DE(CORAÇÃO) || Organizar uma agenda

Esta é a minha agenda, na sua edição original. Todas as fotos são da minha autoria, não as utilizem sem a minha autorização prévia, por favor

Tenho dois factores essenciais na altura de comprar uma agenda, que não dispenso por nada. O primeiro é que seja uma agenda anual e não uma escolar, ou seja, começa em Janeiro de 2015 e acaba em Dezembro de 2015 e não uma que começa em Agosto de 2015 e termina no início de Julho de 2016. É confuso para mim e aquela fase em que não tenho o mês de Julho dá cabo do meu sistema. O segundo factor é que tenha espaços para eu escrever que não apenas o espaço destinado a cada dia da semana.
Desde que comecei a dar uso real a uma agenda que tenho colocado lá muito mais do que aniversários e datas de testes. É lá que organizo muitas coisas do dia-a-dia que não sei onde colocaria por não fazerem sentido em mais nenhum lugar. 





Coloco avisos importantes a cor quando preciso que algo durante determinada semana esteja concluído, coloco muitos post it de cor, para que tenham destaque sobre livros que vou encontrando o título e dão-me vontade de um dia ler, músicas novas para descarregar, meto também lá publicações que quero fazer para o blogue, possíveis ideias para rubricas, uma lista dos cafés e sítios onde quero ir, filmes que quero ver...

E porquê tudo isto? Porque a minha agenda está sempre comigo e assim organizo não só datas como a cabeça. Porque assim tenho à mão todos aqueles pormenores que quero lembrar em ocasiões oportunas como "Onde achas que devíamos lanchar?", "Que filme queres ver?" ou quando estou sem a mínima inspiração, vou à listinha de ideias para publicações e roubo uma. Porque não a lista de compras também?

As minhas regras quando organizo a agenda são: keep it clean. Muitas cores e post-its são giros mas às tantas fica muito confuso e messy. Tento usar cores para apenas os títulos ou sinais de exclamação como chamadas de atenção, para que se destaquem no meu olhar quando folheio a agenda, faço mini-boxes quando tenho uma tarefa concluir para ter a certeza de que, quando a concluo vou lá fazer "check". Uso imensos símbolos para abreviar (o minuto com um ', os locais com um @, os importantes com !, etc) e faço questão de não colocar assuntos de menor importância - como ideias ou nomes de músicas e livros - nos espaços das datas, garantindo que assim, quando eu olhar para alguma data específica, eu estou a ver coisas importantes que vão acontecer nesse dia, sem nada a distrair-me (daí a importância de eu querer agendas com a possibilidade de fazer anotações laterais).



Depois, aquilo que dá piada é mesmo as cores de post-its que escolhem, ou mesmo os símbolos que usam. Eu uso aqueles mais comuns para coisas rápidas ou, quando tenho tempo e pachorra, arranjo uns mais amorosos e artísticos para decorar.

Eu tenho, também no início de cada mês (na zona quadriculada que mostra o mês inteiro) uma quote agrafada, para me inspirar. Decorar uma agenda é um desafio sem limites e as únicas armas que precisam é de inspiração e criatividade! 

16 comentários

  1. Adorei este post! Eu não vivo sem agenda, mas em Setembro cometi o erro de comprar um caderno que, embora seja muito giro, tem as páginas todas em branco e não dá mesmo jeito nenhum. Por isso é que agora ando à procura de uma, e enquanto não encontro aponto as coisas no calendário do computador xp

    ResponderEliminar
  2. Não vivo sem a minha agenda nem sem o meu bloco de notas (geralmente maior do que a agenda...)! É lá que «estou», eheh :)

    ResponderEliminar
  3. eu tenho uma escolar e apenas utilizo uma das primeiras folhas que é mesmo um calendário e apenas lá meto testes. Depois musicas e filmes costuma ser noutro caderno, mas não costumo andar com ele, ou então escrevo no evernote. Tens uma agenda muito gira e adorava ter uma assim!

    ResponderEliminar
  4. Ando há tempos para investir numa agenda deste género. É pena é serem tão caras..
    Boas dicas (:

    ResponderEliminar
  5. Acho que nunca na vida usei uma agenda. Eu sou mais de blocos de notas simples, adoro os Moleskine (só é pena serem tão caros).

    ResponderEliminar
  6. Adorei o post e a agenda. :p
    Eu já tive uma agenda mas por muito pouco tempo, não me consigo adaptar xD

    ResponderEliminar
  7. Adorei :o Agora fiquei cheia de vontade de comprar uma anual (esta vontade já estava aqui escondida) e começar já a decorar de mil e uma formas!

    ResponderEliminar
  8. Tenho duas agendas neste momento, começo o ano a usá-las com grande alegria mas entretanto esqueço-me delas (tenho uma boa organização mental e, por isso, descuido-me nesse aspeto). No entanto, após ver este post deu-me vontade de lhes dar realmente uso e deixá-las bonitinhas! :D
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  9. Ai que delicia de agenda. Eu não consigo ser assim tão organizadinha por isso usa a do telemóvel e o Wunderlist para as coisas mais fúteis ^^

    ResponderEliminar
  10. Para o próximo adopto esta forma. Para este ano já tenho uma :)

    ResponderEliminar
  11. Engraçado como somos todos diferentes e o mundo assim não tomba :)
    Eu sou ao contrário... Como faço anos em Setembro o ano para mim começa em Setembro e não em Janeiro... Daí que a minha agenda seja de Setembro a Agosto. :) Uma coisa curiosa, também gosto de espaço na agenda. Só utilizo daquelas que têm 1 dia por página :)
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  12. A tua agenda é super fofa e as dicas de organização são excelentes.

    ResponderEliminar
  13. Já agora qual é a marca?
    Adorei as decorações.

    ResponderEliminar
  14. Ando louca à procura de uma agenda e lembrei me que tinhas uma muito gira e vim procurar! Qual é a marca?

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.