PRONTO A VESTIR || Luz e Espelhos


Eu tenho esta ideia conspiradora de que, quando estão a planear a planta e arquitectura das lojas, há esta conversa:
«-Muito bem, o espaço o mais aberto possível, com paredes largas para todos os artigos de roupa, prateleira para as malas, bancos perto do calçado para experimentarem os sapatos e julgo termos o essencial.
-E quanto aos provadores?
-Quanto aos provadores, este é o objectivo: um cubículo, o mais apertado possível para que o nariz das miúdas bata no espelho, espelho esse que tenha um efeito distorcido, de forma a que se ela se agachar e voltar a subir vá ganhando e perdendo 5kg pelo caminho através do reflexo. Luzes sinistras que façam sombras estranhas, realcem celulite que não existe e mostre os pêlos que ainda estão a nascer e não se vêem em público. Ah, e um cabide. Vamos rir da forma como elas tentam pôr as seis peças (e a ficha do nº de peças) num só cabide mais a roupa que vão despir gargalhada maléfica conjunta»

Bom, talvez esteja só na minha cabeça, mas a verdade é isto que eu penso quando vou comprar roupa e me vejo no quarto do primeiro livro do Harry Potter com uma luz que me faz parecer um monstro. É uma clara razão para não comprar a roupa porque saio de lá com a auto-estima mais enterrada que o metropolitano de Lisboa.

Já houve alturas em que não sabia se havia de levar um par de calções porque as luzes dos provadores faziam-me questionar até se devia mostrar estas pernas em público. Ou braços. Ou cara. Ou existência. Mas depois arrisquei e voltei a experimentar em casa. Eis senão quando, a luz natural e espelho normal volto a olhar e a dizer "Wow! Será que fiz photoshop em mim própria?!"

Na verdade, não percebo. As lojas não têm nada a ganhar em pôr as mulheres a parecer tartarugas mutantes, muito pelo contrário. Mas ainda bem que, por outro lado, assim é. Por muito malvados que sejam os provadores, a verdade é que chego a casa e o primeiro pensamento que me vem ao espelho depois da recordação não muito amistosa do espelho do provador é "que brasa que és miúda". É que qualquer pessoa é uma brasa-brasa quando chega a casa e apaga da memória o seu reflexo no provador.

E a nossa auto-estima volta aos picos. Até os saldos começarem. É ou não é assim meninas?

10 comentários

  1. realmente, as luzes dos provadores não dão com nada!

    ResponderEliminar
  2. É por isso que uso o provador para vestir e depois abro a portinha e vejo no espelho do corredor (ou no do provador mas a uma distância razoável onde essas coisas não aconteçam) (:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A distorção do espelho e as luzes são iguais, eu não noto diferença nenhuma com ou sem distância :b

      Eliminar
    2. Eu noto e muito! Sendo um espaço muito mais amplo a luz não incide tão intensamente (não é um foco sobre ti, é iluminação normal de uma "casa"). Além disso é uma questão de perspectiva porque tudo parece maior ao perto.. Se eu olhar para o meu reflexo em casa quase colada ao espelho acho tudo horrível na mesma... Mas concordo que dentro do provador é um soco na autoestima.

      Eliminar
  3. Por isso é que odeio experiementar roupa eheheh

    ResponderEliminar
  4. hoje mesmo fui às compras e sai de lá a sentir-me um troll.

    ResponderEliminar
  5. Também já cheguei a essa conclusão. Sorte a minha que as lojas onde costumo ir agora fizeram obras e têm provadores muito melhores, mais iluminados e mais abertos, ufaa!

    ResponderEliminar
  6. Não podia concordar mais! Cada vez que entro num provador, é como se me descobrisse defeitos que não sabia existirem sequer. E o pior é o salientar de todas as imperfeições ao nível facial! Para não falar das coxas...

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.