BOM GARFO || Choco & Mousse

 LISBOA

Em Entrecampos, bem pertinho do ISCTE, encontramos um pequeno café que foi perfeito para o nosso encontro de gulodice. A escolha? Choco & Mousse.
Não é a escolha mais bonita do mundo porque situa-se mesmo em frente aquele descampado assombroso de Entrecampos mas tem esplanada e o interior do espaço, embora pequeno, é puro amor. Fomos até lá conduzidas pela gula de comer os maravilhosos bolos que vimos em fotografias - porque sim, os olhos também comem - mas não é só pela beleza dos bolos que o Choco & Mousse é conhecido e é aqui que entra a parte mais nutri e que eu achei mais interessante em todo o conceito do espaço.

O que difere de uma qualquer outra pastelaria com bolos bonitos? Esta chega, com certeza, a mais pessoas, especialmente celíacas, intolerantes à lactose e veganas. Em toda a pastelaria, encontram uma enorme variedade de propostas sem glúten, lactose, ovo, etc. e todas elas estão marcadas no expositor, o que é absolutamente pertinente. Ainda assim, a minha veia de licenciada em nutrição fala mais alto e recomendo, pelo menos a celíacos e intolerantes, que questionem-se acerca de contaminações cruzadas. Garantam que são mesmo sem glúten e que não há possibilidade de o alimento ter ficado em contacto com os mesmos instrumentos com que fazem os produtos com glúten, por exemplo (porque sim, há pastelarias que se assumem com produtos sem glúten e lactose mas não se responsabilizam em caso de contaminação cruzada nem o recomendam a celíacos e intolerantes à lactose. Tenham cuidado e confirmem sempre!). Se alguém com uma destas condições já experimentou o Choco & Mousse ou se já se informou acerca deste pormenor, avisem nos comentários para os leitores e eu ficarmos a par!

Encontram pão sem glúten, chocolates quentes sem lactose e uma enorme variedade bolos com essas variantes também e veganos. Para a nossa mesa, a minha companhia trouxe um cheesecake de frutos do bosque, uma fatia de bolo de chocolate com creme de avelãs e eu trouxe um bolo de chocolate com creme de framboesas (que também estava marcado como glúten free) e um chá preto. Paguei cerca de 5 euros. Estando em Lisboa, acho o preço comum às pastelarias da cidade. De todos, o meu preferido foi o meu bolo porque o creme de framboesas era ligeiramente ácido, cortando o excesso de doce que vem do chocolate. E o chá foi o acompanhamento perfeito. Por todo este equilíbrio, eu achei o bolo muito guloso e pouco enjoativo. Mas a minha companhia achou o dela muito enjoativo pelo excesso de chocolate. O cheesecake estava no equilíbrio certo de proporções.


Um dos meus maiores medos era que só os olhos conseguissem comer. Eu tenho um certo preconceito com bolos bonitos por isso mesmo: serem só bonitos e o sabor deixar a desejar. E não fui com grandes expectativas de ser feliz a comer um bolo mas acontece que sim, fui muito feliz a comer o bolo. Não são secos, a massa é muito fofa e os cremes são aveludados, pelo que a experiência de texturas e sabores é muito positiva nas nossas três escolhas. 

Gostei bastante do nosso lanchinho por lá, as empregadas são completamente simpáticas e disponíveis e, se se verificar que é acessível a celíacos e intolerantes, então é um dos espaços que mais têm de ser preservados. Porque conheço pessoas com estas duas condições e sei o quão terrível é ver os outros serem felizes a comer bolo e eles não poderem ou apanharem sustos. Um sítio que tenha bolo e pão para todas as pessoas - todas mesmo -, para mim, é merecedor de todas as visitas possíveis. Eu cá já estou a salivar por mais um bolo de chocolate com framboesa! Quando é a próxima visita?

______________________________
R. Mário Cesariny, Lote 3, 1600-313
Lisboa
Contacto: 214 575 281

12 comentários

  1. Desejosa de voltar a portugal e ir experimentar esse café :)

    ResponderEliminar
  2. não sou grande fã desses bolos, mas adoro as fotos :p

    ResponderEliminar
  3. Tens o dom de escrever sobre comida de maneira a deixares-me sempre com água na boca!

    ResponderEliminar
  4. Só pela foto dá vontade de ir já lá ;)

    ResponderEliminar
  5. Ai que eu já comia um pouco pois esta com um bom aspecto e delicioso
    mas não conhecia esse lugar
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  6. Estou apaixonada por essa fatia de bolo em destaque! ahaha
    Depois dessa descrição vou obviamente experimentar, já está anotado!
    Por acaso não fazia ideia dessa peripécia que há em certos sítios com as contaminações. Felizmente não sofro dessa intolerância mas acho francamente triste que isso aconteça em mais sítios do que o desejado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que o objectivo das pastelarias que indicam a inexistência de gluten e lactose não o façam com o propósito de "enganar" celíacos ou intolerantes à lactose mas sim porque é cada vez mais uma tendência de consumo alimentar. Pessoas perfeitamente operacionais a nível digestivo começam a dar preferência - por sua própria escolha - a alimentos sem glúten e sem lactose e os estabelecimentos reagem de acordo com a procura. De facto, a venda de bolos sem glúten mas com potencial contaminação cruzada não fazem absolutamente mal nenhum a uma pessoa sem intolerâncias mas a um celíaco sim e é nesse sentido que eu chamo a atenção. Não se trata de ser uma fraude, trata-se de confirmar se é um sítio com capacidade para fazer produtos glúten e lactose free ou se é apenas um acompanhamento das preferências de mercado sem instrumentos e espaços separados na hora da produção :)

      Eliminar
  7. Esse espaço é super perto de minha casa e eu não o conhecia... Tenho de ir lá espreitá-lo um dia destes. :) Chocolate e framboesa é uma das minhas combinações preferidas e essas imagens são de deixar água na boca.

    Beijinhos

    http://buongiornoprincipessa3.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Nunca tinha ouvido falar. Parece delicioso :D Vou tentar lembrar-me de lá ir da próxima vez que for a Lisboa ^^

    ResponderEliminar
  9. Mas eu não entendo porque há pessoas alérgicas a isso. Quais são exactamente os sintomas? É que, honestamente, e sem querer atacar ninguém (!) vejo ultimamente muita gente que diz não poder comer alimentos com lactose e isso porque faz mal(quando na verdade não têm alergia nenhuma)... Podes explicar-me Inês, se faz favor?
    Os bolos têm um aspecto delicioso e sem dúvida que tenho de ir lá experimentar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo, não são alergias. Alergia é uma coisa, intolerância é outra. Um celíaco é incapaz de ingerir alimentos com glúten sem ter graves consequências intestinais, que começam por simples mas desagradáveis desregulações do trânsito intestinal mas que podem acabar em problemas digestivos sérios. Há muita gente hospitalizada por ingerir alimentos com glúten sendo celíacos.
      Quanto à intolerância à lactose (mais uma vez sublinho que é intolerância e não alergia) pode vir desde pequeninos ou desenvolver-se durante a vida adulta. Quando somos bebés e crianças temos maior capacidade para metabolizar a lactose e vamos perdendo ao longo do crescimento. Isto tem a ver muito com a predisposição genética também. Os sintomas são enjoos, paragens intestinais, mau estar na zona abdominal.
      Tudo isto para dizer que sim, estas intolerâncias existem e não são frescura das pessoas. Agora há muito o culto do lactose/glúten free mas, para muitas pessoas, é mesmo uma dieta necessária :)

      Eliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.