#BLOGGERCC || TOP5: Doces de Natal


Christmas Pudding ou "Pud" | Este não é um doce tradicional e por isso é natural que muita gente não esteja familiarizada com o doce que vos trago, mas na nossa família, todos os anos, comemos um. O Christmas Pudding é um doce natalício tradicional inglês, escocês e irlandês, embora alguns países nórdicos também já tenham arranjado algumas destas versões do original. É um bolo feito com frutos secos, ovo, pode ou não ser humedecido com melaço, com canela, noz-moscada, cravo, gengibre... É um bolo com um sabor muito intenso, concluí-se logo. Por cima costuma levar um creme de leite que faz a cobertura do bolo (não tanto como na imagem, que parece chantilly mas um creme com alguma liquidez que cobre o bolo).  Como normalmente o objectivo deste pudim é envelhecer, é humedecido com álcool (rum, normalmente) para que possa envelhecer sem se estragar, mas a minha avó costuma fazer dois Christmas Puddings e um deles não tem qualquer álcool para as crianças ou para quem não gosta do sabor com o álcool (eu). Podem juntar depois caramelo salgado para abrilhantar a iguaria. 
Em Inglaterra há imensos destes doces à venda mas cá em Portugal a única vez que vi algo parecido foi numa loja de produtos ingleses em Vilamoura.

Arroz Doce | O arroz doce da minha avó tem muito que se lhe diga. Desde que me conheço, já tive imensos amigos, colegas e familiares que diziam que não gostavam de arroz doce. É normal, eu também já provei outros arroz doce que não os da minha avó e a cara não foi a mais feliz. Mas disse sempre "Não gostas porque não experimentaste o da minha avó" e ninguém acredita. Torcem todos o nariz e dizem "Acho que nem com o da tua avó me safo". Sempre! Não há ninguém que dê credibilidade ao que digo mas toda, e repito, toooooda a gente que provou o arroz doce da minha avó e não gostava, passou a gostar. Não há uma única alma que eu tenha conhecido que disse "Não, eu continuo a não gostar". Toda a gente vira lambidona cá em casa quando a minha avó faz arroz doce e uma taça por pessoa nunca chega. Comemos a primeira, rapamos bem a tacinha e vamos à segunda ronda. Já cheguei a levar o arroz doce da minha avó a uma festa de Secundário e professoras bateram à porta da casa da minha avó para pedir a receita. É totalmente verídico. Portanto, este belo arroz não podia faltar no meu top 5. Não há segredos nenhuns: a minha avó simplesmente não monopoliza o sabor do arroz com o ovo (que é a principal razão pela qual as pessoas não gostam muito, o arroz fica a saber a doce de ovo e é horrível) e dá um toque de raspas de limão no final para soltar os sabores. Já tenho água na boca, vou ligar à avó para lhe pedir um arroz doce só para mim. Se pudesse dava-vos uma tacinha para provarem!

Bolo Rei de Chocolate | Esta é para a comunidade de esquisitinhos como eu. Vamos a rápidas confissões para que me possam julgar depressa: eu detesto Bolo Rei. O original. Detesto frutos secos, detesto aquelas pseudo-gelatinhas verdes e vermelhas por cima, detesto tudo o que envolve um Bolo Rei normal. Mas sempre gostei da massa, a massa amarelada. Não vamos falar do tempo que perdia a retirar tudo do Bolo para poder comer 3 migalhinhas de massa, que era o que sobrava. Até que a minha mãe descobriu esta preciosidade no Pingo Doce e trouxe a pensar em mim, há dois Natais: o Bolo Rei de Chocolate.
Basicamente este Bolo Rei não tem frutos secos, não tem nada a não ser a massa amarelada em mix com massa de chocolate, ou creme de chocolate recheado (às vezes eles mudam) e por fora têm pepitas de chocolate ou fios de chocolate derretido por cima. Certo, não tem nada de tradição natalícia este Bolo Rei, mas eu não sou obrigada a gostar do original, embora também mereça uma fatia. Sempre que mostro este tesouro às minhas pessoas elas deliram. O Bolo Rei de Chocolate é genial.

Velvet Cake | A minha tia adora presentear-nos com velvet cake no Natal e tem um jeitinho magnífico para o fazer. É o típico bolo com o corante vermelho no interior e com cobertura de creme de queijo. Para quem julga que o vermelho confere algum sabor desconhecido, nada mais errado, sabe à massa de bolo normal. Mas se o creme de queijo for bem feito, o bolo fica com uma combinação fantástica, com uma textura rica e com a massa humedecida, que aguça melhor o paladar.
Adoro tirar uma fatia destas logo a seguir ao jantar e comer ainda a fatia que o João deixa sempre, porque não consegue comer toda até ao fim com a excitação de ir brincar.

Bolo de Chocolate Delicioso | Sim, o nome não vos é estranho. Talvez tenham ouvido falar sobre esta preciosidade no... meu aniversário? Sim, é o meu típico bolo de anos, que nunca muda (por boas razões). Tirando as velas e o creme a desenhar as letras dos parabéns, este bolo também não falta na nossa cómoda de doces, ainda que não seja algo que só comamos no Natal. Mas não pode faltar porque é mesmo, mesmo bom! Com um creme de chocolate por cima, húmido por dentro e com um creme de natas no interior, é a loucura de toda a gente cá em casa. É o último doce que como e o que mais repito com gula. Adoro pegar numa fatia e sentar-me no sofá a ver os filmes de Natal enquanto me delicio a cada garfada ou então comer uma fatia de manhã com chá enquanto vemos os presentes de Natal. Bendito dia em que a nossa pastelaria decidiu fazer este bolo vindo dos céus.

7 comentários

  1. Aquele velvet cake está qualquer coisa!!! :)
    Que post delicioso aha...
    Beijinhos*

    http://nuancesbyritadias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. O bolo rei de chocolate Inês! Fomos separadas à nascença.

    ResponderEliminar
  3. Nunca provei Pud nem Velvet Cake mas só o aspecto aiai!

    http://dancingshoes-blog.blogspot.pt/2015/12/bcc-dia-5-top-5-doces-de-natal.html#more

    ResponderEliminar
  4. Ai que coisas tão boas!! Adoro o bolo de red velvet!!

    ResponderEliminar
  5. Agora fiquei com desejos e estou sem doces em casa :P

    ResponderEliminar
  6. Posts destes enquanto ainda não me mentalizei que vou engordar este natal, não obrigada. Estou a brincar obviamente! E realmente não conhecia o primeiro doce que mostraste, mas pareceu-me ser muito bom, pelo menos de aspeto.

    ResponderEliminar
  7. Red Velvet com queijo creme... ADORO! Tenho é pena que haja poucos lugares a fazê-lo bem (:
    Aceito esse e o bolo de chocolate, se quiseres partilhar :p

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.