PASSAPORTE || Palácio Cantero, Trinidad


Funcionando como um museu histórico da cidade, o Palácio Cantero deixa-nos de queixo no chão assim que passamos a porta. O contraste é cabal: deixamos as ruas rudimentares, coloridas, degradadas e singelas e entramos num mundo de luxo e sumptuosidade. Este foi um Palácio pertencente a várias famílias muito abastadas e cada divisão do mesmo demonstra na perfeição o seu poder de compra, desde os candeeiros de tecto aos móveis encorpados em madeira ou mármore, à decoração das paredes. Cada divisão está minuciosamente exposta para representar como seria viver naquela época, inclusive a mesa posta com os serviços de chá e refeição principal - de fazer os olhos brilhar - e a sala dos criados, de inacreditável simplicidade e pobreza.


O Palácio Cantero funciona como museu da cidade porque também existem alas especialmente destacadas para contarem com mais detalhe a História e as pessoas que mais influenciaram o curso de Trinidad. Batalhas, espécies de animais, músicos, escritores, escravidão, ocupações e invasões são algumas das temáticas disponíveis no museu mas, se nada disto chegar, ainda há um claustro de extraordinária beleza biológica e arquitectónica e uma torre aberta ao público com um miradouro que nos permite ter uma visão por toda a zona histórica de Trinidad - uma vista que arrebata o nosso coração pelo contraste das casas coloridas com o azul do mar e o verde fechado das montanhas.


As fotografias no interior do museu, excepto o claustro e o miradouro são cobradas. Tenho apenas algumas no interior, que tirei antes da senhora me advertir, mas não achei que a regra fizesse o mínimo sentido, até porque as partes de maior interesse fotográfico são precisamente aquelas que não são cobradas. Aconselho-vos a que façam o mesmo, se lá forem: não se ponham logo a pagar porque o museu é facilmente retido na memória mas aquilo que vocês realmente querem guardar para o futuro é a imagem aérea inacreditável sobre Trinidad.



 Fotografias da minha autoria, por favor, não as utilizar sem autorização prévia

5 comentários

  1. Que fotos lindas mais uma vez :).
    Adorava visitar o palácio, adoro tudo aquilo relacionado com a História, acho que adoraria fazer essa visita.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. Parece-me um sitio mágico :)

    Beijinho ♥
    the-not-so-girlygirl.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Adorava visitar Cuba, sem dúvida é um país que me encanta. Para além disso, estou a gostar muito das tuas publicação sobre o mesmo! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Eu bem digo, as tuas publicações deixaram-me (e deixam) com uma enorme vontade de visitar Cuba! Btw, adoro a organização do Passaporte! Um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Inês, eu juro, se estas fotografias estivessem no tumblr eu reeblogava-as de certeza pois o meu tumblr é um local onde coleciono fotografias bonitas e inspiradoras! Que lugar estonteante!

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.