BOM GARFO || 100 Montaditos

 LISBOA

Já perdi a conta das vezes que desejava entrar num 100 Montaditos e ser feliz a comer. Para minha infelicidade, foi quando saí da faculdade que abriu um mesmo em frente e hoje, finalmente, pude experimentar um dos lugares mais amados pela malta jovem.

Aproveitámos hoje por causa da Euromania: às quartas e domingos, tudo o que está na ementa (à excepção das saladas e tapas) custa 1 euro. Como era de esperar, o lugar estava a explodir de pessoas e arranjar lugar pode ser um desafio (especialmente estando tão perto de faculdades). Um dia de calor destes pedia uma esplanada com sombra e, apesar da luta a nível de gladiadores, conseguimos.

Nos 100 Montaditos, os pedidos são registados por vocês; não é uma fórmula nova: disponibilizam em todas as mesas uma folha para fazerem o registo do que querem e tudo o que está na ementa tem código, isto é, só têm de fazer o registo dos números que correspondem ao que querem. Dão-vos um pager e aguardam que vibre para poderem ir buscar tranquilamente o vosso pedido. Tudo vem com relativa rapidez.

Um conselho: com uma ementa daquele nível, absolutamente gigantesca (eu começava a ler as sanduíches e, a meio, tinha de voltar a ler porque já me tinha esquecido das iniciais) e a preços absurdamente baratos, é muito fácil cair na tentação de pedir tu-do. Ali, os olhos comem primeiro e é fácil pedir coisas a mais; joguem pelo seguro e façam o vosso pedido com algum limite. Mesmo que sintam fome depois, podem voltar a pedir algo mais. Eu pedi umas batatas de queijo e bacon, uns crocantes de frango que vêm com maionese e dois montaditos: um de salmão fumado e queijo creme e outro com hambúrguer, cebola frita e molho de alho. E fiquei completamente cheia, apesar de o meu pedido ter sido dos mais pequeninos em relação à minha companhia. 


Gostei imenso das batatas com queijo e bacon porque o queijo estava bem derretido e não tinha aquele ar de borracha quando arrefece, sabem? A dose é enorme e chega perfeitamente para duas pessoas, na minha opinião. Os crocantes de frango foram dos tapas que mais gostei e adorei o montadito com o hambúrguer, mas fiquei desiludida com o de salmão fumado. Não fiquei muito fã do sabor.


De uma forma geral, eu compreendi que os 100 Montaditos é uma experiência quase ao nível de um McDonald's: está sempre cheio, não se come (necessariamente) mal mas não é uma experiência gastronómica inesquecível. Jamais iria optar por este espaço para comer tapas porque acho que é um ambiente e uma refeição muito "a despachar" que não se enquadra nada com a visão de tapas, sabem? De ficar à mesa - apesar de termos ficado, por muitas horas -. O espaço é muito giro, tem umas fotografias fenomenais, os empregados são bastante simpáticos e a comida é realmente boa, mas encaro-o exactamente como um McDonald's: uma gordice que opto por visitar de vez em quando, e que nunca estará no meu TOP de restauração. Sinceramente, se ainda andasse na faculdade, seria aquele lugar que eu visitaria, depois de uma aula laboratorial, para ir buscar um par de crocantes de frango com amigas e ficar um bocado na esplanada.

______________________________
R. Ernesto de Vasconcelos, 193
Lisboa

8 comentários

  1. Tenho um tão pertinho e quero muito à muito tempo ir experimentar! Tem tudo tão bom aspecto!

    ResponderEliminar
  2. em madrid há quase um por esquina! mas considero o daqui melhor, não me perguntes porquê xD ia fazer um post sobre isso também :)

    ResponderEliminar
  3. Desde que abriu cá em Braga que quero experimentar mas sendo no centro comercial afasta-me um bocado (raramente lá vou). Um dia destes, vou ter que arriscar :)

    ResponderEliminar
  4. A primeira vez que fui aos 100 Montaditos foi aqui em Madrid e basicamente é como um pub. Bom para tomar umas cañas, socializar e ir petiscando. Não é para fazer uma refeição propriamente dita.
    Seja como for, eu fiquei bastante bem impressionada. Enche, é saborosa e não tem aquele sabor a plástico e congelado do Mac. Mas sim, é uma gordisse a ter muito cuidado! Da próxima vez experimenta as bolas de queijo com geleia, são óptimas!

    Marta Rodrigues, Majestic

    ResponderEliminar
  5. Eu ando a querer ir lá e ainda não consegui ir! Depois destas fotos tenho M-E-S-M-O que arranjar tempo!!

    ResponderEliminar
  6. Após um longo período de desejo em experimentar, finalmente cumpri-o este ano, em Madrid. Apesar de ver imensas fotos de deixar água na boca, nunca pensei que fosse tão bom! Pelo preço extremamente acessível, podemos sair dali extremamente satisfeitos. Desconhecia esses dias promocionais mas vai dar jeito para a próxima!

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
  7. Costumo de comer 3 tapas, crocantes de frango e batatas e ainda vou a meio e já estou super cheia ahah
    Concordo com o que dizes, é bom, não é nada de uau mas também não se come mal. Desenrasca-se. Aquelas tapas é que são um bocado caras para o tamanho que são, mesmo no geral sendo muito barato, sinto que aquela miniatura se não for acompanhada por batatas e algo mais fica-se super vazio! E as batatas... para mim são as melhores de sempre, adoro!
    O único ponto negativo é que aquilo está sempre muito cheio e é uma confusão.

    ResponderEliminar
  8. Já fui bastantes vezes aos 100 Montaditos (embora já não coloque lá os pés há um tempinho) e concordo contigo: de vez em quando sabe bem, mas não é absolutamente maravilhoso.
    Normalmente, costumo pedir 3 montaditos e partilhar essas batatas e esses crocantes (ou outra coisa do mesmo género) com alguém! (:
    Beijinho*

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.