogo e a forma como vão explicando tudo está extraordinária.

9. Qual o livro que mais te emocionou?
Pronto, finalmente posso revelar o meu segundo livro preferido, os Talismãs da Morte. Eu chorei baba e ranho no capítulo em que o Harry pensou que ia morrer e teve um ataque de pânico, depois de ter visto as memórias do Snape. No filme não mostra muito bem mas o Harry fica completamente desesperado, assustado, literalmente em pânico com a ideia de morrer e a descrição da Rowling desse ataque de ansiedade, ainda hoje, dá-me um nó na garganta. Ele literalmente petrifica com a ideia de que é este o seu final e sente as mãos a tremer, sente as batidas do coração com uma força que ele nunca antes tinha reconhecido, abre a mente a uma série de sentidos do seu próprio corpo que se torna quase angustiante de ler e eu chorei com os próprios nervos que a autora causou. A sério, se poderem, peguem nesse capítulo e leiam para perceberem o que quero dizer. 

10. Que final de personagem mudarias e como seria?
Se não tivesse lido o Cursed Child eu diria, sem margem de dúvidas: Cedric. Mas agora que eu sei que ele ter-se-ia tornado num Devorador da Morte, se sobrevivesse, eu não arriscaria alterar o percurso de nenhum personagem.

11. Qual seria a tua posição no Quidditch?
Tendo em conta que tenho visão de toupeira, jamais seria seeker. Acho que seria chaser porque é uma função desportiva relativamente familiar.

12. Qual a personagem que sobreviveu mas que gostarias que tivesse morrido?
Não desejo a morte a ninguém mas... Umbridge, sem sobra de dúvida. Acho que ninguém diria outro personagem.

13. Cena preferida do Cálice de Fogo
Sem qualquer dúvida, toda a cena do Cemitério. Como já referi, acho que este livro marcou um pouco a saga e o filme conseguiu (em várias cenas, mas nesta em especial) passar esta mensagem. A cena do Cemitério é terrível, mas brutal.

14. Que filme mais te emocionou?
Sem sombra de dúvida os Talismãs da Morte parte II. Todas as cenas de batalha, todas as personagens de diversos anos e Casas diferentes com os professores a unirem-se para proteger a Escola, todos os chavões que os personagens mais importantes vão dizendo... É impossível não nos emocionarmos neste filme. É um fim de uma geração.

15. Qual o livro que já leste mais vezes?
Cálice de Fogo.

16. Qual a Casa a que pertencerias?
O Pottermore informou-me que eu seria Ravenclaw e eu concordo com todas as letras. Aliás, é a Casa com que mais me identifico porque os Ravenclaw privilegiam a busca de conhecimento, a expressão da nossa individualidade independentemente da opinião dos outros e a integração de quem é posto de parte por ser diferente. Eu acho que sou muito Ravenclaw.

17. Cena preferida de Ordem de Fénix?
A batalha entre o Dumbledore e o Voldemort. É simplesmente épico porque reúne os dois feiticeiros mais poderosos da actualidade num confronto tão Dantesco que chega a ser quase poético; onde um gera o fogo, o outro encontra a água; onde um reúne o seu poder no silêncio, o outro exterioriza cada interjeição; um é a dor e o outro a protecção; um é o poder, o outro é o amor. 

18. Qual o teu professor preferido?
Acho que, se por um acaso fosse parar a Hogwarts e tivesse todas aquelas aulas, eu gostaria de assistir a uma com o Lupin. Acho que é um professor descontraído, prático e sem grandes formalidades mas de uma enorme inteligência e sensatez.

19. Qual o destino que darias ao Draco Malfoy?
Depois de Cursed Child não alteraria nada. Acho que neste livro encontramos, ainda que subtilmente, aquilo que precisámos em Talismãs da Morte: uma possível reconciliação, se necessário, um acordo de paz entre o Harry e o Draco, que inacreditavelmente se unem e achei essa relação bem trabalhada. O que era para remediar, remediou-se com o oitavo livro.

20. Qual o personagem que poderia não existir e não faria falta nenhuma?
Acho esta pergunta difícil porque a Rowling não incluía personagens em vão. Mas eu diria que a Rose Weasley. Eu sei que a maior parte agora quer matar-me, mas ela é insuportável em Cursed Child e não enriquece em absolutamente nada o livro. Podiam ter colocado o Teddy Lupin que certamente juntar-se-ia à dupla Albus e Scorpius.

21. Personagem que só aparece no livro mas que gostarias de ter visto nos filmes?
Eu acho que fazia imensa falta duas coisas: primeiro, os elfos domésticos que trabalhavam na cozinha de Hogwarts (o Dobby aparece milhões de vezes ao longo dos livros ao contrário dos filmes em que só aparece na Câmara dos Segredos e nos Talismãs parte I) e depois os irmãos Carrow. A verdade é que estes irmãos aparecem, no Príncipe Misterioso, naquela parte em que os Devoradores da Morte tomam Hogwarts mas, nos Talismãs da Morte, eles têm um papelão crucial e o filme cortou completamente o tempo de antena deles, só ouvem falar dos mesmos por parte do Neville e eu gostava de ter visto um pouco mais.

22. Qual o personagem que é, nos filmes, exactamente como imaginaste?
O Dumbledore dos primeiros filmes. Eu sempre idealizei o Dumbledore assim; um velhinho barbudo e magricela, de olhar sereno mas reguila, num tom de voz inalterável a não ser numa questão inacreditavelmente grave. E acho que o Dumbledore dos primeiros filmes retrata de forma bastante fiel o Dumbledore dos livros.

23. Cena preferida de Príncipe Misterioso? 
O Príncipe Misterioso é, talvez, dos filmes que menos gostei mas acho um piadão à cena da aula de poções em que toda a gente está a passar super mal a tentar fazer a poção do morto-vivo e o Harry vai lendo os truques e faz aquilo com uma perna às costas. E a cena do Felix Felicis também é muito divertida.

24. Disciplina preferida de Hogwarts
Defesa Contra as Artes Negras, certamente!!!

25. Se pudesses ter um dos Talismãs da Morte, qual escolherias?
Obviamente o Manto de Invisibilidade! Já viram a carrada de coisas que poderia fazer com aquele Manto??? Seria tão bom!

26. Qual seria o teu Patronus?
O Pottermore também já respondeu a esta questão por mim; o meu Patronus é um gato da sibéria e adoro-o por ser muito barrigudo e peludo.

27. Cena preferida de Talismãs da Morte parte I
Eu gosto imenso do capítulo dos Sete Potters, acho que ficou fenomenal e extremamente fiel à descrição dos livros.

28. Qual a lembrança que usarias para invocar o teu Patronus?
Permanecerá guardadinha em segredo.

29. Se só pudesses escolher um feitiço para usares sempre que quisesses, qual seria?
Legilimens. É o mais próximo que estaria de conseguir ler a mente de alguém. 

30. Cena preferida de Talismãs da Morte parte II
As memórias do Snape. Porque finalmente percebemos um pouco melhor todo o passado do Snape, a sua paixão pela Lily, do destino do Harry naquela noite, de tudo o que tiveram de fazer para o salvar... O Always. É simplesmente uma cena inesquecível.

31. Se tomasses uma poção Polissuco, qual o personagem em que gostavas de te transformar?
Queria ser o Dumbledore porque assim poderia ter acesso a toda a Biblioteca sem que ninguém questionasse ou suspeitasse.

32. Se o Harry não estivesse no Torneio dos Três Feiticeiros, por qual dos participantes torcias? Fleur, Cedric ou Krum?
Agora que sei o que sei do Cedric, torcia pela Fleur. Só porque acho que seria do caraças uma mulher delicada conseguir provar que também pode ser uma forte feiticeira.


Temos respostas parecidas ou vocês responderiam de forma completamente diferente?

Não incluí todas as perguntas da TAG porque algumas achei aborrecidas/desnecessárias
Fotografia da minha autoria, por favor, não a utilizar sem autorização prévia

9 comentários:

  1. tenho urgentemente de ver os filmes todos outra vez!

    ResponderEliminar
  2. Gostei imenso de ler as tuas opiniões! Eu vou deixar aqui um grande spoiler: vou criar o primeiro canal português de HP. Shiu, não disse nada :D
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  3. Adorei essa TAG: preciso mesmo de ler o Cursed Child, estou a ver que tem imensas surpresas :o

    Gostei imenso do teu blogue❤

    ResponderEliminar
  4. é tão giro que tenhamos opiniões e gostos tão diferentes! Só me identifiquei com umas sete respostas e é incrivel como uma paixão pode gerar varias opinioes e discussões! :)

    ResponderEliminar
  5. Adorei ler as tuas respostas - e olha que até temos algumas respostas semelhantes! No entanto, para filme favorito teria de escolher A Ordem de Fénix! (:
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  6. Sinto que tudo isto do Harry Potter me passou um bocadinho ao lado... Vi todos os filmes e gostei muito, mas nunca gostei dos livros! Embora suponho que nunca seja tarde para começar a gostar :D

    ResponderEliminar
  7. Ai a vontade de continuar a ler!! *0*
    Adorei esta tag e as tuas respostas estão um máximo! Subscrevo algumas!!

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar
  8. Eu acabei de ler esta TAG e fiquei com a impressão de que eu tinha dado algumas destas respostas... Só para dar dois exemplos, eu sou Ravenclaw e eu teria o mesmo dilema com os livros preferidos (Cálice de Fogo e Talismãs da Morte é mesmo uma escolha quase impossível) e teria escolhido da mesma forma que tu porque... choradeira no final dos Talismãs da Morte. xD
    Eu estou a reler os livros todos, porque é Outubro e Halloween e apeteceu-me, e no final do mês em vez de fazer uma review literária como tinha pensado acho que vou responder a esta TAG.
    Adorei o blog, já estou a seguir.

    Beijinhos

    http://buongiornoprincipessa3.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. O Harry Potter sao duas palavras que usaria para descreve a minha infância. Desconhecia totalmente esta TAG, mas vou certamente respondela no meu blogue. Beijinhos
    Por onde anda a Sofia?

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)