terça-feira, 6 de setembro de 2016

(DE)CORAÇÃO) || Room Tour


A publicação mais pedida de sempre no Bobby Pins. Nunca a fazia porque estou constantemente a mudar as coisas, a adicionar mais elementos, a tirar tantos outros. O que há para saber sobre o meu quarto é que diz muito de mim, das pessoas que amo e das viagens que trago comigo ou que os outros trouxeram para mim. É isso que faz o quarto da Inês ser... Bem, o quarto da Inês. Esta é a vista que têm quando abrem a porta.


Tenho um canto do quarto mais dedicado à minha roupa. Os meus armários continuam a não ser no meu quarto, mas esta arara estava abandonada na garagem e decidi dar-lhe uso. Guardo nela os casacos de Outono/Inverno, as camisolonas grandes, roupões de Inverno/Verão e uma sweatshirt. Tenho sempre uma sweatshirt no quarto, para o caso de ter frio, ou para manhãs mais frescas. Nas prateleiras guardo todas as bolsas e, no final, encontram as minhas pantufas de Verão e Inverno: Havaianas e patas de monstro, respectivamente!!! A sapateira está por pintar ainda, mas é onde guardo alguns dos sapatos. O resto fica nos armários.



Na parede em frente à cama tenho esta prateleira com imensas recordações. De mim super albina, da minha primeira sapatilha de ballet, os meus deuses do Japão (supostamente isto é um mini altar e cada Deus representa algo como Saúde, Amor, etc. e serve para que possamos fazer uma oração dedicada aquele a quem, especificamente, queremos recorrer), o copo da Bodeguita Del Médio, uma objectiva que é, na verdade, um copo, mas que nunca tenho coragem de usar porque tenho medo que se estrague... Memórias na forma de objectos que, a cada toque, a cada olhar, despertam-me recordações bonitas.



O móvel principal do quarto. É onde guardo tudo, é onde cada pedacinho de mim está aqui. Gosto sempre de ter uma vela acesa quando estou cá dentro. Aquele nariz verde, para quem se perguntar, é um suporte para colocar óculos. É lá que os deixo, sempre! Para dormir, para meter lentes, para tomar banho... Assim sei constantemente onde os encontrar. A Ágata plana azul serve como base para copos. Eu tenho de ter sempre um copo de água na minha mesa de cabeceira (porque a cómoda também serve este propósito) mas às vezes é para deixar o chá, a taça de sopa quando estou doente... É multiusos. As flores fazem-me lembrar muito o Outono, porque parece que os ramos estão sempre despidos. E aquela foto regista o momento em que vi a Laika pela primeira vez e peguei-lhe ao colo. Foi aqui que a nossa irmandade começou. E é aqui que o Sashimi vive também, feliz da vida porque adora cores vivas.
A imagem da esquerda é um pedacinho do meu quadro de cortiça que está por cima da cómoda. É lá que penduro todos os postais que vou recebendo dos meus familiares e amigos - vocês já sabem que, por aqui, ainda há a tradição dos postais -. Adoro todos eles e ainda mais todas as mensagens que estão guardadas atrás mas, o mais "original" é o postal de Berlim. Se olharem com atenção, reparam que está ali um círculo com uma coisinha vermelha. Na verdade, aquele círculo é uma caixinha colada no postal e que tem, no interior, um pedaço do muro de Berlim, com tinta vermelha. Aposto tudo em como é falso, mas não consegui deixar de achar um piadão à ideia de termos o nosso próprio pedacinho do muro de Berlim. Vamos fingir que é totalmente real. Ao lado, o meu soldado, que guarda sempre o meu cabo do carregador. É assim que não o perco nem deixo espalhado no chão. Além disso, é assim que também permito que não se enrole e que o cabo permaneça de boa saúde por mais tempo.

É nesta cesta amorosa que guardo todos os cachecóis, lenços e gorros. E, do lado direito, uma prateleira dedicada à infância, com a minha colecção da Disney. Os que me ofereceram, os que eu já tinha, os que fui comprando. Aos poucos vou acumulando cada vez mais clássicos. E ao lado, a minha colecção de Harry Potter, porque já sabem que sou uma fã assumida deste mundo de magia e porque as maratonas de HP entre amigos e família são bastante frequentes. Espero que, um dia, esta prateleira fique entupida!


Esta é uma das minhas prateleiras preferidas, dedicada à música. Cheia de cd's da adolescência, com os meus queridos Coldplay ali por ordem cronológica, música clássica... E os elementos decorativos também comunicam muito com a música. Adoro escolher o que ouvir, de manhã!


Este é um dos meus espaços preferidos do quarto. O meu sofá. É aqui que toda a gente se senta, é aqui que eu gosto de ler, por causa da luz que vem da janela. Consigo ficar horas aqui sem precisar de recorrer a lâmpadas. Adoro pousar a cabeça naquela almofada gigante, meter uma velinha no parapeito e desligar do mundo para ouvir música ou ler o meu livro. Aqui, não existem tarefas, problemas, inseguranças, tristezas, ansiedade. Aqui é o meu refúgio. 


O meu espelho de corpo inteiro com as minhas invenções. Pendurei estas lâmpadas à volta do espelho porque, de manhã, quando acordava para a Faculdade, ainda era de noite lá fora, então tinha sempre de acender as luzes do quarto. Mas nesta zona do espelho, ficava sempre com o rosto muito escuro. Com as lâmpadas, consigo dar mais brilho ao rosto e, como as luzes reflectem, tenho o dobro da luz. Vejo a cara toda na perfeição!



Por fim, a cama. Que me recebe cansada, que me acorda com energia. Aquela que abraço ao fim de tantas horas separada, aquela que já ouviu tantos segredos meus, o meu refúgio quando estou doente, quando quero chorar, quando quero ver um filme refugiada, quando quero fazer uma sesta. Tenho sempre uma luz bem forte em gancho por cima de mim para quando quero ler antes de dormir. É sempre essa a última luz que apago, ao lado desta mensagem tão doce. Nem sempre resulta, mas é sempre o que desejo a mim própria antes de dormir.


E dou por terminado este Room Tour! Finalmente satisfiz a curiosidade, certo? Gostaram do meu cantinho?

Fotografias da minha autoria, por favor, não as utilizar sem autorização prévia

15 comentários:

  1. Adorei os detalhes que foste partilhando ao longo do tempo mas confesso que, no geral e segundo esses detalhes, não imaginava o teu quarto assim, tinha uma ideia diferente :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei curiosa, como imaginavas? :)

      Eliminar
    2. Por exemplo, os móveis, tirando aquele dos cubos, são castanhos e eu não imaginava assim. Nem imaginava que terias aquele cantinho da TV (...) entre outras coisas :)
      E é mais pequenino do que eu pensava (não que seja pequeno mas pelas fotos que ias partilhando pensava que seria mais amplo) - e não o digo negativamente, o meu quarto é muito pequeno e eu adoro!

      Eliminar
  2. OMG! Eu tinha a noção que era brutal mas é muito mais que isso! É tão tudo tu, tão bonito, tão delicado! Adoro que em todo o lado hajam pormenores de viagens e de locais incríveis! O teu espacinho está lindo, Inês! :)

    ResponderEliminar
  3. Tens um quarto tão bonito Inês! E parece tão confortável! O bom dos quartos é isso mesmo, podemos dar-lhe um pouco da nossa "personalidade", e torná-lo único. :)
    Beijinhos

    Saturn's Mermaid

    ResponderEliminar
  4. Bem, que inveja desse cantinho com o sofá ao lado da janela!
    Gostei muito do teu quarto, realmente nunca o imaginava assim pelo que ias partilhando, mas é tão amoroso e acaba por ser melhor do que eu pensava!

    ResponderEliminar
  5. Inês o teu quarto é mesmo bonito!! É único e é isso que faz dele um quarto tão giro! :)

    ResponderEliminar
  6. Uau! Pouco mais tenho a dizer, que cantinho formidável... Associava uma imagem semelhante do teu quarto à tua pessoas. Simples, bonito e pessoal, como tu Inês! Uau.

    ResponderEliminar
  7. Adoro! ^^ O teu quarto é giríssimo! Adoro os detalhes brancos! Eu ainda tenho grande parte da decoração que tinha em pequena nomeadamente as molduras com bonecada mas vai mudando aos poucos!
    E consegues sempre ter tudo arrumadinho? Eu tenho zona de secretária e sofro imenso para manter essa zona "apresentavel" só papeis e tralha xD

    ResponderEliminar
  8. Que quarto adorável Inês :) Aquele sofá parece mesmo maravilhoso!

    ResponderEliminar
  9. Tão doce o teu quarto :) Gostei muito

    ResponderEliminar
  10. Tenho o mesmo Stitch que tu!! :)
    O que mais me agradou no teu quarto foi sem dúvida o facto de ser tão pessoal, tão preenchido e cheio de memórias. Deu-me mesmo essa sensação, é muito agradável e cozy!

    Beijinhos, Andreia

    ALL THE BRIGHT PLACES

    ResponderEliminar
  11. adoro o teu quarto! achei super giro e acolhedor!
    beijinhos,
    www.aruiivaa.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. O teu quarto grita mesmo pelo teu nome! Vê-se que tens plantado nele pedaços de ti e isso é magnífico! Gostei bastante de conhecer o teu espaço!
    Beijinhos!

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)