PASSAPORTE || Ronda, Espanha


Foi nesta viagem incrível que me apercebi de um facto; Apesar de já ter visitado alguns locais (Andalusia, Sevilha, Salamanca, Barcelona, Málaga, Ronda, Aracena) nunca fui a Espanha no Verão. Nunca. Sempre visitei estes destinos em épocas diferentes mas em nenhuma eu estava de férias do Verão. E, mesmo assim, Espanha faz-me lembrar o Verão, quer a visite em Abril, quer a visite em Novembro. Sou sempre recebida por Sol e calor, por um tempo seco que me faz sempre voltar mais loira e com mais sardas. Para mim, Espanha é um eterno Verão e, como sei que é a estação em que sou mais feliz, visitar Espanha é receber um boost de felicidade, especialmente quando a companhia é incrível. Em Ronda senti precisamente isso.


Ronda é um paradoxo. O tempo seco, muito quente e as praças de cores calorosas e amareladas fazem-nos transportar para cidades muito a Sul, na verdadeira cultura e arquitectura mediterrânica e balnear, mas a paisagem equilibra os nossos pensamentos com o céu e as montanhas azuis e esbranquiçadas e as planicies verdejantes. Não há um recanto deselegante em Ronda; Tudo é de uma incrível beleza e há sempre algo maravilhoso para os nossos olhos mirarem. 






As paisagens montanhosas e o clima e arquitectura mediterrânico fundem-se de uma forma tão invulgar que resulta. E um dos melhores sítios para o poderem comprovar é na famosíssima Puente Nuevo, uma ponte de comprimento astronómica e que parece nunca acabar. A primeira coisa que me fez lembrar foi no Aqueduto das Águas Livres mas em versão curtinha, pelos seus arcos muito profundos e pela própria construção da mesma. É nela que se podem maravilhar com a fusão de paisagens e sentir a imensidão do mundo. Por onde olham, a paisagem é aberta e o horizonte extenso. Há casas nos rochedos mais improváveis, a água segue o seu percurso no fundo do vale, que é tão profundo que temos de nos debruçar para a observar. Há esplanadas em cada recanto e as pessoas saem às ruas para apanhar um Sol incrível em pleno Abril. Mas não é só a ponte que nos encanta. Há a praça de touros, as igrejas de cor amarela, as casas tão típicas espanholas (com as suas varandas em ferro preto e vazinhos coloridos e as janelas rectangulares e estreitinhas), a Praça de Portugal e ainda um coreto com um miradouro quadrado e minúsculo que está equilibrado no muro e no qual têm uma varanda para poderem observar quase "do ar" a paisagem envolvente. Ronda é bela e sabe disso. Tira proveito disso. E é impossível deixar de olhar, de a admirar, de tirar fotografias e adorar. Quero regressar a Ronda e ver mais. E matar saudades do que já vi e me encantou.









Todas as fotografias são da minha autoria, por favor, não as utilizar sem autorização prévia

6 comentários

  1. Parece um lugar encantado. Tão giro

    ResponderEliminar
  2. Que lugar maravilhoso, Inês! E que fotografias incríveis! Tão bom poder viajar contigo neste blogue...
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  3. A-d-o-r-e-i a descrição que fizeste de Ronda. Não conhecia e fiquei cheio de vontade de conhecer. Quem sabe um dia... As fotografias estão incríveis! :)

    ResponderEliminar
  4. Estive lá há 6 anos e lembro me que adorei! Nessa mesma viagem visitei também outras terras a volta, foi super giro! :)

    ResponderEliminar
  5. Não conheço Ronda mas tenho a mesma opinião que tu relativamente a Espanha, apesar de não conhecer mais do que cinco ou seis cidades :)

    ResponderEliminar
  6. Quero tanto visitar esta cidade! Descobri que existia há pouco tempo e fiquei fascinada e andava a ler os posts antigos do blog e descobri este. Parece um sítio tão fora do comum :)

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.