sábado, 5 de dezembro de 2015

#BLOGGERCC || TOP5: Doces de Natal


Christmas Pudding ou "Pud" | Este não é um doce tradicional e por isso é natural que muita gente não esteja familiarizada com o doce que vos trago, mas na nossa família, todos os anos, comemos um. O Christmas Pudding é um doce natalício tradicional inglês, escocês e irlandês, embora alguns países nórdicos também já tenham arranjado algumas destas versões do original. É um bolo feito com frutos secos, ovo, pode ou não ser humedecido com melaço, com canela, noz-moscada, cravo, gengibre... É um bolo com um sabor muito intenso, concluí-se logo. Por cima costuma levar um creme de leite que faz a cobertura do bolo (não tanto como na imagem, que parece chantilly mas um creme com alguma liquidez que cobre o bolo).  Como normalmente o objectivo deste pudim é envelhecer, é humedecido com álcool (rum, normalmente) para que possa envelhecer sem se estragar, mas a minha avó costuma fazer dois Christmas Puddings e um deles não tem qualquer álcool para as crianças ou para quem não gosta do sabor com o álcool (eu). Podem juntar depois caramelo salgado para abrilhantar a iguaria. 
Em Inglaterra há imensos destes doces à venda mas cá em Portugal a única vez que vi algo parecido foi numa loja de produtos ingleses em Vilamoura.

Arroz Doce | O arroz doce da minha avó tem muito que se lhe diga. Desde que me conheço, já tive imensos amigos, colegas e familiares que diziam que não gostavam de arroz doce. É normal, eu também já provei outros arroz doce que não os da minha avó e a cara não foi a mais feliz. Mas disse sempre "Não gostas porque não experimentaste o da minha avó" e ninguém acredita. Torcem todos o nariz e dizem "Acho que nem com o da tua avó me safo". Sempre! Não há ninguém que dê credibilidade ao que digo mas toda, e repito, toooooda a gente que provou o arroz doce da minha avó e não gostava, passou a gostar. Não há uma única alma que eu tenha conhecido que disse "Não, eu continuo a não gostar". Toda a gente vira lambidona cá em casa quando a minha avó faz arroz doce e uma taça por pessoa nunca chega. Comemos a primeira, rapamos bem a tacinha e vamos à segunda ronda. Já cheguei a levar o arroz doce da minha avó a uma festa de Secundário e professoras bateram à porta da casa da minha avó para pedir a receita. É totalmente verídico. Portanto, este belo arroz não podia faltar no meu top 5. Não há segredos nenhuns: a minha avó simplesmente não monopoliza o sabor do arroz com o ovo (que é a principal razão pela qual as pessoas não gostam muito, o arroz fica a saber a doce de ovo e é horrível) e dá um toque de raspas de limão no final para soltar os sabores. Já tenho água na boca, vou ligar à avó para lhe pedir um arroz doce só para mim. Se pudesse dava-vos uma tacinha para provarem!

Bolo Rei de Chocolate | Esta é para a comunidade de esquisitinhos como eu. Vamos a rápidas confissões para que me possam julgar depressa: eu detesto Bolo Rei. O original. Detesto frutos secos, detesto aquelas pseudo-gelatinhas verdes e vermelhas por cima, detesto tudo o que envolve um Bolo Rei normal. Mas sempre gostei da massa, a massa amarelada. Não vamos falar do tempo que perdia a retirar tudo do Bolo para poder comer 3 migalhinhas de massa, que era o que sobrava. Até que a minha mãe descobriu esta preciosidade no Pingo Doce e trouxe a pensar em mim, há dois Natais: o Bolo Rei de Chocolate.
Basicamente este Bolo Rei não tem frutos secos, não tem nada a não ser a massa amarelada em mix com massa de chocolate, ou creme de chocolate recheado (às vezes eles mudam) e por fora têm pepitas de chocolate ou fios de chocolate derretido por cima. Certo, não tem nada de tradição natalícia este Bolo Rei, mas eu não sou obrigada a gostar do original, embora também mereça uma fatia. Sempre que mostro este tesouro às minhas pessoas elas deliram. O Bolo Rei de Chocolate é genial.

Velvet Cake | A minha tia adora presentear-nos com velvet cake no Natal e tem um jeitinho magnífico para o fazer. É o típico bolo com o corante vermelho no interior e com cobertura de creme de queijo. Para quem julga que o vermelho confere algum sabor desconhecido, nada mais errado, sabe à massa de bolo normal. Mas se o creme de queijo for bem feito, o bolo fica com uma combinação fantástica, com uma textura rica e com a massa humedecida, que aguça melhor o paladar.
Adoro tirar uma fatia destas logo a seguir ao jantar e comer ainda a fatia que o João deixa sempre, porque não consegue comer toda até ao fim com a excitação de ir brincar.

Bolo de Chocolate Delicioso | Sim, o nome não vos é estranho. Talvez tenham ouvido falar sobre esta preciosidade no... meu aniversário? Sim, é o meu típico bolo de anos, que nunca muda (por boas razões). Tirando as velas e o creme a desenhar as letras dos parabéns, este bolo também não falta na nossa cómoda de doces, ainda que não seja algo que só comamos no Natal. Mas não pode faltar porque é mesmo, mesmo bom! Com um creme de chocolate por cima, húmido por dentro e com um creme de natas no interior, é a loucura de toda a gente cá em casa. É o último doce que como e o que mais repito com gula. Adoro pegar numa fatia e sentar-me no sofá a ver os filmes de Natal enquanto me delicio a cada garfada ou então comer uma fatia de manhã com chá enquanto vemos os presentes de Natal. Bendito dia em que a nossa pastelaria decidiu fazer este bolo vindo dos céus.

7 comentários:

  1. Aquele velvet cake está qualquer coisa!!! :)
    Que post delicioso aha...
    Beijinhos*

    http://nuancesbyritadias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. O bolo rei de chocolate Inês! Fomos separadas à nascença.

    ResponderEliminar
  3. Nunca provei Pud nem Velvet Cake mas só o aspecto aiai!

    http://dancingshoes-blog.blogspot.pt/2015/12/bcc-dia-5-top-5-doces-de-natal.html#more

    ResponderEliminar
  4. Ai que coisas tão boas!! Adoro o bolo de red velvet!!

    ResponderEliminar
  5. Agora fiquei com desejos e estou sem doces em casa :P

    ResponderEliminar
  6. Posts destes enquanto ainda não me mentalizei que vou engordar este natal, não obrigada. Estou a brincar obviamente! E realmente não conhecia o primeiro doce que mostraste, mas pareceu-me ser muito bom, pelo menos de aspeto.

    ResponderEliminar
  7. Red Velvet com queijo creme... ADORO! Tenho é pena que haja poucos lugares a fazê-lo bem (:
    Aceito esse e o bolo de chocolate, se quiseres partilhar :p

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)