2015 || TOP15 de músicas que saíram este ano

Este não é um top sobre técnicas musicais, sobre sucesso de vendas, sobre popularidade musical. Para isso vocês encontram em milhões de artigos e blogues. Este é simplesmente um top das músicas que saíram este ano e mais gostei ou achei piada ouvir. Uma preferência pela sonoridade ou o que aquela música me fez sentir, simplesmente. Este ano foi um bocado complicado de conseguir meter links de jeito para algumas músicas por causa dos Direitos, por isso fiz uma coisa alternativa e criei uma Playlist no Spotify com a ordem correcta que estabeleci para as músicas para que possam ouvir todas!

15. Can't Feel My Face
Vamos falar de uma música que fala de cocaína? Não se preocupem, eu também fiquei chocada, mas de facto é do que se trata. That's why he can't feel his face when he's with her, but he loves it.
Significados de música à parte (porque agora sei que vão ouvir a música com outros "olhos") foi uma das músicas com um ritmo mais envolvente em 2015. Dava vontade de fazer 15 mil passos diferentes de dança, abanar o capacete e imitá-lo no videoclip.

14. Coisa Linda
Fiquei deliciada quando ouvi esta música do Tiago Iorc. Porque tem uma letra tão bem trabalhada e bonita, porque tem um ritmo acústico e alegre, porque fez as delícias das minhas caminhadas de Verão até à praia. Sempre que penso nesta música penso num dia aberto, céu azul e Sol a bater-me na cara!

13. Music To Watch Boys To
No Verão esgotei o saldo desta música. Ouvi uma e outra vez e adorava o arrastamento da voz da Lana, a instrumentalização e todo o ambiente que proporcionava. Foi uma das músicas do meu Verão e ainda hoje adoro fingir que sou a Lana naquele "I Like You A Loooooot...."

12. Love Me Like You Do
Cada vez oiço menos rádio porque esgota-me o amor às músicas e vou dando preferência às playlists que faço. Esta foi um exemplo da exploração exagerada, mas ainda assim eu adorei-a do início ao fim quando estreou e um grande tempo depois. Aliás, eu ainda a adoro. A doçura da voz da Ellie misturada com a letra atrevida e intensa faz com que fiquemos de coraçõeszinhos a sair da cabeça sempre que a ouvimos. Ou pelo menos era o que acontecia comigo.

11. R.I.P. 2 My Youth
Esta foi a minha música de Get The Fuck Out. Adorei o ritmo desde o primeiro momento e adorava fazer as minhas rotinas diárias a cantar esta música altamente mórbida mas gira. Às vezes sinto que esta é a banda sonora do meu semestre.
Pssst, querem uma curiosidade? A 1ª vez que ouvi esta música pensei que eles diziam: Oh I peeded on my youth

10. Tu e Eu
Mais uma música que a rádio fez questão de estragar mas que me apaixonou do início ao fim. Portuguesa, com uma letra para lá de gira e amorosa e com uma melodia um pouco melancólica mas muito bonita. Marcou grandes momentos em 2015.

9. Let It Go
A melodia doce e melancólica, a voz característica de James Bay, os acordes... Não há como não adorar a música, mesmo que tenha uma letra tão triste. Fez as minhas delícias na rádio e cantei-a com ele no NOS Alive, bem abraçada. Quase a antítese da música!

8. What Do You Mean
O Justin Bieber voltou em força e eu adorei quando este single saiu. Fez-me dançar, cantar, sentir-me feliz ao cantá-la. Fazia os meus dias e noites de estudo. Acompanhou-me muito no percurso autocarro-faculdade. 

7. Perfect - stripped
Foi a minha música favorita do novo álbum dos One Direction e, apesar de também ter gostado da versão original, esta mais acústica conquistou-me. A letra é bonita, muito ao estilo a que os One Direction já nos habituaram e a melodia é cristalina.

6. Army
Eu sei, é mais uma música da Ellie Goulding. Em minha defesa, eu nem sou super fã dela. Mas adorei esta música desde o primeiro segundo que a ouvi. Pela melodia, pela letra, pela ternura. 

5. Sober
Ouvi esta música vezes e vezes sem conta. Adorei o ritmo, adorei a batida e, apesar de não me identificar com a letra, adorava sair da Faculdade já de noite e meter este som nos meus ouvidos. Acho que a Selena Gomez deu um pulo com este álbum e esta foi a minha faixa favorita. 

4. Let It Happen
A 1ª faixa do novo álbum dos Tame Impala foi a minha companhia no carro durante muuuuuito tempo, quase tanto como a duração da música. As batidas alternativas, a voz, a melodia, encaixavam perfeitamente nas minhas viagens, nos meus dias, na minha vontade de me fechar do mundo e ouvir a música.

3. Colors Of The Wind
Sim, é uma música da Disney e sim, eu já vos mostrei. Eu adorei tudo nesta melodia. Ficou mais calma, mais doce mas não perdeu o impacto da letra. Apaixonou-me desde os primeiros acordes e fez-me ter ainda mais certezas que as músicas de animação da Disney não são, de todo, infantis.

2. Mountain
O Ludovico lançou um novo álbum no dia do meu aniversário e com ele estava esta música maravilhosa. Sei o que me puxou para a música, soube-o no primeiro momento; A combinação de acordes graves, que tanto se assemelham com os acordes graves do violino de que já vos falei. À primeira impressão até parece nem ter nada a ver, mas eu sei. Sinto-o. A mesma energia. Quanto mais grave os acordes, mais eu sinto que é precisamente aquilo que eu sinto quando tocava as duas cordas. O Ludovico conquistou-me em 2012 e desde então, cada melodia nova faz-me suspirar mais um pouco pela sua qualidade de composição. Um mestre do século XXI. E adorava poder vê-lo ao vivo em Lisboa. Oiçam a música, vale muito a pena.

1. Army of One
Esta foi a música que mais feliz me fez em 2015. Pela letra, pela sonoridade, porque me comoveu de alguma forma que não sei bem explicar. Talvez por ser a voz do Chris, talvez porque é uma música bonita com um ritmo alegre. Sei que a ouvi vezes sem conta e a cada vez que a ouvia, o meu coração ficava cada vez mais cheio. Esta foi a minha música de 2015.

E aqui está a prometida playlist


Alguma favorita?

9 comentários

  1. As minhas favoritas desta tua lista são: "Tu e Eu", "What do You Mean" e !Music To Watch Boys To"!

    ResponderEliminar
  2. Adorei a tua playlist :). Não conheci algumas músicas, mas tratei logo de ouvir! A música " Love me like you do" foi, sem dúvida, a minha preferida este ano. Mas concordo contigo: a rádio passou a vida a pôr essa música a tocar. Além disto, esta música tocava em todo o lado, nas lojas, nos centros comerciais,.. Ainda assim, eu já a ouço há tanto tempo e ainda não me fartei dela xD.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  3. Estou agora a ouvir :)
    Este ano, o Diogo Piçarra conquistou o meu telemóvel, embora «Tu e Eu» não seja das minhas preferidas, não deixa de ser linda :)

    ResponderEliminar
  4. Melhor momento para publicares um post deste género. Estava a estudar e precisava mesmo de uma playlist :) Também estava indecisa sobre se publicava um post deste género ou não e ler o teu foi o empurrãozinho que eu precisava.

    ResponderEliminar
  5. Ando há anos a fazer tops mas nunca me aventurei num de músicas do ano. Como ouço tanta coisa dificilmente conseguiria hierarquizá-las e ainda para mais reduzi-las nem que fosse a 20. Só por esse esforço estás de parabéns haha. Da tua selecção as minhas favoritas são "Let it Happen", "What Do You Mean?", "Music To Watch Boys To", "Love Me Like You Do" e "Sober". Embora não tenha o álbum dele ou seja grande fã de música portuguesa, tenho que admitir que a "Tu e Eu" do Piçarra é fantástica :)

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
  6. Acho que já ouvi quase todas por causa das tuas fabulosas playlists! :)

    ResponderEliminar
  7. Apesar de ter estado com a "Can't Feel My Face" na cabeça durante alguns dias, prefiro mil vezes a "The Hills". Acho-a bem mais envolvente e viciante. Anyway, adorei ver "Sober" no TOP porque é claramente uma das melhores do "Revival". Ritmo e letra fantásticos :)

    ResponderEliminar
  8. Não consigo encontrar no youtube a música dos Coldplay :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Este ano foi um bocado complicado de conseguir meter links de jeito para algumas músicas por causa dos Direitos" :)

      Eliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.