segunda-feira, 29 de junho de 2015

LIVROS || Faz O Curso Na Maior


Era quase Outubro de 2012 e estava prestes a entrar na Faculdade. Não sabia nada de nada. Não haviam Tempos de Antena na altura, os meus amigos eram todos da mesma faixa etária e as vivências de Universitários eram todos de família que tinha Licenciatura há mais de 20 anos. Na blogosfera, que seguisse, só existiam duas bloggers universitárias que raramente falavam da Faculdade e que nunca colocaram posts do tipo "Têm questões sobre o ensino superior?". Entendam que estas iniciativas para caloiros são todas muito, muito recentes e foi por isso mesmo que, quando vi o título deste livro e um ficheiro PDF fornecido pelos próprios autores com o primeiro capítulo gratuito, foi um milagre. Não havia mais nada e estava aqui um livrinho à minha espera.

Este livro, para mim, foi uma bíblia porque desmistificou todos aqueles grandes mitos da Universidade em que o pessoal dá cabo do couro a estudar e não tem vida. Ensinou-me a encarar o Ensino Superior não de uma forma desleixada mas mais tranquila. Ensinou-me os truques, os segredos, como me organizar e a não embarcar em tudo o que ouvia e isso, sinceramente, ajudou-me muito a ter uma postura crítica e de confiança nos meus instintos na Faculdade, não só no início como também agora. Ainda hoje, ao fim de 3 anos, colegas meus questionam determinados estilos de estar na Faculdade por acharem que não resultam. Podem não resultar com eles, mas comigo sim! E o livro não é uma regra inflexível, o próprio diz que podem e devem adaptá-lo à vossa experiência académica. 

A linguagem é como se estivessem a conversar com alguém num café, simples, com grandes exemplos pessoais dos autores e com imensos tópicos e chamadas para que a compreensão de todos os capítulos seja total. Ensina-vos quais são os mitos de Universidade, os pecados dos alunos e como os mudar, a noção de quando devemos fazer avaliação contínua e quando faz sentido ir a exame, a que aulas ir, como superar tudo enquanto trabalhador-estudante, como gerir estudos e calendários de exame e muito mais, tudo de uma forma simples e com muitas histórias que têm piada. Nenhum dos autores era um "cromo" mas fizeram a Universidade com distinção sem abdicar de saídas, encontros com os amigos, associativismos ou trabalho. Um pouco como o triângulo, que já falei aqui ser uma peta, eles não falam sobre ele directamente mas no final concluís que é possível ter o melhor dos mundos todos. Eles só te ensinam a gerir as prioridades e como geri-las sem pareceres um hamster académico assustado.

Há uns dias voltei a ler e há imensa coisa que hoje faz muito mais sentido (porque já passei por montes das coisas descritas no livro e porque a própria vivência te dá estaleca) e se há três anos absorvia tudo com imensa curiosidade e dúvida, hoje dou por mim a acenar para o próprio livro ao ler montes de coisas, em concordância. Não sei se ainda está há venda, do nada ele desapareceu, mas era super barato e valia cada cêntimo. Talvez valesse mais há uns anos, quando não havia tanta comunidade universitária a querer ajudar. Mas foi o meu alento, o meu tira dúvidas e está a permitir-me fazer o curso na maior. Porque estou a fazê-lo.

8 comentários:

  1. Fiquei deliciada com o livro e certamente vou tentar compra-lo!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela referência, Inês! A verdade é que o Tempo de Antena e os posts que faço sobre o Ensino Superior (mais generalizados ou sobre as minhas experiências) têm mesmo o objectivo de colmatar as falhas que eu também senti quando me candidatei... Havia muitas dúvidas e poucos sítios "pouco imparciais" onde ir buscar... Dares esta dica do livro com certeza é óptimo para futuros caloiros! :)

    ResponderEliminar
  3. Parece bem porreiro e Acho que seria uma grande ajuda para futuros caloiros :)

    ResponderEliminar
  4. Também comprei esse livro! :b Sinceramente, não sei até que ponto me serviu de lição em alguma coisa... no meu curso, fazemos tudo por avaliação contínua e todas as aulas trazem informações necessárias, por isso convém estar presente. Não me lembro de nada que tenha visto e que use agora, mas tenho de experimentar reler e confrontar experiências :)

    ResponderEliminar
  5. uma pesquisa de segundos e descobrias....lol
    http://www.fnac.pt/Faz-o-Curso-na-Maior-Nuno-Ferreira/a621876

    ResponderEliminar
  6. O que me foste lembrar! Quando andava à procura de informações sobre a universidade (no meu caso foi em 2013) também encontrei este livro. Li umas partes que encontrei na net mas nunca cheguei a comprar :)

    ResponderEliminar
  7. Fiquei curiosa em relação ao livro! Como futura caloira, vou já pesquisar sobre ele ehehe :)

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)