FACULDADE || Dicas para o teu 1º Semestre do 1º ano


O primeiro semestre do nosso ano de caloiros é o derradeiro. É o mais assustador, é o mais aventureiro. Tudo é novidade, tudo é gigantesco, tudo é envolvente e é fácil deixarmo-nos perder com a infinidade de coisas que temos para ver/fazer/descobrir. Ficam aqui as minhas dicas que, apesar de serem importantes a vossa licenciatura inteira, são bastante prioritárias no 1º semestre do começo da licenciatura.

Conhece o maior número de pessoas que puderes: Não é à toa que dizem que a praxe é uma forma muito fácil de integração e uma excelente forma de cumprires este requisito (não é o único). A praxe permite que conheças pessoas do teu ano e de anos anteriores, isto é, conheces uma grande parte do teu curso inteiro de uma só vez e de forma criativa, divertida e de convívio. Em algumas praxes até consegues conhecer pessoas de outros cursos, do mesmo ano que tu ou mais velhos (como aconteceu comigo). Seja de que forma for, tenta conhecer o maior número de pessoas que conseguires e dá-te a conhecer o máximo possível. O 1º semestre (especialmente as primeiras semanas) é muito caracterizado pela sensação de não conhecermos quase ninguém e de nos sentirmos rodeados de desconhecidos. Por isso não percas uma oportunidade de falar com pessoas e ultrapassares essa sensação (que é normal mas não deixa de ser assustadora). Nunca sabes quando de um simples "olá" pode começar uma forte amizade ou algo mais. E ajuda-te a não te sentires sozinha.

Sê sociável e participa nos eventos: Nas primeiras semanas existem sempre eventos para caloiros e não se esqueçam que estão numa Universidade, festas e arraiais não vão faltar, é uma promessa! Normalmente estes eventos são ideais para conseguires conhecer ainda melhor as pessoas com quem vais conviver diariamente e observá-las num registo mais descontraído (sem ser a rotina de aulas). Isto também vai de encontro ao ponto lá em cima; Alguns eventos vão ser mais dirigidos ao teu curso, outros são ligados à Universidade inteira, outros temáticos, outros são para todas as Universidades... De qualquer forma vais sempre dar-te a conhecer a imensa gente e criar novas ligações. Mesmo que sintas que vais ficar plantada sozinha porque ainda não conheces ninguém para ir a uma festa, vai! Está toda a gente no mesmo saco. E não te esqueças de ir também, mesmo em tempo de aulas. Faz bem sair da pressão de estudo de vez em quando e não faz mal nenhum teres uma noite em que os cadernos e os estudos ficam de lado. É essencial para a tua saúde.

Vais ter tempos mais calmos e para ti: No 1º semestre do meu 1º ano eu senti-me estranhamente exausta. Nunca antes me tinha acontecido e sentia que o tempo não parava, sentia que não tinha tempo para nada e não me apetecia fazer nada (escrever no blogue, ver filmes...). Estava tão ocupada a conhecer pessoas, cadeiras, tirar apontamentos, viver esta nova experiência que senti que não ia ter tempo para mim e para os meus hobbies. Não te preocupes, vais ter. O início é sempre mais agitado (nos outros anos também, mas a uma intensidade mais moderada) e depressa consegues conciliar todos os teus compromissos de faculdade com os tempos livres. Tudo se aprende e tudo se adapta!

Não te excedas: A sensação de liberdade, a afirmação de uma etapa mais madura da nossa vida pode levar a tomarmos decisões que, no momento, parecem super seguras de si e muito independentes mas depois saem furadas. Não te excedas, quer no álcool ou em qualquer tipo de droga (se puderes nem as faças), quer nas gazetas, quer no estudo sem qualquer tipo de diversão nas pausas, quer no número de projectos em que participas. Aproveita esta nova fase mais independente para ponderares bem quais são os teus objectivos, que experiências queres mesmo viver e se, no futuro, vale a pena. Usa a independência para amadureceres.

Sê meticulosamente organizada: É mesmo importante que sejas bastante organizada nesta primeira etapa porque são muitas coisas a acontecer à tua volta: deadlines, apresentações, frequências, conferências, festas, praxe, café com os amigos ou saídas com o namorado, almoços de família, estudos. Se queres ser a super-mulher e chegar a todos os lados tens também de ser super-organizada, mesmo que já sejas. Aproveita este semestre para dar um pouco mais de atenção à forma como organizas as coisas e se esse método resulta. Se tudo correr sobre rodas entras no 2º semestre com uma sensação de omnipresença total.

É normal sentires que mudas constantemente de grupo: No primeiro semestre estão todos a conhecer-se e a avaliar se é com estas pessoas que vocês querem passar o resto dos dias em companhia com. É normal que inicialmente se dêem imenso com alguém numa primeira semana mas ao fim de algum tempo não se identifiquem tanto. É normal alguns afastamentos e outras proximidades e, claro, também é normal conhecerem aquela/e parceira/o e desde o primeiro dia terem o click e assim ficar para o resto da licenciatura. Resumindo e baralhando, é normal todo este tipo de mudanças ou proximidades e não deves encarar isso de uma forma muito intensa. Não encares algum tipo de afastamento como afronta ou proximidade com desconfiança. Como supracitei, dá-te a conhecer, sê como és e deixa que as pessoas (tal como tu vais fazer) avaliem se se identificam contigo. O teu grupo irá formar-se e os teus amigos para a vida estão lá; Encara estas coisas com normalidade e sem pressões desnecessárias.

2 comentários

  1. Adoro o teu blog Inês *.* podias fazer um post com as prendinhas/surpresas que vais dar ao teu namorado no dia de anos dele :) e já agora, de onde sao os botins (lindos)?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é o meu namorado que faz anos ahahah, é o meu primo pequenino! Vou oferecer-lhe um Lego com uma esquadra é um cão polícia, acho que vai gostar! Adorei esta confusão x)

      Eliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.