sábado, 19 de março de 2016

BOM GARFO || Ambient&ar


Já andava há tempos infinitos para experimentar o restaurante que fica no topo da Várzea, em Torres Vedras. O conceito está muito bem pensado e visa não tentar roubar o lugar do já tão famoso Saborear: se neste podemos encontrar uma esplanada familiar com música ambiente, com burburinho das conversas, risadas e pedinchices das crianças, no Ambientar, a fórmula é mais intimista e caseira.

Um espaço pequenino, de grandes janelas para a vista maravilhosa do parque e com uma decoração rústica e tão, tão gira! As mesas são corridas, com cadeiras antigas e quase todas diferentes e... as mesas são portas restauradas antigas! Sim, em cada mesa vão encontrar uma porta giríssima restaurada com um tampo de vidro e pratos que fazem lembrar uma magnífica casa de campo. Em todo o redor temos o brilho das velas, cujos castiçais são garrafas de álcool bem conhecidas. A parede em ardósia relembra-nos com doçura que não há wi-fi mas que há pratos maravilhosos para provar, a bicicleta guarda religiosamente inúmeras bebidas e a cómoda com um enorme espelho exibe vinagres em mason jars com ingredientes alternativo e azeites aromatizados (que podem pedir para servir nas entradas). Tudo isto acompanhado com música de fado alegre ou de marchinhas/revista portuguesa em baixo tom.



Para entrada pedimos uns cogumelos recheados com bacalhau e pimenta rosa que estavam divinais. O sabor era fresco, a combinação era extraordinária e fiquei com uma vontade gigante de experimentar fazer esta receita para um lanche ajantarado no Verão. Pedimos também uns croquetes de alheira, que é algo que eu adoro, uma alheira com um toque super crocante.

Para prato principal eu pedi um bife com molho de cogumelos e a minha companhia um caril de bacalhau. Mais uma vez, a entrega, a decoração e o cuidado do prato foi extraordinário e marcou pela diferença. Fiquei super agradada com o molho de cogumelos, não é vulgar ou insípido, era aveludado, tinha tempero e um toque de pimenta rosa e o bife estava no ponto médio, como adoro. O caril também provei e estava fenomenal, a mistura com a secura típica do bacalhau e o arroz solto combinavam na perfeição. Fez-me querer voltar para provar também aquele prato ou todos os outros hambúrgueres alternativos que me despertaram interesse na carta, ou o bife com molho de alfazema.



Para sobremesa, um brownie com uma bola de gelado de baunilha e um crocante de amêndoa. Não há muito a dizer sobre este doce, mas fez a minha barriga sorrir e chorar por mais. Ainda comentei com o nosso simpatissíssimo empregado que tinha ficado indecisa na altura de escolher o bife com molho de cogumelos ou o de três pimentas e que um dia voltava para provar este último e ele trouxe-me uma amostra do molho e umas tostas para provar e aprovar. E quando o serviço é assim, dá para não voltar? 

Com esplanada em frente para os dias de Verão e puffs na relva para banhos de Sol, para mim, o Ambientar foi feito para jantares de amigas que têm muito para contar, para um jantar romântico e intimista com a doçura da música portuguesa e o calor da chama das velas ou para reunir a família mais querida. Destaca-se pela diferença de conceitos e receitas e conquistou-me. Quero voltar. Muitas e muitas vezes!

______________________________
Parque Verde da Várzea, Centro de Educação Ambiental, 2560-683
Torres Vedras
Contacto: 968 777 355/960 432 492

3 comentários:

  1. Adorei esta publicação! As descrições, as fotografias, OH MEU DEUS, estas fotografias estão fantásticas e penso que, de acordo com aquilo que escreveste, foram muito bem aproveitadas! Fiquei com muita curiosidade em visitar!

    Beijinhos!
    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar
  2. Estes sítios são verdadeiros países das maravilhas

    ResponderEliminar
  3. Que sítio divinal, e tão perto de casa! Realmente, não passo pela Várzea há imenso tempo. Tenho de lá voltar, conhecer este sítio e de preferência com companhia :)

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)