segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

#BLOGGERCC || Tradições natalícias na tua família


Debater e discutir muito sobre em que casa vai ser o Natal. Os doces de Natal já na mesa, mesmo semanas antes de o Natal começar sequer. Fazer a árvore com a mãe. Ser eu a pôr a estrela. Fazer karaoke de músicas de Natal com a minha mãe e ver os catálogos de brinquedos com o João. Instalar a app do Google do Pai Natal para o João ir vendo onde anda o Pai Natal e perguntar-me coisas como "Ele está na China. A China é muito longe de Portugal?". O cheiro a arroz doce e a sonhos. O meu pai a acordar-me cedo para eu apanhar os filmes todos que passam na televisão desde manhã. Ajudar a mãe a escolher uma foto gira de Natal para deixar uma mensagem no Facebook. Espicaçar a minha tia por cozinhar na Bimby. Todos ajudarmos a pôr a mesa. Os beijinhos à entrada e os sacos de prendas que levamos para encher a árvore. O cheiro a bacalhau cozido, o vapor que sai dos tachos e que embacia os nossos óculos e o calor da sala. Deixar o avô ver o Preço Certo, mesmo quando é dia de Véspera de Natal. Pôr a mesa das crianças. Fazer concursos de quem consegue comer mais gomas com o Nelito. Jogar PlayStation. Ter sempre opção de bacalhau com natas. Quando é Natal na casa da tia, o jantar faz-se acompanhado de músicas de Jazz natalícias, sempre. Ter direito à primeira fatia do Bolo Delicioso de Chocolate porque todoooos sabem que é o meu favorito em todo o Universo. Ver as estreias abraçada ao pequenito. Esconder a prenda mais desejada do João atrás da porta de entrada, tocar à campainha e correr para a sala e gritar "Joããããoooo, o Pai Natal tocou à campainha, corre para ver se o apanhas!". Receber enxoval do século XIII de vinte mil tias. A fatia de bolo que a avó me oferece e que chega para quatro comerem dali. Ficar à mesa. Ficamos tanto à mesa. A conversar e a discutir sobre tudo. Agitar os copos que já só têm o pé das bebidas e ver a bebida a girar. Abrir os presentes só na manhã de Natal e almoçar super tarde. Ajudar o João a montar os brinquedos, a tirá-los das caixas e a meter pilhas. Ver a Música no Coração e passear pelas ruas só para desembuchar. Lembrar-me sempre dos avós e de como eles gostavam tanto desta época e ter esperança de que lá de cima me continuem a guiar. Conversar imenso com a mãe já deitada na cama sobre mil coisas até ficarmos com vontade de dormir e nos despedirmos.

Já fizeram o vosso post sobre as tradições de Natal na vossa família? Quero tanto ver! Deixem aqui em baixo os links!

7 comentários:

  1. Adorava ter um Natal grande cheio de gente mas somos pouquinhos!

    http://dancingshoes-blog.blogspot.pt/2015/12/bcc-dia-14-tradicoes-natalicias-na.html

    ResponderEliminar
  2. acabei de instalar a aplicação para ver onde anda o pai natal com a minha prima, desconhecia :D

    ResponderEliminar
  3. Enquanto lia o teu texto houve certas partes em que parecia que estavas a falar sobre a minha família haha. Partilho de praticamente todas as "tradições" que referes, acho que só mesmo o Karaoke é que difere. Agora deixaste-me a pensar em sonhos e bacalhau com natas, estou a salivar!

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
  4. Nós temos poucas tradições. De há alguns anos para trás passamos só nós os 4 e acaba sempre por ser o mesmo de sempre que nem posso chamar de tradições.

    ResponderEliminar
  5. São essas pequenas coisas que tornam o Natal mágico!
    Beijinhos :)
    http://those-colorful-words.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. não resisti em participar :) http://mentejcapto.blogspot.pt/2015/12/christmas-is-coming-blogger-cc-14.html

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)