FILMES || Os Oito Odiados


Já toda a gente sabe que sou fã de Tarantino e quando vi Os Oito Odiados no cartaz de cinema, saltei de alegria. Estava tudo pronto para um serão em grande: pipocas, boa companhia e sangue falso prometido. O que podia correr mal?

Até me custa dizê-lo, mas fiquei muito desiludida. Definitivamente este não é um filme que considere que possa ir para o repertório fantástico de filmes bons do Tarantino. E o que mais me irrita quando um excelente realizador me desilude, é quando tinha todos os trunfos na mão para criar uma coisa para lá de brutal: a banda sonora é do caraças e com a instrumentalização tão bem explorada (valeu Oscar, senhores, por algum motivo foi), o elenco é ma-ra-vi-lho-so, a história em resumo tem potencial, mas tudo junto não combinou. Algo aqui falhou e eu tenho a certeza do que foi: a história era pequena demais para a carrada de filme que fizeram.

Oito homens que têm todas as razões para se quererem matar uns aos outros ficam presos numa pequena pousada durante uma tempestade. Sentem o potencial que poderia ser criado a partir desta ideia fabulosa? Mas não. O filme é, na minha opinião, demasiado longo, "pastela" em algumas cenas e eu acho ultrajante que seja a banda sonora (já vos disse que é do caraças?) e os actores - que fizeram um papelão exímio, especialmente a Jennifer Jason Leigh, que foi inacreditável - a suportar e a levar o Quentin às costas. Com tanta obra prima incrível, este pareceu-me um borrão de dedo que o elenco e a música abrilhantaram. 

O filme é bom por estes elementos apenas, não é extraordinário por uma realização e edição que, para mim, não funcionou. Para a próxima, Tarantino. Continuo tua fã. Prometo!

5 comentários

  1. Comecei a viciar em Tarantino graças ti, Inês! Fico contente por este texto de opinião, que traz um bocado de lufada de ar fresco à blogo.:)

    ResponderEliminar
  2. Dammit! E eu que depositava tanta esperança neste filme - a visão de uma adaptação a teatro fascina-me...mas bom, ainda não o vi!

    Jiji

    ResponderEliminar
  3. Eu cá gostei bastante do filme mas sem dúvida que não é o melhor dele!

    ResponderEliminar
  4. Ainda não o consegui ver, é pena que não tenha correspondido às tuas expectativas! Bjs!

    ResponderEliminar
  5. Uma história muito bem executada (um filme que tem que assisitr da HBO MAX ONLINE ) , interessante! A premissa do filme é simples, mas a execução é impecável. Temos algumas tomadas memoráveis e trilha sonora de primeiríssima, mas seu ponto mais forte está nos diálogos, que retratam bem o período no qual a película é situada sendo ao mesmo tempo modernos e ainda relevantes. Também há uma certa sensação claustrofóbica por não se ter para onde fugir e o fato da gravação ter boa parte sido feita em locação (ao invés de estúdio) ajuda nisso, pois percebe-se que estamos definitivamente diante de um ambiente gelado e que isso não é mera obra de computação gráfica. O elenco também está afiadíssimo, com destaque especial para Samuel L. Jackson, que pode muito bem estar diante de uma possível indicação ao Oscar, ainda que não se possa descartar nenhum dos atores para a honraria.

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.