FILMES || Once Upon a Time... Walt Disney


No início deste mês, em jeito de celebração do dia da criança, a RTP2 transmitiu um documentário delicioso sobre o criador do universo de animação mais adorado por todo o mundo: Walt Disney. E, apesar de terem escolhido a dedo a data de estreia deste documentário, desenganem-se se pensam que a abordagem foi infantil ou fantasiosa, muito pelo contrário; Once Upon a Time desconstruiu a magia dos filmes da Disney que nos fazem sonhar, suspirar, acreditar em felizes para sempre e em sonhos que se tornam realidade e transportou-nos para a mecânica.

Walt Disney tinha origens muito humildes onde a sua infância foi intensamente marcada pelos contos tradicionais europeus que todos nós também já ouvimos dos nossos pais antes de deitar. Por isto mesmo é que os "Clássicos da Disney" nos arrebatam tanto: nós já conhecíamos todas aquelas Princesas e Heróis e agora podíamos vê-los ganhar vida. 

Mas aquilo que torna o documentário soberbo é a prova de que não basta uma boa base de literatura infantil europeia para se construir um filme de animação que atravesse gerações ao longo dos anos. É preciso ler, estudar cinema, arte, correntes artísticas e personalidades marcantes. Walt Disney não queria que as suas produções chegassem a uma determinada elite socio-cultural. Walt Disney queria levar a cultura às pessoas que não a tinham disponíveis no imediato.

A forma como ele escolheu toda a equipa para fazer as produções que tão bem conhecemos hoje, a inspiração artística para determinados personagens e cenários... Sabiam que a ilustração da Bela Adormecida segue uma corrente artística tão específica que é possível encontrar alguns dos cenários do filme em muitos quadros famosos? Sabiam o que teve de fazer a personalidade que dava a voz da Rainha Má da Branca de Neve para fazer a voz após a sua transformação para aquela velhinha assustadora? E sabiam que essa velhinha é inspirada, também, num quadro? E sabiam que a Alice no País das Maravilhas levou quase uma década a nascer e foi um autêntico desastre de bilheteira?

Todo o documentário segue este tipo de caminhos com curiosidades fascinantes e detalhes altamente pertinentes. Os recursos da produção, a forma como a vida de Walt é tão reflectida nos filmes, a sua filosofia e como tão bem está fundamentada nas suas produções... É um documentário extraordinário que nenhum miúdo ou graúdo se arrependerá de ver. Agora já me percebem quando digo que os filmes da Disney não são para crianças? 

6 comentários

  1. Julgo que, como são filmes animados, acabam por ser para crianças. No entanto, somos nós, adultos, que vamos perceber o que o filme nos quer mostrar, somos nós adultos que vamos valorizar o seu conteúdo. Sou uma eterna apaixonada pelos filmes da Disney. Amo!

    ResponderEliminar
  2. Tenho MESMO de ver esse documentário. Orgulho me chamar uma Disney connoisseur e realmente há dados que referes aqui que desconhecia!
    Acho que há muito da Disney que não é para crianças mas é isso que faz parte da marca, não há NINGUÉM independentemente da idade, que lhe fique indiferente.

    Marta Rodrigues, Majestic

    ResponderEliminar
  3. Fiquei bastante curiosa!! :o A ver se consigo encontrar o documentário pela internet! *-*

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.