FACULDADE || Com ajuda do Secundário? Sim!


Parece inacreditável mas mesmo estando eu no 4º ano de um curso de ensino superior, ainda hoje recorro aos apontamentos que escrevi em Biologia de 12º ano. Não só por causa da matéria em si mas porque a minha professora quis dar, na altura, imensa documentação extra à matéria das aulas, sobre coisas um pouco mais "à frente" mas relacionadas com a matéria na altura. Lembro-me de imensa gente da minha turma ficar indignada mas ela nem sequer nos avaliava por isso, dava de bom grado e à conta disso eu tirei imensos apontamentos, escrevi imensas coisas no meu manual e fiz imensos esquemas, rabiscos, sublinhados, anotações nos exercícios que ela nos deixava para fazer.

Esta é a 4ª cadeira que tenho na Licenciatura em que recorri às coisas que escrevi em 2012. A falta de tempo, de recursos e de gestão de apontamentos nesta altura do campeonato é gigante e o alívio é astronómico quando sei que tenho tudo num só caderno, desenhado, esquematizado, explicado, sublinhado e, ainda melhor, de uma forma simples, bem ao estilo de Secundário e feito por mim, para poder começar da base com toda a informação consolidada. Arrancar com firmeza. Confesso que este tem sido o meu trunfo de vantagem em cadeiras que já fiz como Genética, Imunologia, Biologia Celular...

Faz-me pensar no quanto no Secundário ouvimos pessoal da nossa turma a "queixar-se" de tantos materiais que podem dar tanto jeito. Todos os anos mando-lhe uma mensagem de Natal e ainda vou dar-lhe uma fita. Não é para brincadeiras; Graças a esta professora eu já fiz com segurança 3 cadeiras. 3 cadeiras da minha Licenciatura devem-se a ela e faço questão de lho dizer! Porque eu sabia o que estava a ler. E isso, meus amigos Universitários, como bem sabemos, é precioso e (muuuuuuuitas vezes) raro. Abençoado o dia em que escrevi "Biologia" e "Química" (saudades) nas opções de 12º.

5 comentários

  1. Eu também mexi nalguns apontamentos de história ;P

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho-me safado muito por causa do meu prof. de Matemática (claro!). Não, ele não deu nada que não fosse suposto dar, mas exigiu sempre muito de mim e sempre me chamou a atenção para todos os pequenos detalhes (porque sabia que eu iria seguir esta área), e ainda hoje há pequenas coisas que me lembro dessa altura. Não sei como funcionam as coisas das fitas na minha universidade (algo a investigar!) mas ando a pensar seriamente em pedir-lhe para ser meu "padrinho" na benção de finalistas, porque ele foi fundamental para a minha decisão de que caminho seguir! :)

    ResponderEliminar
  3. Espero que um dia também me dê jeito alguma coisa...

    ResponderEliminar
  4. sem duvida que o secundário é a grande base para conseguirmos ultrapassar a faculdade e se tivermos boas professoras pelo caminho ainda melhor ;)
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.