Coisas que aprendi no meu curso

Fotografia da minha autoria, por favor, não a utilizar sem autorização prévia
Além dos distúrbios alimentares mais famosos, anorexia nervosa, bulimia... Existe um outro, menos badalado: Ortorexia. A ortorexia é um distúrbio de quem só consegue comer "alimentos saudáveis".
E antes que respondam "mas que raio de distúrbio, desde quando isso é uma doença? Estes nutricionistas inventam cada uma... Quem me dera ter isso" não é assim tão simples. Uma pessoa que sofre de ortorexia tem comportamentos muito particulares que não se limitam apenas a escolher alimentos e refeições saudáveis e variadas em detrimento de junk food e outros. Uma pessoa com ortorexia tem uma obsessão com os alimentos que considera saudáveis e com as calorias que consome, pesa todos os seus alimentos, conta bagas de arroz, se preciso, para garantir que tudo está dentro do controlo e corta da sua alimentação comida processada de uma forma tão intensa que, se comer algo que julga não estar dentro do "padrão saudável" tem comportamentos purgativos que podem passar por fazer jejum, vómitos, exercício físico em excesso. A imagem corporal, como em quase todos os distúrbios alimentares, tem um papel de peso. Mas perguntam vocês que diferença terá de uma anorexia ou bulimia se, também neste caso, existem comportamentos purgativos? A resposta está na permissão para se comer. Uma pessoa que sofra de anorexia tem como objectivo principal ingerir o menor número de alimentos possível, sejam eles quais for. Uma pessoa que sofra de bulimia tem breves momentos de compulsão, em que não resiste à proibição de comer e depois, com sentimento de culpa, purga-se. Uma pessoa que sofra de ortorexia nunca se vai proibir de comer. Mas será tão obcecado com o seu padrão alimentar que os seus pensamentos vão estar constantemente concentrados na sua dieta. Não há nada mais que ocupe a sua cabeça a não ser o que comeu, o que quer comer e o que vai comer. Tudo isto com uma disciplina abusiva sobre si próprio para não sair da linha. Portanto, a Ortorexia não é simplesmente um comportamento consciente e saudável de que devemos ter uma alimentação equilibrada que, por vezes, passa por comermos alimentos não tão saudáveis ou mais processados. Todos os alimentos que uma pessoa que sofre de ortorexia consome são esmiuçados a nível nutricional até ao mais ínfimo detalhe e se na sua composição está presente algo do seu desagrado (por mais residual que seja), esse alimento é automaticamente posto de parte. Mesmo que não tenha efeitos negativos por esse componente existir. Na sua cabeça, existem.

Apesar de ainda não ser um distúrbio muito conhecido pela sociedade geral, eu já o reconheci e fiquei chocada. É bastante interessante de identificar e tem vindo a crescer. Eu considerei-o particularmente fácil de identificar mas rapidamente é camuflado para pessoas com menos olho clínico como um comportamento de um estilo de vida saudável. É a prova de que as obsessões nunca são saudáveis. Já conheciam? Já tinham ouvido falar na Ortorexia?

12 comentários

  1. Curiosamente li três notícias/artigos sobre este tema nas últimas duas semanas apesar de, até então, nunca ter ouvido falar. Talvez seja sinal de que essa doença tem vindo a multiplicar-se nos últimos tempos apesar de facilmente ser "disfarçada" pelo estilo de vida saudável, como afirmas.

    ResponderEliminar
  2. Não fazia a menor ideia que isto existia! O bobby para além de um espaço cheio de sugestões giras é um espaço cheio de informações e curiosidades pertinentes! Obrigada pela partilha! :)

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia o nome técnico, mas desde que esta moda da alimentação saudável e do fitness veio em força que eu tenho reparado num aumento grande de casos assim. E depois é tãaaaao difícil fazer as pessoas com esse disturbio que não estão a ter um comportamento saudável.

    ResponderEliminar
  4. Eu já tive anorexia e sei o quão complicado é ultrapassar a obsessão de não comer. É horrível e é uma doença que não desejo nem ao meu maior inimigo! Contudo, agora que escreves sobre ortorexia sinto que comecei por aí pelo que escreveste! Controlava até mais não. É possível a ortorexia ir "desaguar" em anorexia? Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qualquer um destes distúrbios alimentares (e muitos outros) podem derivar uns dos outros, dependendo da pessoa em questão, do seu comportamento, do ambiente em que se insere, por aí... Há pessoas, por exemplo, que têm mais dificuldade em ser bem sucedidas com os comportamentos de anorexia e acabam por ter os tais momentos purgativos como o vómito e acabam por ficar bulímicas. Aliás, a bulimía derivada da anorexia é super comum! Por isso é também bastante possível que o teu comportamento se tenha agravado e de uma Ortorexia se tenha gerado uma anorexia. É muito típico neste tipo de casos.
      De qualquer das formas fico super feliz por ver que, aparentemente, estás recuperada e que todos os dias melhoras um pouco mais. Eu entendo que não seja algo que se consiga esquecer e muito menos recuperar e apagar totalmente da nossa vida, portanto és uma super-mulher por teres ultrapassado essa fase! Muitos parabéns, Sara! :)

      Eliminar
  5. Já tive problemas graves de saúde, e tive indícios de bulimia. Sei que não é fácil, principalmente porque há muita gente que não entende, ou simplesmente não se apercebe do que realmente se passa. Não sabia que existia a ortorexia, mas acredito que tal como os outros distúrbios alimentares que mencionas-te, não deve ser fácil, a acima de tudo, não deve ser compreendido por muitas pessoas.

    r: Também uso um creme de duche da Nivea. É o único que posso usar, sem ser os de farmácia (extremamente caros), já que a minha pele se adapta muito bem a ele :)

    ResponderEliminar
  6. Excelente post! Realmente, pensando bem nisso, há pessoas que, embora comam, levam o controlo ao extremo - isto tem que ser algum distúrbio...que muitas vezes vai disfarçado de cuidado ou insultado com um "pareces doido" e um chega-pra-lá na realidade...obrigada por nos manteres informad@s!

    Jiji

    * GIVEAWAY - Ganha um Colar + Pulseira + 3 anéis da Coolares *

    ResponderEliminar
  7. Eu já tinha ouvido falar de pessoas que controlam todas as calorias do que comem, mas não fazia ideia da existência deste distúrbio... É interessante e bom saber isso, obrigada pela partilha de conhecimentos

    ps. confesso que comecei a ler o teu post porque a foto é-me muito familiar xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho uma publicação sobre a NUTWOOD aqui no Bobby Pins :)

      Eliminar
    2. Já vi e já partilhei com os donos :)

      Eliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.