domingo, 4 de janeiro de 2015

PASSAPORTE || Artistas retratando artistas


Uma das coisas que mais gosto nos museus é de ver os estudantes de arte lá, a fazer os esboços ou pinturas. Acho que é uma grande cortesia dos museus permitirem que os estudantes tragam os seus estojos e tintas e façam arte.

Confesso que a forma como fico a olhar para os esboços é um pouco atrevida, no sentido de não conseguir desviar o olhar, mesmo que isso signifique que o "artista" me vai apanhar a olhar assolapadamente para o seu esboço mas a maior parte deles até nem liga ou, os mais simpáticos, deixam-me sentar ao lado para ver. A maior sorte que tive foi em Londres quando conheci um estudante de arquitectura que estava a fazer uns esboços de um escultura e além de desenhar e deixar-me "cuscar" o desenho, ainda conversava comigo.

Acho apenas fascinante porque eles têm um talento que eu não tenho nem longe e, enquanto eu tiro umas 300 fotos tortas para uma obra de arte fabulosa que está pregada à parede, eles fazem o esboço ou a pintura e levam uma réplica gratuita para casa.

Sortudos. Acho estas pessoas apaixonantes.

6 comentários:

  1. As pessoas que têm talento para o desenho, a escultura, a música e etc (arte, em geral) fascinam-me exactamente porque fazem "tanto com tão pouco" e conseguem dar origem a peças absolutamente fabulosas que eu não saberia sequer começar :)

    ResponderEliminar
  2. Também aprecio bastante esse tipo de coisas. Só me "irrita" o facto daquilo que eles fazem parecer tão natural e fácil de fazer. Tenho a sorte de ter dois artistas em casa, mas nem a convivência diária me ajuda a desenvolver as minhas capacidades de desenho (que não existem, nem nunca irão existir). :)

    ResponderEliminar
  3. Também gosto muito. Talvez também por ser uma arte para a qual não tenho jeito nenhum. x)
    É incrível os relevos, sombras etc e tal que eles conseguem replicar.

    ResponderEliminar
  4. Se achas engraçado ver, imagina para nós que estamos a desenhar, sentirmos que alguém está a colar nos nossos desenhos xp Conheço pessoas que ficam um pouco intimidadas, mas eu acho imensa graça e não me importo nada que me observem enquanto desenho. Também já tive muito boas conversas com pessoas desconhecidas que começaram precisamente porque as pessoas me espreitavam por cima do ombro :)

    ResponderEliminar
  5. Aprecio bastante e divirto-me imenso a observá-los! Às vezes fico mesmo colada e quando me apercebo até me sinto mal..

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)