FILMES || Whiplash


Começo este post com uma confissão: era o último dos filmes que me chamou a atenção para ver. Todos me aconselhavam a ver porque era um filme relacionado com música, com aprender música, mas o instrumento manteve-me afastada da vontade de ver o filme, achando que ia acabar por não me sentir conectada ao filme. Errrrrn! Errado!

Reconheço que é de louvar a escolha da bateria para este filme. É o instrumento de ouro das bandas, todos conhecemos os bateristas, mas o mundo do cinema acaba por a deixar de parte em troca de instrumentos como pianos, violoncelos, entre outros. Não sou a maior fã de baterias, como já referi, mas realmente, foi a escolha perfeita.

O filme retrata a história do aluno e tocador de bateria Andrew Neiman que é recrutado para a banda de Jazz do exigente e conceituado professor Terence Fletcher. Para Andrew esta é a sua oportunidade de finalmente conseguir um lugar que o impulsione para uma carreira que o deixará inesquecível aos olhos do público mas depressa se depara com a disciplina dura e, por vezes cruel dos métodos de Fletcher, ao ponto de fazer Andrew duvidar se o seu esforço vai alguma vez conseguir compensar o seu sonho.

Esta é a linha base da história, muito simples até, mas acho que retrata questões muito profundas como o empenho, o perseguir um sonho, a auto-confiança, a persistência, a crueldade e o ensino em si. É um filme muito envolvente que vos vai prender aos personagens e nem vão dar pelo tempo do filme passar. De ficar com o coração a bater tão depressa que só nos faz pensar "Se o Fletcher estivesse a ouvir os meus batimentos, iria gritar 'NOT MY FUCKING TEMPO!'".

Não tive um professor deste género quando estudei música, mas com certeza lidei com disciplina. Sei o que é mãos a sangrar do esforço (não como as do Andrew), noites em branco a ler partituras, o que é parar toda uma aula para te gritarem para explicares que raio de nota está na tua pauta e para a entoares e sei o que é pensar que talvez não sejamos talhados para isto. Acho que o Óscar de Melhor Actor Secundário está brilhantemente atribuído e a rodagem do filme com uma filmagem muito inteligente e detalhada. Então, quando tiverem tempo, vejam o filme, está recomendando. 

Vai fazer-vos pensar até que limite vocês estão dispostos a chegar pelo vosso sonho.

2 comentários

  1. Tenho a mesma opinião que tu em relação a este filme. Não pensei gostar tanto do filme, como gostei. É fantástico.

    ResponderEliminar
  2. Por acaso é um filme que não me desperta qualquer curiosidade...

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.