LIVROS || Seja o Que For o Amor


Nem acredito que vos estou a escrever sobre um livro de uma blogger super acarinhada pela Blogosfera: a Sofia Costa Lima, do actual a Sofia world! Apesar de não ser um lançamento recente, eu não consigo deixar de ter um certo orgulho por ver alguém conquistar estas metas, mesmo que não a conheça de verdade, não deixa de fazer parte da minha rotina de leituras blogosféricas mais preenchidas e guardamos isso sempre num cantinho bom do coração.

Seja o Que For o Amor reúne uma série de textos publicados no seu anterior blog, Escrevi-te um Blog - que eu lia ainda antes de a Sofia sequer saber que eu existia - combinados com alguns textos exclusivos para o livro que, de certa forma, complementam o seu raciocínio e a cadência da leitura. Poder-se-ia dizer que é um livro que contém uma história de amor mas não nos princípios mais convencionais de escrita; tem uma narrativa diferente, muito mais pessoal, detalhada e descritiva, sem grandes necessidades de intervenções de diálogo. 

Na contra-capa é definido como "uma carta de amor tamanho XXL" mas eu acho que este é um livro que vai mais ao encontro de um diário de uma Sofia muito apaixonada, como se o diário fosse a pessoa por quem nutriu todo aquele amor e a quem lhe dirigiu todas as palavras de uma forma recorrente e diária. É, portanto, um livro muito pessoal e intimista, no qual não entramos apenas na história de amor - se bem que eu não interpretaria como uma história de amor mas sim como uma declaração de amor, e acho que acaba por ter uma nuance diferente - mas também em traços e vivências muito especiais da Sofia. Conhecemo-la de uma forma muito mais carinhosa, como se fosse uma amiga. O livro é como se a Sofia se sentasse numa esplanada connosco e nós perguntássemos "Como te sentes?". E não nos resta mais senão acenar a cabeça e nos deliciarmos com a forma como ela tem a capacidade de escrever tudo aquilo que nos vai no coração. O seu amor não tem nome - no livro - e eu acho isso genial. Porque, claro, podem não ter vivido a 100% uma experiência como viveu a Sofia, mas eu tenho a certeza de que há alguma parte - nem que seja uma linha - em que vocês esquecem por completo a quem a Sofia se dirige e olham para a pessoa de quem gostam. Porque as palavras encaixam exactamente no que estavam a sentir ou sentem. E toda a gente já teve um amor como aquele a quem a Sofia se dirige. E o melhor de tudo é que todos iremos ler este livro imaginando um rosto diferente. O rosto da pessoa que amamos.

Uma outra consideração que não posso deixar passar sobre este livro é a divisão dos "capítulos" com letras de música. Em cada abertura de capítulo encontram um excerto especial de uma música e o seu respectivo artista e nome da canção. E eu achei genial tentar encontrar a familiaridade entre a letra e o capítulo em si, é um miminho aos leitores muito bonito. Como fã dos Coldplay que sou, não posso deixar de confessar que os meus olhos brilharam ao ver que o último capítulo tinha uma letra deles.

Sou sincera; neste momento, amor não é a minha temática preferida nem aquela pela qual estou mais inclinada para falar, ler, ver ou desejar. Ando um bocado mais focada em outros assuntos e tive medo de ler este livro porque achei que o meu "desligamento" para este tipo de sensações e sentimentos poderia, em certa forma, estragar a magia de um livro sobre amor. Mas não aconteceu, de todo, e fico muito feliz por ter sido uma leitura que me enriqueceu e aqueceu o coração. Seja o que for o amor, a Sofia descreveu-o bem. E está de parabéns por isso. Deixo-vos aqui a minha passagem do livro preferida:




E Sofia, tu inspiras-me (muito) também!

Autora: Sofia Costa Lima
Número de Páginas: 202
Disponível na WOOK (ao comprares o livro através deste link, estás a contribuir para o crescimento do Bobby Pins)

13 comentários

  1. Li esse livro nas férias de verão e adorei, e adorei ainda mais por ter sido a Sofia a escrevê-lo, uma blogger tão boa e que eu adoro seguir.
    Concordo com tudo o que disseste, principalmente com esta parte: "E o melhor de tudo é que todos iremos ler este livro imaginando um rosto diferente. O rosto da pessoa que amamos." É tão, mas tão verdade. Apesar de muitos de nós possivelmente não termos vivido um amor como o da Sofia, vamos lembramo-nos da pessoa que amamos e daquilo que sentimos .Eu lembrei-me e, para minha tristeza ou alegria ( pode parecer estranho, mas foi um privilégio apaixonar-me por um rapaz que conheci, muito embora aquilo não tenha dado em nada), descobri que eu não me lembrei dos sentimentos que senti, mas daqueles que na verdade ainda sinto. Apesar destes sentimentos, não diria que estou apaixonada, já ultrapassei isso, mas acho que há sempre uma pessoa que nos marca e por quem vamos sempre nutrir sentimentos.

    Esse também era o meu medo, ultimamente não ando virada para tudo o que diga "amor", também ando desligada disso, e por isso tinha medo de achar demasiado lamechas, mas adorei :).
    Beijinhos,
    Cherry

    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. Onde se pode comprar e quanto é?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. FNAC (não sei se tem disponibilidade imediata), Wook ou no site da Chiado Editora. O preço de venda normalmente é 12€.

      Eliminar
  3. Inn, oh pá, eu nem sei como fazer este comentário de forma a conseguir agradecer-te estas palavras tão bonitas e a mostrar realmente o quanto me emocionei com o teu texto sobre o meu livro!
    Gosto muito de ler as reacções das pessoas a este livro em particular porque acho que cada pessoa tem uma experiência diferente neste livro em particular. Deixa-me dizer que a meio do texto soltei umas lagriminhas de emoção ao ler isto!
    Primeiro, não fazia ideia de que me lias há tanto tempo! Lembro-me de te ler há uns anos mas não me lembro de interagirmos nessa altura! É incrível :)
    Achei curioso dizeres que a certo ponto cada um começa a desprender-se do meu texto e a ver a pessoa de quem gostam: esse era o meu objectivo, sabes? Sempre quis que as pessoas chegassem a um ponto em que se pudessem reconhecer nas minhas palavras e pudessem pensar na "tal" pessoa! Challenge completed!
    Obrigada também por partilhares as tuas partes preferidas!

    A sério: muito obrigada pelas tuas palavras, por me encheres o coração! Fico mesmo feliz ao ler aquilo que o meu livro despertou em ti!


    www.asofiaworld.com

    ResponderEliminar
  4. Desconhecia totalmente a existência deste livro mas agora fiquei super híper mega curiosa, ainda para mais sendo uma blogger que apesar de longe se encontra tão perto de nós.
    Obrigada Inês porque graças a ti pude tomar este conhecimento e adorei a maneira como o descreveste :)

    ResponderEliminar
  5. Já estou ansiosa de o ler desde que soube da sua existência e assim que o recebi em casa, foi a loucura; mas agora então, depois de ler a tua opinião, a vontade explodiu!!!

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar
  6. Comecei ontem a ler e estou a adorar ^^ *

    ResponderEliminar
  7. Obrigada Inês por me teres dado vontade de o juntar à minha lista de leitura :)

    donaritta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Desejo as maiores felicidades à Sofia.
    É tão bom ver as nossas bloggers preferidas a destacarem-se :)

    Cátia ∫ Meraki

    ResponderEliminar
  9. Adorei de coração este livro. E não podia concordar mais quando dizes que a cerca altura acabamos por ver a pessoa que gostamos na pessoa do livro. Um beijinho Inn!

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.