FILMES || Inferno


Desde 2013 que aguardava a adaptação cinematográfica de um dos meus livros preferidos, Inferno. Adorei toda a história e adorei que finalmente o Dan Brown fizesse a religião descansar um pouco e pegasse em algo verdadeiramente intrigante: a ciência em parelha com a História. O livro está soberbo, a história muito bem contada e com um final arrebatador. Tinha tudo para resultar num filme que o igualasse. 

E o filme, inesperadamente, desiludiu-me. Eu sei o que vão dizer; "colocaste muitas expectativas", "é normal por ser um dos teus livros favoritos" mas não. Eu não gostei da adaptação porque fugiu completamente ao livro. E eu não compreendo esta nova tendência cinematográfica de se afastar e alterar completamente a história do livro. Os livros são os melhores contadores de histórias - e quem pensa o contrário, permitam-me lamentar - e arruinar uma receita que já está feita é uma decisão tão pouco inteligente que pouco me resta senão sair do cinema com uma sensação de desgosto.

Nenhuma das personagens está bem caracterizada, à excepção do nosso amigo Langdon, são, em média, três horas de filme a falar de um vírus/praga e terminam o filme sem nunca revelar que praga era - apenas quem leu o livro vai saber - mudam completamente o final (isto, para mim, é o mais inconcebível porque arruinaram completamente o propósito do livro e a pertinência do mesmo) e ainda alteraram a relação entre personagens. Uma mixórdia sem sentido. Um filme que tinha tanto potencial para fazer com que o público saísse da sala a pensar foi transformado numa autêntica história vulgar de mistério histórico-cultural. Mais do mesmo. Quando não é.

Eu aceito que nem todos os detalhes culturais do livro tenham de estar num filme. Afinal, é uma adaptação. E aceito que tudo aconteça com mais brevidade e menos cadência de informação. Aceito até que tornem personagens maravilhosas em mosquinhas mortas. Mas não consigo aceitar alterações de história. 

Não foi o Inferno, para mim. Os cenários são maravilhosos e muito fiéis (graças a Deus), a fotografia é excepcional mas o conteúdo do filme, em si, não é o Inferno. Tenho pena.

8 comentários

  1. O livro sem dúvida é um dos meus favoritos do Dan Brown e, por isso mesmo, estou com medo de ver o filme..

    ResponderEliminar
  2. Ainda não li o livro mas queria muito ver o filme e estava a depositar esperanças nele, que fosse bom :/ mas agora fizeste-me questionar se o melhor não será ler o livro primeiro

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia esse filme mas vou tentar ver se assisto
    gostei da sugestão
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  4. Quando o livro saiu, não o larguei enquanto não acabasse. Por isso, fui ver o filme no dia seguinte a ter saído. Confesso que não deveria ter ido com grandes expectativas, mas havia alturas em que estava sentada na cadeira a pensar "não me lembro de ter lido isto" ou "está a faltar aqui qualquer coisa".
    A minha maior desilusão, sem dúvida, foi o final. Alterou por completo o propósito do livro. Havia alturas em que os cenários apareciam e faziam-me suspirar de serem lindos, mas ao sair da sala de cinema o meu primeiro pensamento foi "quem é que vai pagar a restauração daquele tecto?", seguido de um "se calhar, vou ler o livro outra vez". Pensei que fosse melhor, porque tinha tudo para o ser.

    ResponderEliminar
  5. O meu moço anda em pulgas para ver o filme e, verdade seja dita, acho que já me as pegou também. Mas agora fiquei com dúvidas, porque eu nunca li o livro e realmente ler o livro ou ver o filme, eu aposto sempre no filme, porque eu sou mais "visual", gosto mais de ver filmes do que ler as histórias... mas provavelmente não me irá desiludir, principalmente sendo a história que é.
    Obrigada pela dica ;)

    let's do nothing today

    ResponderEliminar
  6. Eu ganhei este livro num concurso da FNAC e demorei mais de 2 anos a começar a lê-lo. Mas quando li, foi em dois dias. É, sem dúvida, um dos meus livros favoritos e ainda por cima com um final tão intrigante e diferente. Quando soube que ia ser adaptado ao grande ecrã, suspeitei logo que mudassem o final.. infelzimente parece que adivinhei
    Por onde anda a Sofia?

    ResponderEliminar
  7. Fui ver o filme e não fiquei nada satisfeita. Admito que do Dan Brown só li o Código Da Vinci e nada mais. Mas acompanho os filmes com algum entusiasmo - e considerei que, dos três, este foi o mais fraquinho. Percebo agora que o livro nada tem a ver e que provavelmente preenche todas as lacunas que o filme tem (por exemplo, o facto de nunca se perceber o que era o vírus fez-me muita confusão). Acima de tudo, achei o filme superficial, porque não desenvolveu nenhum dos aspectos da história - nem sobre o vírus, nem a relação do Langdon com Elizabeth, nem a história do próprio Zobrist (um tipo não se torna psicopata porque sim, acredito que o Dan Brown tenha explorado mais isso no livro) -, o que fez com que o filme me soubesse a pouco.

    Aonde (não) estou

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.