FACULDADE || Abre portas, fecha portas


Ainda não sei bem a área em que quero vingar na Nutrição. Desde sempre que me vi em clínica, a acompanhar pacientes e a fazer planos e sinceramente ainda ocupa uma grande parte do meu coração mas, à medida que avanço, vou descobrindo novas cadeiras que abordam áreas completamente diversas e que nos puxam pelo lado prático. Algumas serviram para saber que, sem dúvida, o meu caminho não é por ali (e isso ajuda muuuuito) mas outras vieram abrir novas portas. Ainda não estou num ponto de inflexibilidade tal que não permito que fiquem abertas, primeiro porque não acho que estou num país onde me possa dar ao luxo de manter fechadas portas e segundo porque falta-me o sabor prático da minha área que, a cada ano que avanço, me apercebo que tem mais e mais aplicações.

Decidi montar então uma estratégia, já que a prática de verdade só a sinto em estágio ou a trabalhar. Acho que ainda é muito primordial e vulnerável mas também considero que é uma estratégia, no mínimo, sensata e tenho abordado activamente isso com os meus professores em busca de opinião um pouco mais madura. Há uns anos atrás o 4º ano de C. da Nutrição era dividido em dois estágios (um por semestre) mas não havia Ordem. Porém, eram dois estágios académicos, isso é uma dádiva universitária. Então decidi que o meu estágio académico e o estágio da Ordem têm de ser em áreas da Nutrição altamente distintas, mas que me atraiam. Vou fazer os possíveis por manter esta linha. Experimentar a área da saúde clínica e explorar o lado industrial. Ver em qual dos dois mundos me adapto melhor na prática e realidade (que sinto muita falta) e depois do reboliço da Ordem, decido então para o que fui talhada. Claro que talvez este plano me possa sair furado e, se não for desta forma, não há granel nenhum e agradeço tudo o que vier. Mas, se der para seguir esta linha, vou aproveitar, claro.

Honestamente, gosto que várias áreas do meu curso me desafiem. Significa que não estou aqui a nadar a remos sem destino ou a divagar por apenas um sonho - brincar às batinhas -. Sentir que vou gostar de mais do que uma aplicação da Nutrição dá-me um conforto e algumas certezas - que estavam a fazer falta nesta Licenciatura -. Moral da história: estou a ir devagar, com muita observação e sensatez de decisões mas sem nada definitivo. Acho que é o essencial na minha fase tão jovem de campeonato. Tenho muito para suar ainda antes de me considerar Nutricionista (no papel e no espírito). 

10 comentários

  1. Eu tenho a mesma estratégia. Como sabia que, à partida, conseguia que o Estágio Curricular fosse direccionado para outras áreas (porque vai mesmo), fiz um estágio completamente voluntário e encontrado por mim numa Agência de Viagens. E aprendi que não quero isso para mim. Agora quero estagiar/trabalhar - com muita sorte - numa outra área. E depois fazer o Estágio Curricular nessa área ou noutra qualquer. A experiência é sempre uma dádiva e eu não coloco opções de parte sem as conhecer :)

    ResponderEliminar
  2. queria dizer "(porque consigo mesmo)"... mudei a frase e nem notei :) odeio erros x.x

    ResponderEliminar
  3. A minha licenciatura não oferece Estágio Curricular... Vou ter que me informar sobre Estágios Profissionais quando acabar a licenciatura, ou então escolher muito bem a área de mestrado sem saber ao certo as aplicações práticas (e ainda por cima tenho muito por onde escolher, o que não deixa de ser bom).

    ResponderEliminar
  4. Parece-me uma boa estratégia! Espero que encontres a área que realmente te apaixona :)

    ResponderEliminar
  5. Acho que fazes muito bem. Primeiro ver todas as opções, avalia-las e só depois escolher!

    ResponderEliminar
  6. É tão bom ver que estás assim motivada e que o curso puxa realmente por ti! Não há melhor profissional do que aquele que ama o que faz e tenho a certeza que serás assim :)

    ResponderEliminar
  7. Acho que estás a lidar super bem com esta situação, e que é óptimo estares interessada em "experimentar" tudo e depois tomar uma decisão. Gostava de poder também fazer isso um dia, embora o atual estágio em que estou já me traga uma excelente bagagem para um futuro, não só na minha área, mas noutras também!

    ResponderEliminar
  8. É uma excelente estratégia e uma bela forma de perceberes qual é a área que realmente te satisfaz. É a minha forma de ver as coisas também. Boa sorte e que tudo corra bem :)

    ResponderEliminar
  9. Acho que fazes bem em experimentar coisas diferentes! Quem sabe não fiques surpreendida (:

    ResponderEliminar
  10. É uma óptima estratégia Inês! Vais ver que assim vais conseguir perceber em que "mundo" te encaixas melhor :)

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.