quinta-feira, 23 de junho de 2016

LIVROS || Como Água para Chocolate


Admito, sou uma fascinada pela América do Sul. As pessoas, a cultura, o clima, as paisagens, a História. E mesmo com o seu historial de violência, pobreza extrema e criminalidade, não consigo deixar de querer saber mais e de ler mais livros que me transportem até lá enquanto um bilhete de avião para esses destinos não está nas minhas mãos. Como Água para Chocolate garantiu-me essa viagem.

É num romance de época no México rural dos princípios do séc. XX e no meio de uma revolução que Laura Esquivel - autora - nos dá a conhecer a história de Tita, a mais nova de três irmãs, com uma paixão incomensurável pela gastronomia e por Pedro, com quem está interdita de casar por ordens da mãe que, seguindo a tradição familiar, proibia que a filha mais nova casasse e que esta apenas existia em serventia da mãe, até à sua morte.

Este foi um livro que me apaixonou pela sua enorme abordagem de temas, a começar por ser um livro muito sensorial, que puxa à vossa imaginação e sentidos. É um livro em que cada capítulo tem incluída uma receita invulgar mexicana e que Laura Esquivel enquadra cada receita no contexto do capítulo. Há sempre uma razão para cada receita existir em cada capítulo e é delicioso a forma como Laura relaciona toda a parte da confecção e da degustação com os sentimentos e aspirações dos personagens. Tita e Pedro, pelo seu amor proibido, comunicam-se pela culinária e damos por nós a sentir exactamente cada cheiro, cada gosto, cada textura e sensação que Esquivel pretende que nós sintamos e isso garante não só um enorme envolvimento com a história dos personagens em si, mas também com todo o livro.

Desenganem-se com possíveis previsibilidades por ser a história de um amor proibido. É isto que eu adoro em autores latinos: são tão calorosos a escrever como imprevisíveis e ao longo do livro encontramos trezentas viravoltas e momentos inesperados. E também não pensem que este romance é um Nicholas Sparks mexicano porque vão desiludir-se. Como Água para Chocolate tem também uma enorme contextualização Histórica muito interessante sobre o México e a sua ascensão e sobre temáticas tão actuais neste momento como o feminismo e a luta pelo livre arbítrio da mulher. 

Sabem aqueles livros que temos de ler pelo menos uma vez na vida para nos evoluírem por dentro? Como Água para Chocolate é um deles. É um livro que nos faz crescer. De leitura obrigatória.

Autora: Laura Esquivel
Número de Páginas: 179

4 comentários:

  1. A minha avó ofereceu-me esse livro e disse que apesar de eu não gostar de romances que ia adorar este livro. Abandonei-o na minha estante mas agora com o teu post fiquei curiosa e vou começar a lê-lo hoje!

    ResponderEliminar
  2. No 11°, a minha professora de Português apresentou-nos uma lista de livros para o contrato de leitura e este era um deles. Pela forma como ela falou dele, fiquei bastante interessada, mas acabei por escolher o "Se Isto é um Homem" de Primo Levi.

    Com esta publicação, trouxeste ao de cima uma leitura que quero há muito fazer e a tua opinião reforçou ainda mais isso! Obrigada por esta review!

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar
  3. Fiquei tão curiosa! O Verão é a altura ideal para retomar as minhas leituras por isso acho mesmo que vou ler este :)

    ResponderEliminar
  4. Fiquei seriamente interessada! E a ideia das receitas é genial, para além de que me parece uma viagem mental deliciosa! A ver se lhe deito as mãos :)

    Jiji

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)