LIVROS || Doidas e Santas


Martha Medeiros é uma jornalista brasileira que escreve em colunas de jornal pequenas crónicas sobre tudo o que conseguirmos imaginar. Como acontece a inúmeros cronistas, ao fim de algum tempo eles compilam todas as crónicas num livro e, neste caso, aquele que me apareceu em mãos foi o Doidas e Santas.

São contos (ou crónicas, vá) pequeninos, não ocupam mais que uma página e meia e não há um fio condutor entre cada conto, o que significa que a qualquer momento eu posso saltar páginas e páginas do livro e ler um conto aleatório. Tal como nos jornais, podemos esperar os mais variados temas, amor, música, reflexões sobre acontecimentos aleatórios da vida... Tudo e mais alguma coisa.

Uma característica que me fez gostar e identificar imenso com a Martha é que ela, a partir de um acontecimento obsoleto que aconteceu no seu quotidiano, consegue fazer disso um ponto de partida para um pensamento profundo e importante de ser partilhado. Como a partir de pequenas coisas podemos tirar grandes conclusões. Sobre os nossos objectivos de vida. Sobre as mudanças. Sobre a nossa necessidade de certezas. Sobre os nossos parceiros de vida. Sobre as nossas amizades. E são tão curtos e refrescantes que conseguimos ler aquilo com despreocupação mas cabeça pensante. Acabamos cada página e temos de pousar um pouco o livro para percebermos de facto o que ela quer dizer e transportarmos essa mensagem para as nossas vidas. Acho isso soberbo. Gosto imenso dos pensamentos dela, gosto da forma como ela conclui determinados momentos da sua vida, como consegue fazer-me motivar e ver que determinadas atitudes e decisões são necessárias.

Eu não tenho um livro físico dela, aliás, eu descobri-a porque a app Issuu (que já falei AQUI no Bobby Pins) sugeriu-me em leitura e o livro aparentemente está lá, gratuito, por isso qualquer um de vós pode ir lê-lo a qualquer momento e eu recomendo que o façam. É excelente para uma pequena leitura antes de dormir e uma pequena reflexão antes de adormecermos.

Autor/a: Martha Medeiros
Número de Páginas: 204

4 comentários

  1. Não conheço o livro - nem a cronista - mas a explicação do terceiro parágrafo fez-me lembrar da Ju do Naïve por causa das reflexões que têm como ponto de partida as situações de quotidiano :)

    ResponderEliminar
  2. Não conheço o livro nem a autora, mas agora quero conhecer. Gosto sempre de crónicas assim :) e não conhecia a app!

    Jiji

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia, mas parece interessante.

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia o livro nem a cronista, mas depois de ler o teu post, pus-me a ler alguns textos do livro e confesso que adorei. Realmente, a autora a partir de coisas tão pequenas faz grandes reflexões. Os textos que li dela puseram-me mesmo a pensar na vida.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.