FRIENDS || Pessoas positivas


Há algum tempo que me esforço por ter do meu lado apenas amigos positivos, que estejam bem resolvidos com a vida e que me ajudem a retirar da minha própria vida as coisas mais positivas e felizes. Porque também sou assim, porque gosto de ficar feliz pela felicidade dos meus amigos (mesmo quando estou em baixo) e porque gosto que eles saibam que ao me recorrerem podem sempre esperar palavras com boas energias, opiniões imparciais e conselhos sem duplas intenções ou toques tóxicos e conflituosos.

Eu não tenho uma imensa rede de amigos, é bem pequena aliás porque sou bastante selectiva neste aspecto, mas faço questão de escolher pessoas com quem eu sei que neles estão guardados os mais preciosos valores. Pessoas que eu sei que vão dar-me conselhos valiosos e fazer-me ver os arco-íris que eu não encontro no céu. Pessoas com compaixão, tolerância, sem paciência para picardias ou intrigas. Pessoas que são humanas por inteiro e não cobradoras de dividendos que não existem, que nos deitam abaixo ou abusadoras de confiança. Pessoas que fazem de mim a melhor humana que posso ser. Rodear-me de malta que sabe encaminhar-me para a perspectiva da felicidade faz-me querer fazer ainda mais pelo mundo e pelos meus amigos. Foi a minha melhor decisão, especialmente lidando com a ansiedade. Já é uma luta difícil e desgastante e eu conto com amigos que a compreendam e me ajudem e não que piorem este bicho negro. E foi uma medida incrivelmente benéfica para mim mesma e que me fez ter ainda mais orgulho nas pessoas que escolhi para ter na minha vida (todos os dias ou quando podemos fazer pausas nas nossas rotinas e encontrar-nos).

12 comentários

  1. Subscrevo este texto todo. Apercebi-me disto há pouco tempo e ainda bem que me apercebi!

    ResponderEliminar
  2. Ainda no outro dia tive uma conversa sobre isto com uma colega da faculdade e não podia estar mais de acordo. Ao longo da nossa vida, mas principalmente naqueles anos em que a nossa personalidade está sob construção, é muito fácil encontrarmos pessoas tóxicas que desfaçam e minorizem aquilo em que acreditamos. Para mim, essa sempre será a pior forma de se tratar alguém. E, por isso, desde muito cedo, que fui fazendo pequenas triagens aos meus grupos de amigos. Restaram-me 3 amigos verdadeiros e uns quantos colegas. E chegam-me. Conhecem-me, a mim e aos meus objetivos. Sabem que preciso de ser feliz e sabem como o fazer acontecer.

    ResponderEliminar
  3. As pessoas que nos rodeiam são demasiado importantes para o nosso estado de espírito e para a construção do nosso "eu" em si, há que saber "escolher"... Não sou muito seletiva, porque acredito que existem pessoas de todos os tipos e não posso negar alguém só porque é muito isto ou muito aquilo, apenas aprendo a aceitar cada um (mesmo que por vezes seja difícil). Por outro lado, obviamente que sei distinguir os meus amigos mais próximos e os "amigos de verão", da "noite" e afins. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não tenho isso de amigos da noite, verão, etc porque é aí que os abusos e os problemas tóxicos ocorrem. Ou tens amigos ou não tens e se não podes recorrê-los para várias ocasiões, ou não são teus amigos ou vais a ver e tens poucos para vários propósitos num só (lá está a selectividade).

      Aquilo que faz com que fiquemos com pessoas melhores (e não muitas pessoas) é saber que, mesmo com poucos amigos e mesmo com pouca frequência de encontros podemos recorrer aos mesmos em diversas ocasiões e propósitos que não uma saída à noite ou Verão. Isso para mim são pessoas/colegas de ocasião e não amigos. Para mim amigos sais à noite se quiseres, fazes férias de Verão se puderem e vêem-se com a regularidade que for possível mas não têm um rótulo de programa indicado. É muito mais saudável e menos invasivo :)

      Eliminar
  4. Já tive duas pessoas muito tóxicas na minha vida e ainda bem que me afastei delas. Uma pessoa como eu, bastante insegura, precisa de pessoas positivas e que SAIBAM (sobretudo) ajudar-me e não que me deitem abaixo ainda mais.
    Concordo sim que a gente deve rodear-se de pessoas positivas, alegres, brincalhonas, divertidas, que saibam levantar a auto estima dos amigos.

    Olha, desde que acabei o secundário vi que só tenho mesmo 2 pessoas a quem possa chamar de amiga. O resto meio que me abandonou, só falo para duas ou mais e são pessoas com quem andei no ensino preparatório.

    ResponderEliminar
  5. É importante estarmos rodeados de pessoas que sejam positivas. Mesmo que as pessoas sejam positivas e muitas vezes tenham dias em que estão numa onde mais negativa, eu sou quem tenta ver o melhor da situação e tentar alegrá-las :)

    ResponderEliminar
  6. Já me afastei de muitas pessoas toxicas que me podiam ter levado por caminhos terríveis e comecei a escolher os meus amigos r acho que tenho um grupo bem porreiro em nos entre-ajudamos (em tudo!) uns aos outros, é muito bom!

    R: primeiro era para ser Salazar slytherin, mas não deixaram devido ao país em que vivemos e à "polémica política" que podia causar com quem nos visitasse ou assim. Eu quis sirius black mas nem todos concordaram e depois ficou spot que era simples e fazia sentido pq ele tem uma mancha branca no peito! :)

    ResponderEliminar
  7. Subscrevo, tento ter por perto pessoas positivas e felizes com a vida. :)

    ResponderEliminar
  8. cada vez mais me identifico contigo :) a partir do momento que cortei com todos os meus "amigos" tóxicos e me rodeie de pessoas positivas, alegres e com paixão que a minha vida deu uma volta 360 e não podia estar mais feliz ^^ o que se quer é pessoas que não criem drama por tudo e por nada e que nos tornem melhores humanos

    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. desculpa la, mas como se pode ter só amigos positivos?
    toda a gente tem dias, momentos maus e problemas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ser uma pessoa feliz e positiva não significa estar sempre contente, sem momentos maus ou problemas mas sim ter uma atitude optimista, de tentar ver o lado bom das coisas e a outra face da moeda para conseguirmos reagir com mais coragem e firmeza na vida. Uma pessoa positiva, mesmo num momento mau, não te deita abaixo constantemente nem deixa de ficar feliz por ti só porque um bom momento aconteceu na tua vida. Temos de aceitar os maus momentos dos nossos amigos (tal como escrevi, nem sempre consigo ver os arco-íris no céu e se eu não consigo, também dou o desconto aos meus amigos) mas quando eles não conseguem eu faço por os ajudar a ver, tal como eles me ajudam a mim. E isso muda a forma de uma pessoa ver a vida. Por isso sim, é possível ter amigos positivos :)

      Eliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.