FAMÍLIA || Uma pitada de ansiedade, uma mão cheia de força

Fotografia da minha autoria, por favor, não a utilizar sem autorização prévia
Amanhã vou iniciar uma nova etapa na minha vida que, por várias razões e detalhes, ainda é um salto no escuro. Falta imensa coisa para acordar, para definir, para oficializar e mudar mas não é sobre as coisas que me deixam receosa que vos quero escrever hoje.

Hoje foi o último dia da minha vida em que soube precisamente o que estava a fazer. Amanhã é incerto, uma aprendizagem e uma mudança à qual certamente me adaptarei mas que, para já é incerta, claro. E a última vez que me vi com uma enorme cortina à frente dos olhos era caloira. E no meio de tantas dúvidas, inseguranças, ansiedades (nas coisas grandes e nas coisas inúteis) e receios, despedi-me do meu último dia de férias (termo que não sei quando vou voltar a ver, mas sei que não será tão cedo) da forma mais maravilhosa que podia imaginar: com um almoço de família.

Com uma mesa recheada de coisas maravilhosas e que adoro comer. Com todas as entradinhas mais apetecíveis, com o João do meu lado, alegre e queixoso da tabuada do 7, com o sorriso do meu namorado à mesa, alinhando nas piadas do meu pai e contribuindo, com a nostalgia académica da minha tia, com a melhor comida do mundo, que é a da avó, que faz sempre refeições para nós e mais quarenta pessoas imaginárias, com a generosidade do avô e com música de Jazz no fundo.

Foi um dia em que, apesar de não estar de coração totalmente tranquilo e sossegado, estava cheio. As pessoas que mais amo no mundo estavam ali todas reunidas à mesa, a rir, a conversar, a contar histórias, a deixar opiniões, a trocar olhares e sorrisos e a fazer memórias. A lembrarem-me do quão chata, insuportável, divertida e importante eu sou nas suas vidas.

Nunca fazemos mudanças sozinhos. Por mais identidade e individualismo que tenhamos (e que aprovo), nunca somos, de verdade, sós. E para quem gosta de nós de verdade, quem nos ama, nos atura, sente falta de nós, as nossas mudanças, decisões e rotinas fazem parte das suas vidas. E também têm de se adaptar às nossas escolhas.
Numa fase tão importante, diferente e assustadora na minha vida, eu quero encarar tudo com coragem. E sei que ela existe, em grande quantidade, graças a todas estas pessoas, cada uma com uma enorme importância na minha existência enquanto Inês; A que me deu arroz, a que me perguntou se depois podíamos dar um passeio no parque, a que me deu a mão debaixo da mesa e me deu beijos na testa, a que disse à mesa "desde pequenina que fazes isso", a que trouxe cheesecake a pensar em mim.

Os desafios foram feitos para assustar, para serem difíceis e para nos exigirem progressão. E sei que consigo enfrentá-los por ter pessoas tão maravilhosas do meu lado, que me apoiam e sabem que consigo (mesmo quando me esqueço). No meu último dia de férias fui o mais amada possível. Estou pronta.

14 comentários

  1. Força Inês! Toca a consumir essa adrenalina. :)

    ResponderEliminar
  2. Não imaginas como fiquei arrepiada com este teu texto, Inês! É verdade, os novos desafios assustam-nos imenso. Assustam-nos demais! Mas, Graças a Deus, que tens esse apoio tão importante e que te fazem sentir amada. É muito importante termos essas pessoas queridas ao nosso lado para acreditarem em nós e nos transmitirem energias positivas. Beijinhos grandes Inês e muita, toda, a sorte do Mundo! Sei que vais enfrentá-lo com a garra e a força que nos habituaste :)

    ResponderEliminar
  3. Li o teu texto a sorrir até ao fim porque sei o quão bom é sentir isso (: muita, muita sorte para a nova etapa

    ResponderEliminar
  4. Que bom ser assim amada :)
    Muita sorte Inês!

    ResponderEliminar
  5. A tua genialidade está nisto. Na conversão de momentos banais ou então mesmo assustadores em algo inspirador, bonito de se ler. E mesmo que amanhã não sejas perfeita, hoje foste. Por tentares fazer desta memória algo significativo, porque o é. Porque, não interessa o que aconteça, no fim do dia o que realmente importa são as pessoas à mesa.

    You go, girl!

    ResponderEliminar
  6. Foi uma bonita forma de terminar uma nova etapa. Até pode ser que seja um bom presságio e que tudo corra bem daqui para a frente. Boa sorte! :)

    ResponderEliminar
  7. Que tudo te corra bem, boa sorte. Beijinhos;)

    ResponderEliminar
  8. quando te li no twitter percebi que as mudanças iriam ser muitas e este texto fez-me perceber o porquê. boa sorte para esta nova etapa, e vai com força. tenho certeza que vai correr bem, porque tu tens tudo para fazer com que corra bem. Às vezes precisamos de sair da nossa zona de conforto e ver no que dá! Boa sorte, Ines!

    ResponderEliminar
  9. Fiquei com lágrimas nos olhos ao ler este teu texto. Tão pessoal, tão carinhoso, tão delicado e escrito com tanto amor!
    Boa sorte, Inês! Estou certa de que vai tudo correr pelo melhor. Se assim não for todas essas pessoas continuarão a amar-te da mesma forma ou ainda mais, porque conhecendo o pouquinho de ti que conheço, não irás deixar que isso te deite a baixo e irás transformá-lo num ensinamento precioso que irá melhorar a tua forma de ver o mundo.

    ResponderEliminar
  10. É muito bonita a existência de apoio e união... Boa sorte

    ResponderEliminar
  11. Adoro a forma como escreves e descreves os momentos que mais dás valor com as pessoas que mais amas!
    Espero que hoje tenha sido o primeiro dia de uma vida profissional cheia, porque mesmo sendo um estágio, já estamos a exercer, já temos uma imensa responsabilidade!

    ResponderEliminar
  12. Desejo-te tudo de bom e que seja uma nova etapa cheia de aprendizagens! Muita força Inês!

    ResponderEliminar
  13. Espero que esteja tudo a correr bem!! E que tenhas muito sucesso, Inês (mesmo!).

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.