terça-feira, 6 de outubro de 2015

VÍDEOS || A 100 dias do de 2016, assim foi o de 2015


Todos os anos, por volta desta altura ou do Natal lançam o vídeo com o resumo inteiro do Carnaval e embora eu nunca apareça nestes vídeos (porque é a última coisa em que penso, porque 1,64m no meio desta multidão não se vê e porque eu na altura em que eles estão a gravar ainda estou a pintar 15 matrafonas e a jogar cluedo com gente bêbeda) é das coisas que mais aguardo ver e que me preenchem. Para quem está de fora isto é muita brincadeira, ousadia, máscaras e parvoíce mas para mim é algo muito local, é da minha terra, é algo com que cresci.

Esta é uma altura em que estamos apenas lá para nos divertirmos, rir imenso, dançar músicas ridículas e comentar o monumento e os carros. Reparem que este evento tem milhares de pessoas todos os anos e é reportado todos os anos nas notícias e é raríssimo acontecerem tragédias, actos de violência ou abusos porque as pessoas não estão lá para arranjar confusão mas sim para se divertirem a serem o que quiserem nessa noite. Estranhos abordam-vos sem maldade apenas para vos dizerem que o vosso fato de carnaval está muito bem pensado, velhinhas com netos param-vos a meio para perguntarem como é que fizeram o tutu para ela fazer igual para a neta no próximo ano, as matrafonas seduzem-vos e dizem-vos adeus no mesmo momento e as pessoas querem tirar fotografias com os melhores mascarados. Todos sabem as músicas de cor e o evento vale muito mais do que uma noite de bebedeira fácil. 

Se ainda não foram ao Carnaval de Torres ou se só passaram por lá aos 5 anos para ver o corso, agendem. Façam isso por vocês, por mais tonto que seja o evento. Vocês vão guardar memórias incríveis. E, se possível, vão com Torreenses e façam o Percurso do Castelo com eles. Por mais que me digam que o de outras regiões é que é bom, eu jamais vou acreditar. Não são. Não têm a essência do Carnaval de Torres. Somos inigualáveis e o vídeo prova isso.

Para quem se pergunta porquê tantas demonstrações afectivas, não se esqueçam que este ano o tema do Carnaval de Torres foi o Amor, daí as máscaras e o foco no afecto. Pessoalmente guardo com muito carinho este Carnaval, mais que todos os outros que vivo desde que tenho 4 mesinhos. Por todas as razões e mais algumas.

3 comentários:

  1. Apesar de eu não ser super fã do Carnaval, não há como negar... O espírito do Carnaval de Torres Vedras é inconfundível!!!

    ResponderEliminar
  2. Adoro ler os teus textos sobre o carnaval de Torres! Nota-se imenso a paixão que tens pelo evento. E adorei o vídeo :)

    ResponderEliminar
  3. Costumo ir todos os anos ao Carnaval de Ovar, que também é bastante conceituado. No entanto, o de Torres é o mais português de Portugal, não é verdade? XD E tenho a certeza de que merece bem uma visita da minha parte, qualquer dia! (:
    Beijinho*

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)