sábado, 21 de novembro de 2015

FILMES || Amigos Improváveis


Após Driss cumprir uma pena de 6 meses de prisão, vê-se encurralado sem o subsídio de desemprego garantido. Para o conseguir recuperar precisa de três cartas de recusa de trabalho assinadas. E é na porta de Philippe que Driss tenta obter uma das assinaturas.
Enquanto isso, Philippe é um multimilionário tetraplégico que procura um auxiliar de enfermagem qualificado. Os dois atravessam-se no caminho e Philippe oferece um período experimental para Driss realizar as tarefas de enfermagem, embora não tenha qualquer formação para a mesma. A amizade que nasce então entre os dois é inexplicavelmente bonita.

E bonito é o adjectivo ideal para descrever este filme. Raramente existe esta capacidade de um filme que aborda temas tão sérios conseguir ter a leveza do humor, que nos faz rir de verdade, e no minuto a seguir olhos marejados de lágrimas (como eu tive). Não é um filme sobre dramas nem sobre vítimas, mesmo que limpemos uma ou outra lágrima. É um filme sobre querer viver e querer viver com qualidade, estejamos nós em plena função das nossas capacidades ou presos a uma cadeira de rodas.

Aborda temas de excelência como a interpretação humana da arte, da música (clássica ou moderna), dos valores e princípios humanos. Da lealdade inerente a sermos amigos e do companheirismo. Da capacidade que nós temos de mudar a maneira como os outros olham para o mundo e, talvez, pintá-lo de uma forma mais bonita.

A banda sonora de Ludovico Einaudi é um plus, o meu compositor moderno predilecto. Amigos Improváveis é um filme que nos ensina a ser mais pelos outros mas, ainda mais importante, a sermos mais por nós próprios. Todos temos um valor incrível e incalculável. E, por vezes, temos a sorte de encontrar pessoas preciosas também, de uma forma inesperada... ou improvável! Imperativo ver.

10 comentários:

  1. Um dos meus filmes favoritos! É fantástico, emocionante e faz-nos pensar.

    ResponderEliminar
  2. O filme está genial! Não há uma única cena, um único pormenor ou uma fala que eu alterasse. Obrigatório ver! =)

    ResponderEliminar
  3. Esse filme é lindo. Tem uma história fantástica

    ResponderEliminar
  4. Foi este mesmo filme que quase me obrigou a ver o filme "Samba", protagonizado pelo ator que interpreta Driss. Estava com expectativas demasiado altas e desiludi-me, mas o mérito do ator continua lá, apesar de Samba ser um filme mais chato e sem um fio condutor, na minha opinião.

    ResponderEliminar
  5. Vi esse filme numa aula e A-D-O-R-E-I!

    ResponderEliminar
  6. É um dos filmes que mais adorei ver. Sem dúvida que me tocou e acho que toda a gente o deveria ver. É um filme especial.

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)