Coisas que aprendi no meu curso


A primeira refeição de prato de um bebé divide-se entre a sopa e a papa e a escolha de uma em detrimento da outra deve-se, quase sempre, ao peso do bebé. Se for um bebé acima do percentil (peso-altura) normal, a sua primeira refeição de prato é a sopa, se o bebé estiver abaixo do percentil normal, a sua primeira refeição de prato é a papa. Isto acontece porque a papa tem mais densidade energética que a sopa, ou seja, pelo mesmo volume, a papa tem mais calorias do que a sopa, induzindo o aumento do peso do bebé.
Se for um bebé normo-ponderal (ou seja, está com o percentil normal) a escolha do primeiro prato recai na mãe, mas aconselha-se, neste caso, que dê primeiro a sopa para educar o paladar do bebé com mais calma. As papas são doces e os bebés habituam-se muito facilmente ao doce e depois rejeitam mais rapidamente a sopa.

Se perguntarem aos vossos pais qual foi a vossa primeira refeição de prato, quase de certeza que vão ver aí se eram bebés mais gordinhos, magrinhos ou normais, apesar de, na nossa geração, ter sido muito típico começar-se com a papa. Quase todos os pais lembram-se da primeira refeição e de como vocês eram na data.

7 comentários

  1. Ai adorei este post, Inês! Quero saber mais coisas sobre bebés e as suas comidinhas!! *---*

    ResponderEliminar
  2. Adoro estas partilhas, Inês! Gosto imenso de ler publicações informativas sobre áreas completamente diferentes da minha :)

    ResponderEliminar
  3. Interessante... No outro dia falei com a minha mãe sobre isso, pois o meu sobrinho tem 4anos e não quer comer sopa. E conversa puxa conversa ela diz me que o meu primeiro prato foi à escolha dela masmas que foi papa, é que eu nem gostei muito, a seguir fez sopa e a minha mãe conta que eu comi muito bem, a papa ficou para me dar mais ao lanche. Admiro o curso de nutrição, e admiro mais o vosso desempenho perante as crianças. Vais ter um grande sucesso. :-)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Muito interessante, vou já perguntar qual foi a minha primeira refeição... Aposto que foi papa, era tão pequenina

    ResponderEliminar
  5. Bastante interessante esta informação :)

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.