terça-feira, 3 de novembro de 2015

BOM GARFO || Choupana Caffe


Não vamos falar da quantidade indecente de tempo que eu demorei desde que descobri este cantinho a, efectivamente, conhecê-lo. Como diz a Adele, a vida acontece e a minha aconteceu durante demasiado tempo. Vamos antes falar do quão escuro o céu estava, dos chuviscos nos céus e do facto de eu ainda poder usar calções sem problema em Novembro (thanks Portugal).

Finalmente conheci um dos cafés mais badalados do Saldanha. Fácil de encontrar, perto do metro, com a companhia ideal para não dar pelas horas passar.
Eu diria que o Choupana até tem um espaço bastante considerável para receber pessoas e, apesar de ter sempre ouvido nas críticas o inúmero tempo de espera, lugares não faltavam quando passámos a porta e no mesmo segundo escolhemos o sofá da sala.


Se há palavras para descrever todo o ambiente do Choupana Caffe, a minha de eleição será pormenores (que eu adoro, já sabem). Tudo é bem pensado e conjuga-se em harmonia com a própria filosofia descontraída e bonita do café, desde os letreiros cheios de mensagens ao longo da parede, aos manuscritos em ardósia que dão sempre um toque rústico à decoração tipicamente modernista, como já tem vindo a ser tendência nos espaços de restauração.


Eu pedi um croissant com chocolate e um chá preto e a Vanessa pediu um croissant com fiambre e manteiga e com expresso com chocolate. Se o Choupana tem imensa procura, então tem-na justificadamente. Além das doses astronómicas (as chávenas são grandes e os croissants também, venham com fome!) os sabores brilham. Tanto eu como a Vanessa provámos os dois croissants e adorámos. A massa é folhada mas não é oleosa, os croissants doces têm sempre um toque final de açúcar em pó por cima, o chocolate era de avelã, desconfio que fosse nutella (quase total certeza). Já o croissant de fiambre com manteiga tinha o salgado do fiambre que contrastava muito bem com o adocicado da própria massa. O expresso não provei mas a marca do chá que me serviram era muito agradável. Fica por provar os famosos iogurtes com acompanhamentos. O pagamento ronda os quatro euros que, pela quantidade e qualidade parece-me justificável.

Este é um espaço para se estar. Não é o típico café que vamos comer um lanchinho rápido e voltamos à rotina. É um espaço para desacelerar, para trazer pessoas de que gostamos e comermos coisas que nos deixam com um sorrisinho no canto da boca. Para conversar, para estudar com a música ligeira de fundo e a luz fantástica que se enquadra com as enormes janelas exteriores. É para sentir o tempo parar. Mais um ponto em Lisboa que não podem deixar de visitar e babar. Choupana, tens (mais) uma fã!

PS: Há lá um empregado que é igual ao Guy Berryman (baixista dos Coldplay). Por muito pouco eu não lhe pedi um Square One quando ele me perguntou o que ia desejar.

______________________________
Av. da República, 25A, 1050-053
Lisboa
Contacto: 213 570 140

12 comentários:

  1. são os melhores croissants que já comi na vida! não só os de chocolate, mas os de maçã e canela também! ai que saudades!

    ResponderEliminar
  2. que fotos giras :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Nunca fui lá. Mas parece um sitio muito agradável (:

    ResponderEliminar
  4. adorei, pareceser um sitio tãooo adoravel :)
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. É um dos sítios que tenho em mente para a minha próxima viagem a Lisboa. Este post veio confirmar a minha vontade de lá ir :)

    ResponderEliminar
  6. Ontem vi a fotografia no instagram e fiquei a salivar por esse croaissant de chocolate. Agora leio que é de avelã e provavelmente Nutella? Que fome súbita haha. Já estive para ir a esse café mas os meus planos foram cancelados à última da hora. Tenho mesmo que lá ir!

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
  7. Nunuca tinha ouvido falar, mas gostei de "conhecer". Tem tudo um aspecto delicioso e o ambiente também parece ser óptimo ^^ Da próxima vez que for a Lisboa, espero ter a oportunidade de passar por lá :)

    ResponderEliminar
  8. Ainda ontem pensei no Choupana. Já não lá vou há uns meses!

    ResponderEliminar
  9. A Choupana é um dos meus sítios preferidos. Acho que nunca comi lá nada que não adorasse (sopas, tostas, pão, croissants, bolos, tudo!), o café é delicioso e as pessoas são muito queridas. às vezes levanto-me cedo de propósito para estar lá por volta da hora de abertura, às 7; é tão bom começar lá o dia com um café e pão quentinho:)

    ResponderEliminar
  10. Adoro a Choupana, costumo ir lá com as minhas amigas lanchar para ''aliviar'' um pouco da faculdade!

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)