sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Coisas que aprendi no meu curso


A primeira refeição de prato de um bebé divide-se entre a sopa e a papa e a escolha de uma em detrimento da outra deve-se, quase sempre, ao peso do bebé. Se for um bebé acima do percentil (peso-altura) normal, a sua primeira refeição de prato é a sopa, se o bebé estiver abaixo do percentil normal, a sua primeira refeição de prato é a papa. Isto acontece porque a papa tem mais densidade energética que a sopa, ou seja, pelo mesmo volume, a papa tem mais calorias do que a sopa, induzindo o aumento do peso do bebé.
Se for um bebé normo-ponderal (ou seja, está com o percentil normal) a escolha do primeiro prato recai na mãe, mas aconselha-se, neste caso, que dê primeiro a sopa para educar o paladar do bebé com mais calma. As papas são doces e os bebés habituam-se muito facilmente ao doce e depois rejeitam mais rapidamente a sopa.

Se perguntarem aos vossos pais qual foi a vossa primeira refeição de prato, quase de certeza que vão ver aí se eram bebés mais gordinhos, magrinhos ou normais, apesar de, na nossa geração, ter sido muito típico começar-se com a papa. Quase todos os pais lembram-se da primeira refeição e de como vocês eram na data.

7 comentários:

  1. Ai adorei este post, Inês! Quero saber mais coisas sobre bebés e as suas comidinhas!! *---*

    ResponderEliminar
  2. Adoro estas partilhas, Inês! Gosto imenso de ler publicações informativas sobre áreas completamente diferentes da minha :)

    ResponderEliminar
  3. Interessante... No outro dia falei com a minha mãe sobre isso, pois o meu sobrinho tem 4anos e não quer comer sopa. E conversa puxa conversa ela diz me que o meu primeiro prato foi à escolha dela masmas que foi papa, é que eu nem gostei muito, a seguir fez sopa e a minha mãe conta que eu comi muito bem, a papa ficou para me dar mais ao lanche. Admiro o curso de nutrição, e admiro mais o vosso desempenho perante as crianças. Vais ter um grande sucesso. :-)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Muito interessante, vou já perguntar qual foi a minha primeira refeição... Aposto que foi papa, era tão pequenina

    ResponderEliminar
  5. Bastante interessante esta informação :)

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)