terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

DE(CORAÇÃO) || Organizar uma agenda

Esta é a minha agenda, na sua edição original. Todas as fotos são da minha autoria, não as utilizem sem a minha autorização prévia, por favor

Tenho dois factores essenciais na altura de comprar uma agenda, que não dispenso por nada. O primeiro é que seja uma agenda anual e não uma escolar, ou seja, começa em Janeiro de 2015 e acaba em Dezembro de 2015 e não uma que começa em Agosto de 2015 e termina no início de Julho de 2016. É confuso para mim e aquela fase em que não tenho o mês de Julho dá cabo do meu sistema. O segundo factor é que tenha espaços para eu escrever que não apenas o espaço destinado a cada dia da semana.
Desde que comecei a dar uso real a uma agenda que tenho colocado lá muito mais do que aniversários e datas de testes. É lá que organizo muitas coisas do dia-a-dia que não sei onde colocaria por não fazerem sentido em mais nenhum lugar. 





Coloco avisos importantes a cor quando preciso que algo durante determinada semana esteja concluído, coloco muitos post it de cor, para que tenham destaque sobre livros que vou encontrando o título e dão-me vontade de um dia ler, músicas novas para descarregar, meto também lá publicações que quero fazer para o blogue, possíveis ideias para rubricas, uma lista dos cafés e sítios onde quero ir, filmes que quero ver...

E porquê tudo isto? Porque a minha agenda está sempre comigo e assim organizo não só datas como a cabeça. Porque assim tenho à mão todos aqueles pormenores que quero lembrar em ocasiões oportunas como "Onde achas que devíamos lanchar?", "Que filme queres ver?" ou quando estou sem a mínima inspiração, vou à listinha de ideias para publicações e roubo uma. Porque não a lista de compras também?

As minhas regras quando organizo a agenda são: keep it clean. Muitas cores e post-its são giros mas às tantas fica muito confuso e messy. Tento usar cores para apenas os títulos ou sinais de exclamação como chamadas de atenção, para que se destaquem no meu olhar quando folheio a agenda, faço mini-boxes quando tenho uma tarefa concluir para ter a certeza de que, quando a concluo vou lá fazer "check". Uso imensos símbolos para abreviar (o minuto com um ', os locais com um @, os importantes com !, etc) e faço questão de não colocar assuntos de menor importância - como ideias ou nomes de músicas e livros - nos espaços das datas, garantindo que assim, quando eu olhar para alguma data específica, eu estou a ver coisas importantes que vão acontecer nesse dia, sem nada a distrair-me (daí a importância de eu querer agendas com a possibilidade de fazer anotações laterais).



Depois, aquilo que dá piada é mesmo as cores de post-its que escolhem, ou mesmo os símbolos que usam. Eu uso aqueles mais comuns para coisas rápidas ou, quando tenho tempo e pachorra, arranjo uns mais amorosos e artísticos para decorar.

Eu tenho, também no início de cada mês (na zona quadriculada que mostra o mês inteiro) uma quote agrafada, para me inspirar. Decorar uma agenda é um desafio sem limites e as únicas armas que precisam é de inspiração e criatividade! 

16 comentários:

  1. Adorei este post! Eu não vivo sem agenda, mas em Setembro cometi o erro de comprar um caderno que, embora seja muito giro, tem as páginas todas em branco e não dá mesmo jeito nenhum. Por isso é que agora ando à procura de uma, e enquanto não encontro aponto as coisas no calendário do computador xp

    ResponderEliminar
  2. Não vivo sem a minha agenda nem sem o meu bloco de notas (geralmente maior do que a agenda...)! É lá que «estou», eheh :)

    ResponderEliminar
  3. eu tenho uma escolar e apenas utilizo uma das primeiras folhas que é mesmo um calendário e apenas lá meto testes. Depois musicas e filmes costuma ser noutro caderno, mas não costumo andar com ele, ou então escrevo no evernote. Tens uma agenda muito gira e adorava ter uma assim!

    ResponderEliminar
  4. Ando há tempos para investir numa agenda deste género. É pena é serem tão caras..
    Boas dicas (:

    ResponderEliminar
  5. Acho que nunca na vida usei uma agenda. Eu sou mais de blocos de notas simples, adoro os Moleskine (só é pena serem tão caros).

    ResponderEliminar
  6. Adorei o post e a agenda. :p
    Eu já tive uma agenda mas por muito pouco tempo, não me consigo adaptar xD

    ResponderEliminar
  7. Adorei :o Agora fiquei cheia de vontade de comprar uma anual (esta vontade já estava aqui escondida) e começar já a decorar de mil e uma formas!

    ResponderEliminar
  8. Tenho duas agendas neste momento, começo o ano a usá-las com grande alegria mas entretanto esqueço-me delas (tenho uma boa organização mental e, por isso, descuido-me nesse aspeto). No entanto, após ver este post deu-me vontade de lhes dar realmente uso e deixá-las bonitinhas! :D
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  9. Ai que delicia de agenda. Eu não consigo ser assim tão organizadinha por isso usa a do telemóvel e o Wunderlist para as coisas mais fúteis ^^

    ResponderEliminar
  10. Para o próximo adopto esta forma. Para este ano já tenho uma :)

    ResponderEliminar
  11. Engraçado como somos todos diferentes e o mundo assim não tomba :)
    Eu sou ao contrário... Como faço anos em Setembro o ano para mim começa em Setembro e não em Janeiro... Daí que a minha agenda seja de Setembro a Agosto. :) Uma coisa curiosa, também gosto de espaço na agenda. Só utilizo daquelas que têm 1 dia por página :)
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  12. A tua agenda é super fofa e as dicas de organização são excelentes.

    ResponderEliminar
  13. Já agora qual é a marca?
    Adorei as decorações.

    ResponderEliminar
  14. Ando louca à procura de uma agenda e lembrei me que tinhas uma muito gira e vim procurar! Qual é a marca?

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)