domingo, 7 de junho de 2015

MÚSICA || Música Brasileira

Sinto que a nossa cultura musical vê a música brasileira num canudo onde só o funk e as baladas sertanejas existem, o que não podia ser um tiro no pé maior. Sim, eu conheço os dois lados da música brasileira, o que ainda agora referi em especial por causa do Carnaval mas longe estou de me referir a esse estilo quando digo que gosto, e que vale a pena apreciar a música brasileira.

Culpem os meus pais que têm um reportório de cd's e música infinitos cá em casa e que sempre iam alternando cd's nas viagens de carro (a não ser as cassetes da Barbie, em pequena eu detestava música infantil) e por isso conheci gigantes como Caetano Veloso muito além do Leãozinho, Adriana Calcanhoto bem antes do "avião sem asa", Maria Betânia e tantos outros. A música brasileira tem qualidade e algo que só a eles lhe pertence: calor. As músicas, seja em que ritmo forem, têm um quente na alma que nos aquece também e nos faz embalar em bons pensamentos e num sotaque que puxa os 40 graus Celsius. As letras são envolventes e muito bem trabalhadas e eu penso realmente que perdem um tesouro quando remetem a música brasileira para os Piradinhas e Ai Se Eu Te Pego. Lamentavelmente a perda é vossa.

Deixo-vos aqui algumas das minhas músicas favoritas. Espero mudar um pouco o prisma! Continuo a ficar fascinada com a qualidade das letras das músicas.








7 comentários:

  1. Nunca fui grande fã de música brasileira (excepto Adriana Calcanhoto, que adorava!), mas com algumas músicas convenções te me!

    ResponderEliminar
  2. Essa música do Caetano Veloso é o maior clássico! x

    ResponderEliminar
  3. Por acaso, não sou grande conhecedora... Talvez por nunca me ter chamado à atenção!
    Hei-de investigar e, começando pelas que publicaste, cheira-me que terei uma nova playlist para conhecer nos próximos dias!
    ...
    Uma das coisas que mudou em mim nos últimos tempos foi a crescente paixão pelo Fado! Nunca o senti tanto como agora!

    ResponderEliminar
  4. Eu entendo-te perfeitamente! Choro sempre que ouço "Sozinho", o meu padrinho adorava essa música.

    ResponderEliminar
  5. As duas últimas são qualquer coisa... Estão na minha playlist há anos e não me canso de as ouvir!

    ResponderEliminar
  6. Não sei se conheces Ed Motta, mas eu adoro as músicas dele. :) https://www.youtube.com/watch?v=EPAN43-qRAE

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)