domingo, 2 de agosto de 2015

FOTOGRAFIA || From your cell, with love


Ao longo dos meses, um dos comentários que mais vou recebendo é se as fotos que coloco no Instagram são do telemóvel, que aplicações uso, como as tiro... E apesar de usar um pouco o factor sorte e timing, há alguns detalhes que eu esforço-me por aplicar em cada foto que acredito que façam a diferença e que tornam uma foto banal em algo mais giro. Não me considero nenhuma fotógrafa profissional (aliás, eu nem câmara tenho, a única altura em que posso brincar às objectivas é quando tenho a câmara do Diogo nas mãos) e todo o meu "trabalho" é à conta de um simples Iphone, mas se eu gosto do resultado e vocês também, aqui ficam algumas dicas que eu uso nas minhas fotos! Obviamente, se já referi que tiro fotos apenas com o telemóvel, as minhas dicas são restritas a telemóveis. Eu nem câmara nem experiência teria para me enfiar nesse campo!

Avaliar a qualidade da câmara - O problema dos telemóveis é que nem sempre a câmara faz jus ao que estamos a ver com os nossos próprios olhos. Para que as fotografias fiquem bonitas é preciso avaliar os limites da nossa câmara. Se sabemos que a câmara frontal fica toda pixelada, não faz sentido tirar fotos com ela a não ser que sejam recreativas. Ajustar o nível de brilho e luminosidade em câmaras mais fracas e escuras também pode ajudar a melhorar um pouco a vossa fotografia. Usem e abusem das definições de câmara. E definam a qualidade com que querem guardar as fotos! A maioria dos Androids guarda a média qualidade.

Cuidado com os filtros! - Eu uso o VSCO cam porque não gosto dos filtros do Instagram, por uma razão que mais à frente explico, mas nem com esta aplicação eu uso os filtros na totalidade. Não gosto. Acho que os filtros servem para fazer ligeiros ajustes na foto, não para a alterar por completo. São só para realçar detalhes e, por isso, cada vez que selecciono um filtro carrego de novo na opção para moderar a intensidade. Coloco-a nos mínimos, se necessário. Uma foto com um filtro carregado fica muito artificial ou escura, estranha, na minha opinião.

Temperatura - Das coisas mais comuns no mundo da fotografia por telemóvel é ver fotos amareladas. Ou porque a pessoa não ajustou o equilíbrio nas definições de câmara, ou abusa do Retrica e parece uma batata frita, enfim, as hipóteses são imensas. Por vezes não são os filtros que fazem a diferença nessa salvação mas sim a regulação de temperatura, que tira esse amarelo todo que torna a foto tão estranha. Quer seja para equilibrar as cores, quer seja para dar um pouco de calor à fotografia, não se esqueçam deste pormenor.

Contraste e fotografias fade - Apesar de ser muito Tumblr, eu detesto fotos desvanecidas ou fade. Não gosto, acho que tira qualidade à fotografia e detalhe. É por isso que não gosto também dos filtros do Instagram, porque têm quase todos uma percentagem de fade que não me agrada. Que posso eu dizer, é um mero gosto pessoal. Tento sempre dar uns retoques no contraste para que seja possível ter uma foto mais definida e sem cores esbatidas. Mas sem abusos. Fotos artificiais advêm, montes de vezes, de contraste em abuso.

Endireitem a foto - Não há coisa que me faça mais confusão do que ver a foto de um horizonte de praia em que parece que a taça da sopa vai entornar. Às vezes é o que faz a diferença para darem à foto ainda mais impacto. A não ser que seja artístico, ajustem a orientação da foto.

A luz natural vale tudo - Uma foto com luz natural já ganha. Normalmente salva qualquer retoque. A luz natural é o verdadeiro filtro que têm de procurar. 

Enquadramento e composição - O enquadramento e a composição são duas armas que podem melhorar (e muito!) a vossa fotografia. Às vezes vejo em algumas fotos (bem giras) comentários do género "Mas para que raio serve estar ali aquele ramo de flores?" porque é composição, porque fica muito mais bonito e porque o fotógrafo tem direito a incorporar o que quiser na sua foto. Então pensem bem no vosso enquadramento. O que querem destacar? E dá para destacar? E como querem decorar a vossa foto? Como querem que ela fique? Vale a pena e fica uma foto muito mais bonitinha!

Paciência - Às vezes as fotos saem desfocadas. Às vezes as fotos não captam bem o que nós queríamos. Às vezes o enquadramento não fica como queremos e a composição não está por aí além. Às vezes não sei o que queres e digo okay. Tenham paciência e tentem de novo.

Inspirem-se e inspirem-nos - Normalmente a verdadeira arte de fotografar está em estarmos inspirados para fotografar, em sabermos o que queremos e como queremos fotografar. Não há limites para a forma como queremos capturar o que está diante dos nossos olhos nem a forma como podemos partilhá-la com o mundo. Fotografem com pertinência, dêem sentido ao que fotografam e as próprias fotos ganham uma magia própria que já advém muito mais da personalidade do fotógrafo do que da fotografia em si. Sei que parece quase que vos quero impingir uma galeria de fotografia telefónica mas a verdade é que convém que a foto tenha sentido de existir e não apenas porque podem carregar e apagar a qualquer momento. Dêem significado aquilo que fotografam e a própria foto ganha magia. São os vossos olhos e a vossa janela para o mundo que nós temos o privilégio de ver. Façam com que a vista valha a pena!

Think Outside the Box - O que eu mais gosto no Instagram, por exemplo, é saber que se 10 users vissem o mesmo pôr-do-Sol, as 10 fotografias desse momento seriam completamente diferentes. A criatividade e a maneira de olhar para as coisas de forma diferente e menos corriqueira pode tornar as fotos mais divertidas, mais giras, numa perspectiva super diferente e que chame a atenção. Não olhem para as coisas nem tirem fotos às coisas da forma mais óbvia e divirtam-se a experimentar. Às vezes os clássicos são bons para se cumprir e outras vezes dar um twist não faz mal nenhum.  

Por último deixo-vos AQUI um post que fiz em 2014 das 14 fotografias que mais gostei de tirar nesse ano! Entretanto, aproveito também para vos avisar que, como vou andar de férias, o blogue vai ficar um pouco paradito. Mas podem acompanhar-me nas outras redes que, tenho a certeza, vão estar actualizadas. Até breve e bons clicks

12 comentários:

  1. As dicas que deste são simples, mas fazem toooooda a diferença. Antes de ler o post, estava a pensar que não havia nada que me irritasse mais do que aquelas fotos que não estão nem na horizontal nem na diagonal. Não me considero uma excelente fotógrafa - aliás, acabei de pôr uma foto sem qualidade nenhuma no instagram ahahahaha - mas sempre que tiro uma foto acho que o mínimo é tentar fazer um enquadramento decente e, principalmente, não tirar a porcaria da foto torta, porque depois muitas vezes não há arranjo. É desesperante a quantidade de vezes que saio com amigas e lhes tiro fotos giras e quando chega a minha vez não posso usar nenhuma porque estão todas mal enquadradas ou tortas!

    O único ponto em que não concordo contigo é nas fotografias fade. Adoro :)

    ResponderEliminar
  2. Grandes dicas, uma já conhecias e outras vou tentar aplicá-las! Boas férias Inês!

    ResponderEliminar
  3. Muitooo obrigada! As tuas fotografias são realmente um espetáculo!
    Beijinhos :)
    http://those-colorful-words.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Adorei as dicas! E realmente as tuas fotos do Instagram, são de outro mundo!

    ResponderEliminar
  5. Óptimas dicas! Adoro foto :-)
    NOVO POST http://fancyattack.blogspot.pt/2015/08/a-evolucao-da-beleza-de-kim-kardashian.html

    ResponderEliminar
  6. Bons conselhos que deste aqui! Aquele "Inspirem-se e inspirem-nos" poderia ter o titulo da "Paciência". É preciso ter muita paciência e aprender a esperar pelo momento certo para tirar uma boa fotografia. Neste aspecto, a fotografia analógica é a nossa melhor professora e é algo que nos faz crescer muito. Não é nada fácil termos apenas 36 disparos por rolo e conseguirmos tirar de lá um bom grupo de fotografias. :)

    ResponderEliminar
  7. Ola Inês, podias fazer um post sobre "coisas que o amor me ensinou" :) ? Achei que seria interessante, um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anónimo, eu já escrevi um post assim, aqui: http://bobbypinss.blogspot.pt/2015/01/amor-8-coisas-que-aprendi.html beijinhos :)

      Eliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)