terça-feira, 2 de agosto de 2016

PASSAPORTE || Palácio Cantero, Trinidad


Funcionando como um museu histórico da cidade, o Palácio Cantero deixa-nos de queixo no chão assim que passamos a porta. O contraste é cabal: deixamos as ruas rudimentares, coloridas, degradadas e singelas e entramos num mundo de luxo e sumptuosidade. Este foi um Palácio pertencente a várias famílias muito abastadas e cada divisão do mesmo demonstra na perfeição o seu poder de compra, desde os candeeiros de tecto aos móveis encorpados em madeira ou mármore, à decoração das paredes. Cada divisão está minuciosamente exposta para representar como seria viver naquela época, inclusive a mesa posta com os serviços de chá e refeição principal - de fazer os olhos brilhar - e a sala dos criados, de inacreditável simplicidade e pobreza.


O Palácio Cantero funciona como museu da cidade porque também existem alas especialmente destacadas para contarem com mais detalhe a História e as pessoas que mais influenciaram o curso de Trinidad. Batalhas, espécies de animais, músicos, escritores, escravidão, ocupações e invasões são algumas das temáticas disponíveis no museu mas, se nada disto chegar, ainda há um claustro de extraordinária beleza biológica e arquitectónica e uma torre aberta ao público com um miradouro que nos permite ter uma visão por toda a zona histórica de Trinidad - uma vista que arrebata o nosso coração pelo contraste das casas coloridas com o azul do mar e o verde fechado das montanhas.


As fotografias no interior do museu, excepto o claustro e o miradouro são cobradas. Tenho apenas algumas no interior, que tirei antes da senhora me advertir, mas não achei que a regra fizesse o mínimo sentido, até porque as partes de maior interesse fotográfico são precisamente aquelas que não são cobradas. Aconselho-vos a que façam o mesmo, se lá forem: não se ponham logo a pagar porque o museu é facilmente retido na memória mas aquilo que vocês realmente querem guardar para o futuro é a imagem aérea inacreditável sobre Trinidad.



 Fotografias da minha autoria, por favor, não as utilizar sem autorização prévia

5 comentários:

  1. Que fotos lindas mais uma vez :).
    Adorava visitar o palácio, adoro tudo aquilo relacionado com a História, acho que adoraria fazer essa visita.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. Parece-me um sitio mágico :)

    Beijinho ♥
    the-not-so-girlygirl.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Adorava visitar Cuba, sem dúvida é um país que me encanta. Para além disso, estou a gostar muito das tuas publicação sobre o mesmo! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Eu bem digo, as tuas publicações deixaram-me (e deixam) com uma enorme vontade de visitar Cuba! Btw, adoro a organização do Passaporte! Um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Inês, eu juro, se estas fotografias estivessem no tumblr eu reeblogava-as de certeza pois o meu tumblr é um local onde coleciono fotografias bonitas e inspiradoras! Que lugar estonteante!

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)