domingo, 19 de abril de 2015

NUTRIÇÃO || Barriga Inchada


A barriga inchada, na maior parte dos casos está associada a trânsito intestinal irregular ou obstipação. Pode ser resultado de muitas coisas, a mudança de alimentação, alterações climáticas, viagens de avião, medicação, cansaço, maus hábitos alimentares ou até sinais normais do ciclo da mulher. É importante, portanto, descobrir em primeiro lugar o que é que provoca esse inchaço na barriga. 

Existem muitas medidas que podem tomar para reverter a obstipação ou a barriga inchada como regularizar hábitos alimentares, aumentar a ingestão de legumes, beber muito líquidos (água meninas!!!), ir à casa de banho com frequência e tentar fazê-lo sempre à mesma hora, praticar exercício físico com regularidade, ler o folheto de informação de possíveis medicamentos que estejam a tomar para saber se há algum efeito secundário que provoque alterações intestinais e ingerir fibra ao máximo. Podem obter a fibra a partir dos legumes, da linhaça, farelo, cereais integrais e da fruta com a casca.

Outra coisa importante de perceber é que talvez a barriga não esteja inchada mas sim com falta de tonificação. Se realmente verificam uma protuberância na zona abdominal abaixo do umbigo mas têm o trânsito regularizado e não estão grávidas, provavelmente a barriga precisa apenas de algum exercício localizado. Abdominais e a prancha são os ideais. 

Fibra, água e exercício, é tudo o que precisam para pôr essa barriga bem lisinha! E sejam condescendentes e pacientes. O vosso corpo é uma máquina de hábitos e não uma peça de roupa que vão trocando consoante as vossas vontades. 

12 comentários:

  1. Excelentes dicas, como sempre, Inês :)

    ResponderEliminar
  2. Gostei do post! Informativo e muito esclarecedor :)
    Realmente há coisas que não tinha noção.
    Obrigada. Beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Adorei o post :) e confirmo, desde que comecei a levar um estilo de vida mais saudável, a fazer exercício, a beber mais água, a comer mais legumes e fruta, deixei de saber o que é a barriga inchada fora da menstruação.

    ResponderEliminar
  4. Muito bem! Inês, preciso de um conselho teu: eu odeio vegetais mas estou a tentar mudar isso. Estou a começar a gostar de alface e agora faz parte de todas as minhas refeições (acredita que é um enorme passo para mim), como sopa mas gostava de variar um pouco e entrar no mundo dos legumes cozidos. Começo por onde visto que sou uma esquisitinha do pior? :(

    ResponderEliminar
  5. O meu problema é mesmo não estar tonificada. É a parte do meu corpo que menos gosto.

    ResponderEliminar
  6. Não tenho a barriga inchada, mas um dia mais tarde possa precisar destas dicas, obrigada :)

    ResponderEliminar
  7. Eu aqui há tempos realizava as minhas refeições fora de casa e comia com mais frequência batatas fritas. Reparei que estava a exagerar quando acordava de manhã já com a barriga super inchada (eu sou mesmo magrinha, não tenho barriga nenhuma e parecia que estava grávida de 3 meses!). E depois tenho outra desvantagem: não consigo beber mais de meio litro por água e isso porque bebo às refeições... Bem tento beber mais, mas tira-me o apetite e não posso dar-me ao luxo de perder o apetite por ser magra. Mas pronto, desculpa o desabafo, foi só para reforçar a ideia de que tens razão x) O inchaço desapareceu assim que mudei os meus hábitos alimentares :)

    ResponderEliminar
  8. Por acaso tenho esses cuidados todos e nunca me senti inchada! Obrigado!

    ResponderEliminar
  9. Tento sempre fazer-me acreditar que a minha barriguita inchada é tudo menos a falta de exercício e alimentação saudável :(

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)